Monday, December 17, 2007

ORCA: SOFTWARE LIVRE PARA A INCLUSÃO DOS CEGOS.




Tiago M. C., nascido as 04:30h do dia 18/07/1985, em Salvador, me enviou a mensagem abaixo. Tiago nasceu com Retinose Pigmentar e ficou cego. Atualmente integra o projeto Orca, leitor de tela, em software livre, para pessoas de pouca ou nenhuma visão.


LINUX E OS CEGOS

"Cada vez mais os programas e sistemas operacionais Fonte Aberta (Open Source) vem conquistando as pessoas de todo o mundo, empresas, escolas etc, e como não poderia ser esquecido, também vem a conquistar os Deficientes Visuais.
O Linux, o sistema operacional Fonte Aberta mais difundido entre usuários doméstico, possui implementações que visa a acessibilidade dos Cegos em geral, havendo projetos, comunidades interessada em melhorar o acesso ao computador através do Linux por Cegos e algumas Distribuições Linux.

Uma Distribuição Linux, é organizada para uma determinada aplicação ou uma classe de usuários, com aplicativos voltados para os mesmos, organizado desde um Disquete, um CD a 10 CDs ou mais por exemplo, DVD e etc.

Apresento então, três Distribuições Linux que oferece suporte para os Cegos Brasileiros.

A primeira é o Linvox sendo baseada no Kurumin Linux, com o WINE instalado e o Sistema DOSVOX, desenvolvido pelo NCE/UFRJ.

A segunda Distribuição Linux, é o Oralux mantida por uma comunidade de usuários de vários países.

A terceira distribuição Linux, é o Ubuntu Linux conhecido em todo o mundo, além de ter vários aplicativos, possui ferramentas de acessibilidade que permite a utilização pelos deficientes!

O Linvox foi quem abriu o caminho, tornou possível a utilização maciça do GNU/Linux no Brasil pelos cegos; o Oralux foi uma distribuição menos utilizada pelos cegos brasileiros; o Ubuntu vem ganhando espaço entre os cegos brasileiros, dando a possibilidade de utilizar o ambiente gráfico com o leitor de tela Gnome-Orca, atraiu diversos cegos para a utilização desse sistema."


What is Orca?

Orca is a flexible, extensible, and powerful assistive technology for people with visual impairments. Using various combinations of speech synthesis, braille, and magnification, Orca helps provide access to applications and toolkits that support the AT-SPI (e.g., the GNOME desktop). Orca is also free open source software.

4 comments:

Anonymous said...

Não conhecia esse projeto. Achei bastante interessante. Tenho conhecidos que têm deficiência visual e estou prestes a começar meu trabalho final de graduação na faculdade.

Onde eu posso encontrar mais detalhes sobre esse projeto ??

Obrigado.

Marco said...
This comment has been removed by the author.
Marco said...

Fico felixz em ajudar a expor a mentira que se esconde no acordo da Prefeitura de São Paulo com a Microsoft, multinacional que atua no país como se algo produzisse ou alguém empregasse por aqui (quero discutir isso pessoalmente com você. Com GPG, por favor).
Também recomendo outro artigo:
Como Um cego pode instalar a Distribuição Ubuntu
E outro:
Conceitos Básicos sobre Linux e Acessibilidade.
Gnome + Ubuntu + Orca.
Da Bengala Legal.

dnoway said...

Olá Sérgio!
Vale lembrar que o Tiago M. Casal passou a realizar a tradução do Orca, ajudando os demais usuários a ter o programa em português brasileiro.