Friday, January 02, 2009

UNTRACEABLE ? FILME EXAGERA A DIMENSÃO DO CIBERCRIME...


O filme Untraceable (traduzido com "Sem Vestígio") é um thriller policial sobre a Internet. Bastante ambíguo, o filme mostra uma divisão do FBI encarregada de policiar o ciberespaço. A rede é apresentada como um ambiente inóspito. O roteiro dá a entender que a Internet transforma pessoas e instiga instintos agressivos e desumanos. Untraceable trata de uma perseguição de um criminoso que convida os internautas a ajudarem a matar suas vítimas "em tempo real". No filme, o streaming do criminoso não pode ser rastreado. Quantos mais internautas visitarem o site "killwithme" (mate comigo), mais rapidamente suas vítimas são assassinadas. No final, a polícia descobre a verdadeira identidade do criminoso, não pela perseguição do IP, mas por um trabalho de intelgência que envolve dicas deixadas por um policial que é morto "on-line".

Interessante é observar que a comunicação descentralizada não pode ser considerada criminosa como alguns querem. O filme tem uma relação contraditória com isto, pois em várias passagens ora a "neutralidade da rede" é atacada, ora "a rede wireless aberta" é considerada um grande risco. Para alguns, o filme irá reforçar a idéia de que a Internet é uma rede inaceitável por abrigar criminosos, loucos, psicóticos e pedófilos. Para outros, fica evidente que a Internet apenas é um veículo de comunicação horizontal que aproxima as pessoas, superando a territorialidade. Criminosos existem na sociedade. Assim como andam nas ruas, andarão pelo ciberespaço. A rede dá visibilidade aos comportamentos desviantes que a sociedade considera como prática inaceitável. Retirar da sociedade a possibilidade de comunicação distribuída, completamente sem centro, não parece que nos aliviará do comportamento criminoso, nem eliminará a fonte dos psicóticos.

No site do filme Untraceable exite uma entrevista com um ex-agente especial do FBI, expert em cibercrimes, que fala sobre crimes na Internet. provavelmente foi o consultor do filme. Vale a pena observar como responde as perguntas que a produção do filme estruturou como um FAQ. Também é interessante observar o Game que reproduz a tela dos policiais do filme e o diálogo em um chat com o criminoso.

16 comments:

BLOG DO MONTA said...

Grande Sérgio:
Tudo bem? Li seus comentários sobre "Untraceable". Legal. Boa ponderação. Parabéns. Abraços

Anonymous said...

Amigo Sérgio.

O cinema é hoje em dia a maior arte de expressão do imperialismo norte-americano e do capitalismo coporativista/imperialista. Além de suas ideologias, neuras e objetivos.

Obviamente, seria muita inocência presumir que eles não usariam da "arma" que detêm (a maior delas, a informação ou a "formação" de mentes alheias), o cinema como fonte de entretenimento e informação, para manipular a mente das pessoas, fazer lavagem cerebral mesmo! Sempre fizeram isso (vide os filmes sobre o tema das guerras imperialistas, do Vietnã, da 2ª Guerra, do Iraque, SEMPRE se pousam de defensores do mundo, da justiça, da verdade, dos valores de Deus, da paz, do certo, da liberdade - quando a verdade é BEM distante das palavras e das ideologias pregadas nos filmes).

Vcs ACHA que sinceramente eles abdicariam de sua maior arma de CONTROLE CEREBRAL EM MASSA (lavagem cerebral, "doutrinação", acertivação de ideologias), de empregnação mundial, o cinema ?

Óbvio que os autores que são responsáveis pelos scripts, mas (AINDA MAIS sendo produto de uma "major" de cinema, um monopólio) a estes são encomendados tais scripts. É RARO vc ver (principalmente no "mainstream") filmes que auto criticam o american way of life, o capitalismo ou qq outra coisa ligada ao status quo do sistema e ao imperialismo.

ÓBVIO que eles vão vender seu "peixe". E vão vender até porque INTERESSA ás estas corporações - do cnema inclusive - o CONTROLE SOCIAL E CRIMINAL (misturando políticas criminais com sociais, para melhor engedrarem a opressão e o super controle, gerando o fascismo estatal) das pessoas pelo mundo! Vão vender porque estas corporações (cinema, inclusive) estão MUITO preocupadas com a internet. Mas restritamente no tocante aos downloads "não autorizados". É ÓBVIO que vão tentar desmoralizar a internet, para facilitar sua criminalização. isso é um jogo que começou tem mais de 10 anos. Mais filmes virão.

Antes de ser um universo interessante á novos filmes, e puramente entretenimento e uma fonte á mais para seus pífios roteiros, é na verdade, conforme já disse, uma ferramente extraordinárias para passar sua mensagem CONTRA o inimigo, a internet (inimigo de muitas corporações), pelos downloads ("pirataria").

Os socialistas chamam isso de "think tanks" - 'tanques de pensamento', que vendam ideologias favoráveis ao controle e aos interesses do imperialismo. Formado por pessoas e empresas.


Abraços.

Anonymous said...

Site de Encontros para Gordinhos
Um casal indiano criou um site de relacionamentos destinados aos 'cheinhos'.
Tendo em vista a ditadura do corpo perfeito, em especial com as mulheres, o que vcs acharam da idéia?
Eu particularmente achei meio excludente.

Opinem....
Pra quem quiser comprovar: http://www.overweightshaadi.com/login/index.php

http://br.tecnologia.yahoo.com/article/30122008/5/noticias-tecnologia-website-serve-cupido-aos.html
Website serve como cupido aos rechonchudos na Índia
Ter, 30 Dez - 12h11
Por Sujith Nair
NOVA DELHI (Reuters) - Um site indiano promete encontrar romances de tamanho reforçado para os homens e mulheres obesos do país, no qual as pessoas mais robustas muitas vezes enfrentam dificuldade para encontrar parceiros românticos.
A obesidade, no passado considerada fenômeno essencialmente ocidental, está rapidamente se tornando um problema sério de saúde nos países em rápido desenvolvimento como a Índia e a China, onde a prosperidade vem alterando estilos de vida.
Mas os fundadores do site www.overweightshaadi.com afirmam que uns quilinhos a mais não deveriam servir de obstáculo à busca do par perfeito.
"Não creio que seja certo perder peso simplesmente para conseguir casar", disse Aditi Gupta, fundador do site criado em outubro.
Gupta e a irmã, Megha Singhal, decidiram criar o serviço depois de verem seus primos e amigos sofrendo pressão para que perdessem peso.
A mídia indiana e Bollywood têm sido constantemente criticados por promoverem a idéia de que o porte esbelto e magro é o ideal de beleza.
(Texto de Tony Tharakan)

Anonymous said...

Este filme deve passar na CPI da pedofilia para concientizar os cidadaos e os parlamentares, e para provar como nossas crianças estao perdidas e desamparadas! Dai criam leis com base nestes tipos de argumentos.

Anonymous said...

Pode parecer loucura, mas as vezes dá saudade da ditadura. Hoje todos estão acomodados demais e não existe mais a busca pelos próprios direitos. Ficam todos achatando seus traseiros na cadeira e refrescando com o ar condicionado.

Como não poderia deixar de ser, os poderes "dos poderes" vão fazer o mesmo grampeando Deus e o mundo e sem nem precisar de motivos.

Foi bem dito acima. Vão passar o filme em alguma sessão extraordinária no congresso numa nova versão do Cinema Paradiso. Azeredo será o lanterninha.

Anonymous said...

Concordo plenamente com o comentário acima.

O q está acontecendo hj em dia é pior do q aconteceu na época do "AI 5", pq na época do "AI 5" o povo sabia o q estava acontecendo, pq toda a liberdade foi cassada de uma vez só e hj em dia eles estão cassando de pouquinho em pouquinho e com isso a grande maioria acaba ñ percebendo...

ACORDA BRASIL!!!

Anonymous said...

Com a Constituinte de 88 muitos ignorantes conseguem chegaram ao senado, ao contrario dos militares que deram um golpe, ou seja, ainda estamos numa merda, numa merda menor mas estamos...

Marcelo Salgado said...

Ainda preciso assistir a esse filme. Claro, fiquei mais curioso ainda a respeito dele, agora. Quanto a esses exageros pirotécnicos do cinema, bem, o jeito é mesmo só não perdermos a consciência a respeito disso e usar e refletir sobre apenas o que ali interessa.

Obrigado pelo post, Sérgio. Ótimo início de ano pra ti! Abraços.

Anonymous said...

Pimenta no dos outros é refresco 1:
STF compra 55 telefones à prova de interceptação
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL946130-5601,00.html

Pimenta no dos outros é refresco 2:
Polícia prende integrantes de esquema ilegal de venda de escutas telefônicas
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL946285-5605,00.html

Teve um deputado que reclamou do grampo. Não sei porquê! Querem guardar a chave da casa embaixo do tapete e esperam que ninguém descubra.

Anonymous said...

Conclusão: Eles podem ficar de olho nas nossas vidas, + a gente ñ pode ficar de olho na vida deles...

Anonymous said...

"STF compra 55 telefones à prova de interceptação"

A pergunta que fica eh: Será que o vendedor informou a galera do STF que um telefone criptografado deste só funciona com outro também criptografado e que mesmo assim nem eh tão seguro?

Eu acho que além de ter jogado nosso dinheiro fora, sinal de fumaça seria bem mais seguro e barato.

Naurelita Maia said...

Querido amigo.
Sempre acompanho este blog e aprendo muito contigo.
Por isso, compartilho contigo o Prêmio Dardos, um honroso e singelo prêmio.
Passa lá no blog para pegar, tá?
Enquanto alguns fazem um siberespaço de violência e crime, nós vamos tentando promover a paz!
Sucesso e um forte abraço.

Blog do Pena said...

Parábens pelo texto em primeiro lugar, ainda não assisti o filme mas o farei em breve.
A internet criou um espaço onde o ser humano consegue criar personalidades diversar com maior facilidade do que faria em uma vida exclusivamente "material".
Mas também ajudou a massificar cultura e conhecimento. Que acredito ser o maior dos benefícios da Internet. Até.

Seu Xico said...

Para quem ainda não leu...

... And the Oscar go to: Mr. Azeredo

http://www.softwarelivre.org/news/11973

Seria melhor começar pela novela malhação. rsrs

Fabiana Mello said...

Sério, professor,
Adorei seu blog.
Um bj.

Anonymous said...

Temos que banir o Azeredo da política. Ja esta provado que ele é mais um incompetente.