Monday, April 03, 2006

Fronteiras Digitais

Como será a sociedade da informação daqui a vinte anos? Quais serão seus impactos na cidadania, na cultura e nas formas do nosso cotidiano? Para discutir esses temas de fronteira que ocorrerá o evento Fronteiras Digitais. Veja a programação:

LOCAL:

Auditório do MAC

Prédio da Bienal – Parque do Ibirapuera

São Paulo – SP

Dias:

06, 07 e 08 de Abril de 2006



PROGRAMAÇÃO


1º dia: 06 de abril de 2006 – quinta-feira

Redes: As tribos no mundo digital
O homem é um bicho tribal. Sempre formou e viveu em redes. Toda sociedade e toda cultura são formadas por redes: redes sociais, técnicas, simbólicas, imaginárias, religiosas. Como é que o digital potencializa esta realidade humana? Redes locais e redes descentralizadas. Tecnologia para o social.

Palestrante: Célio Turino – MinC

Comentarista: Luiz Araújo – Ponto de Cultura Terreiro Cultural

Provocador: Cláudio Prado – IPTI

Horário: 14h30

Educação (A educação na era digital)
As novas tecnologias da informação e comunicação (TICS) têm um enorme potencial para aumentar os capitais: intelectual, social, político e cultural de uma determinada comunidade. As TICS podem dinamizar o processo de aprendizagem, ajudar a repensar o currículo, proporcionar formas coletivas e colaborativas de aprendizagem. Trata-se de compreender as experiências e os desafios atuais da relação entre a cultura digital e a educação no país, apontando perspectivas.

Palestrante: Nelson Pretto – UFBA

Comentarista: Saulo Faria Almeida Barretto – IPTI

Provocador: Cláudio Prado – IPTI

Horário: 17h00


2º dia: 07 de abril de 2006 – sexta-feira


NODE.London
Apresentação do NODE.London, que é um projeto que visa criar uma infraestrutura para amplificar a visibilidade das atividades em arte multimídia em Londres, Inglaterra.

Palestrante: Tim Jones – UFBA

Horário: 10h00


Inclusão e Cidadania (Cidadania Digital)
A realidade digital aponta para a possibilidade de uma cidadania digital. Os telecentros em software livre como interface cultural e social. O uso pleno da internet. As possibilidades de uma tecnologia da inclusão cultural, social e econômica. E-Gov e desenvolvimento local. E-Gov e cultura. Por uma política pública de banda larga. Orçamento participativo

Palestrante: Sérgio Amadeu – Faculdade de Comunicação Casper Líbero

Comentarista: Ladislau Dowbor

Provocador: Cláudio Prado – IPTI

Horário: 14h30


Cultura é Remix
Discutir as formas de como as tecnologias digitais incidem, potencializam, modificam e refletem o mundo da arte e da cultura. Trata-se de buscar entender como o ciberespaço, o remoto, o virtual, o on-line, o upload, o download, a interatividade, as ferramentas livres de compartilhamento e de distribuição podem incindir e potencializar a criatividade artística, cultural, social e política.

Palestrante: André Lemos – UFBA

Comentarista: Ivani Santana – UFBA

Provocador: Cláudio Prado – IPTI

Horário: 17h00



3º dia: 08 de abril de 2006 – sábado


Pirataria ou Conhecimento Livre?
O Digital pode ser visto essencialmente como ferramental da pirataria ou como fantástico meio de democratizar os acessos. Esta é talvez a mais pungente discussão nesse começo de século. O copyright, que foi o motor do desenvolvimento da Era Industrial e do Consumo, se transforma, à luz das possibilidades de distribuição digital, no impedimento do desenvolvimento da Era Digital. Quais são os limites legítimos do direito público e universal ao conhecimento e dos direitos do produtor intelectual? Quais as novas formas de gestão da propriedade intelectual? Qual é o papel da Gravadora e da Editora na Era Digital?

Palestrante: Ronaldo Lemos – IPTI

Comentarista: André Szjaman – Trama

Provocador: Cláudio Prado – IPTI

Horário: 14h30


Mesa Redonda – Estúdio Multimídia nos Pontos De Cultura – Célula Revolucionária do Século 21.
O Estúdio multimídia em software livre conectado por banda larga é uma célula revolucionária do século 21 que permite o uso pleno da interatividade da Internet. O centro do mundo não é mais geográfico, O centro do mundo no século 21 é o ciberespaço. O uso pleno da banda larga permite a valorização e a fixação da cultura local, oxigenando indivíduos e coletivos, estabelecendo horizontes até então impossíveis. Como implantar esta célula? Como gerar autonomia tecnológica? Qual o papel do governo? Cultura e contracultura. O estúdio multimídia como embrião de radio digital local. Quais são os horizontes financeiros e econômicos possíveis?

Participantes: Gilberto Gil, Palestrantes, Comentaristas, Convidados e Público em geral.

Horário: 17h00