Wednesday, July 18, 2007

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO SOBRE A COMUNIDADE GNOME É APROVADA COM DISTINÇÃO.

Vicente Macedo Aguiar foi aprovado com distinção pela banca de mestrado que analisou sua dissertação denominada OS ARGONAUTAS DA INTERNET:UMA ANÁLISE NETNOGRÁFICA SOBRE A COMUNIDADE ON-LINE DE SOFTWARE LIVRE DO PROJETO GNOME À LUZ DA TEORIA DA DÁDIVA. Vicente agora é mestre pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia.
Sua pesquisa buscou demonstrar uma nova expresão da dádiva moderna que é o modelo de desenvolvimento colaborativo entre pares (peer production) que se realiza por um engajamento não-contratual, nem por isso rigoroso, que é típico da comunidade de software livre. Tive a grande felicidade de ser um dos membros de sua banca, composta também de seu orientador o Prof. Dr. Genauto França Filho e pela Profa Dra Ruthy Nadia Laniado. Trata-se de um trabalho primoroso e merece ser lido por acadêmicos, ativistas ou por amantes da ciência.
Vicente me disse que iria colocar uma versão sem revisão de sua dissertação, ainda hoje na web. Prometeu e entregou, aí vai o link da dissertação.

.

1 comment:

Anonymous said...

Oi prof. Sergio.
O link q indicou para a dissertação não está funcionando... Poderia indicar outro (ou o e-mail do autor, se possível?)? Meu e-mail é rrecriss@yahoo.com.br. Grata.