Wednesday, December 10, 2008

PRIMEIRO ROBÔ LIVRE DO PLANETA SERÁ LANÇADO NO CAMPUS PARTY 2009


A equipe coordenada pelo Prof. Alexandre da Silva Simões (UNESP) resolveu seguir a idéia da Esther Luna Colombini (ITA) e começar a construir o primeiro projeto colaborativo de construção de um robô livre. Ele será apresentado no Campus Party pelo Alexandre, Esther e pelo Marcelo Nicoletti Franchin (UNESP) e Jackson Paul Matsuura (ITA).

A idéia é seguir a lógica colaborativa do movimento do software livre. No Campus Party Brasil 2009, o pessoal lançará a versão 1.0 do robô. A arquitetura do hardware e seus softwares serão abertos, sendo disponibilizados na rede para que possam ser aprimoradas pela comunidade de colaboradores. O robô será um humanóide e seu design também será melhorado pelos colaboradores.

Provavelmente, na quarta, dia 21 de janeiro, no palco principal do Campus Party será apresentado o modelo de desenvolvimento do robô, na palestra-demonstração PROJETO ROBÔ LIVRE: COLABORAÇÃO SEM LIMITES. Imperdível.

9 comments:

Bruno Guerrero said...

Legal! Só assim pra conseguir realmente chegar perto da perfeição...

ps: boas férias, professor! (se você realmente tiver alguma)

Antonio said...

Esse negocio de coisa livre no BR.não funcionaOlá lhe coloquei no meu blog.

Anonymous said...

Antonio
A colaboração é o que salva o Brasil. O que não funciona aqui são as práticas proprietárias. Temos o maior número relativo de participantes de redes sociais. O robô livre será um sucesso.
Adalberto

AL Leph said...

Não baste ter desenvolvimento colaborativo para garantir o sucesso; porém este já é um começo.

Muito legal esta notícia.

Mauricio said...

Irado !

Estarei lá !!

Anonymous said...

Olá Sérgio,

Essa informação de "Primeiro robô livre do planeta" não está correta. O Danilo César já desenvolve trabalhos desse tipo há alguns anos (desde 2001), inclusive organizando várias olimpíadas de robótica livre (por exemplo no CESoL e no Latinoware).

Portanto, trabalhos com robótica livre já estão sendo desenvolvidos há muito tempo por ele. Sendo tanto o hardware quanto o software totalmente livres. Inclusive ele monta o hardware a partir de sucatas de informática, como restos de impressoras e controladoras de disquete.

Para maiores informações, por favor, dê uma olhada no sítio que ele mantém (junto com a comunidade):

http://www.roboticalivre.org/portal/

Um abraço e até mais.

Robert Maia said...

O trabalho do Danilo é interessante, e talvez diferente do ponto de vista de objetivo do trabalho do Alexandre. Além de robótica livre, que ele vem fazendo desde a época do CEFET-MG (2001, e que por coincidência foi a mesma época que fui estagiário da PRODABEL/SMED onde ele trabalha e onde o conheci), o projeto do Danilo contempla os projetos educacionais mais carentes, uma vez que utiliza-se de sucatas para construir os artefatos, aguçando nos alunos o estudo de matérias até não muito populares como matemática e física, e num momento posterior outras matérias, até mesmo arte, uma vez que é necessário boa dose de criatividade para se deixar um robô feito de sucata com um aspecto plástico que não lembre que é um amontoado de sucata.

Ao se dizer que será apresentado o primeiro robô livre, temos que pensar que a concepção de robótica é diferente em cada pessoa.

Enfim, são trabalhos interessantes que, se explorados podem render belos resultados educacionais.

MG Projetos said...
This comment has been removed by the author.
MG Projetos said...

Olá. Sou um divulgador da robótica educacional para crianças e jovens de ensino fundamental 1, 2 e ensino médio. Visite meu site,
www.grandeideiaestudio.com.br
faça o download gratuito da apostila de robótica e dê uma passadinha em nosso blog:
guiarobotica.blogspot.com