Thursday, January 18, 2007

IMPRESSIONANTE...


Fomos de barco em direção ao Glaciar.

Imagine...


É indescritível!

O Glaciar Perito Moreno


A paisagem mais impressionante que eu já vi!

Estreito de Magalhães


Para chegar até Ushuaia de carro é preciso atravessar o Estreito de Magalhães. Uma balsa de ferro imensa nos conduziu pelo Estreito. Na ida o mar estava embalado por ventos muito fortes. A balsa tinha dificuldade de avançar. As ondas eram grandes. Na volta da Terra do Fogo, sem vento podemos ver até golfinhos que disputam corrida com a embarcação. O mar estava calmo e a balsa atravessou com mais rapidez. O tempo dita as regras como em nehum outro lugar.

Uma esquina de Ushuaia


Você vira a esquina e dá de cara com montanhas cobertas de neve.

Cabañas de la Bahia - Ushuaia


Graças ao Oscar, amigo da Mariana que mora em Ushuaia, conhecemos os Eduardo, dono das Cabañas de la Bahia. Ficamos nessa aí. Eram sensacionais.

O trem do fim do mundo


A tripulação reunida: Irineu, Mariel, Mariana e eu. Esperávamos na estação de Ushuaia o trem que levava os presos para cortar madeira nas montanhas.

USHUMÓVEL em USHUAIA


Irineu Perpétuo denominou o valente veículo que nos levou até o fim do mundo de Ushumóvel. Trata-se de uma Nissan Frontier 4x4. Sensacional. Viajou 14 mil Km.

Tierra del Fuego


Enquanto navegávamos pelo Canal de Beagle, descobri que os primeiros habitantes daquela enorme Ilha navegavam pelo canal conduzindo o fogo em suas canoas, em pequenos fogareiros. O nome Terra do Fogo teria vindo daí.

Canal de Beagle cortando a Terra do Fogo


O vento estava forte, mas mesmo assim resolvemos navegar pelo Canal de Beagle. A paisagem é fantástica. As enormes montanhas ficam nas costas de Ushuaia. De lá podemos ver o início da cordilheira andina e os picos chilenos.

Ushuaia: fin del mundo


Chegamos em Ushuaia em um dia de muito vento. Esta foto mostra a bahia de Ushuaia e sua pequena cidade.

Sunday, January 07, 2007

FIM DO MUNDO: Cheguei a USHUAIA!


No dia 5 de janeiro, depois de viajar 3100 Km de Buenos Aires, pela Ruta 3 da Argentina, cheguei a cidade mais austral do mundo. Sim, estou escrevendo da Isla del Fuego, de Ushuaia.

Há muito tempo pensava vir para cá. Tentei uma vez e nao consegui. Dessa vez, Irineu Perpetuo, Mariel Zasso e Mariana Lettis e eu chegamos por terra. O valente Ushumóvel, uma Nissan Frontier, nos trouxe até aqui. Atravessamos o Estreito de Magalhaes (assustador) em uma barca de ferro. Passamos pela morosa e irritante fronteira Chilena (duas vezes). Chegamos a uma regiao impressionante. Depois pegamos um barco e fomos navegar no Canal de Beagle. Os ventos estavam fortes e isto, dizia o Capitao da embarcaçao, nao era comum na Bahia de Ushuaia, mas era comum no Cabo de Hornos. Ondas de quinze metros. Fiquei pensando como os portugueses e espanhóis chegaram até aqui e circundaram o mundo. Impressionante.

Bom, a conexao aqui é muito lenta e o teclado nao ten todos os caracteres usados em nossa língua. Depois farei um relato completo. Viva Ushuaia! O começo do fim do mundo! Cheguei. Ufa! Viva!