Saturday, December 22, 2007

O FUTURO É LIVRE.


Esta foto foi tirada pela Alexsandra Bentemuller no Sesc Pompéia. Lá vários grupos de pessoas da terceira idade aprendem a usar GNU/Linux. ALexsandra foi minha orientanda na pós-graduação da Cásper Líbero. Sua pesquisa apontou "A nova face da velhice: a relação da terceira idade com o computador e a internet. Aprendi muito com este trabalho que mudou bastante minha concepção sobre o aprendizado e sobre a capacidade de sonhar e projetar um mundo melhor.

O futuro é livre!

Tuesday, December 18, 2007

SOFTWARE ABERTO ULTRAPASSA 1 MILHÃO E SETECENTOS MIL DESENVOLVEDORES SOMENTE NO SOURCE FORGE


As práticas colaborativas continuam a crescer intensamente. Em 2002, no mês de outubro, apenas em um site-repositório de software aberto, o source forge, podíamos contar um pouco mais de 49 mil projetos e 500 mil desenvolvedores. Cinco anos depois, no mesmo site temos 164 mil projetos de código-fonte aberto e 1.751.725 desenvolvedores. O crescimento do número de desenvolvedores superou 240%. Os projetos cresceram mais de 230%.

Só para lembrar: o GNU/Linux é apenas um desses projetos.

Monday, December 17, 2007

ORCA: SOFTWARE LIVRE PARA A INCLUSÃO DOS CEGOS.




Tiago M. C., nascido as 04:30h do dia 18/07/1985, em Salvador, me enviou a mensagem abaixo. Tiago nasceu com Retinose Pigmentar e ficou cego. Atualmente integra o projeto Orca, leitor de tela, em software livre, para pessoas de pouca ou nenhuma visão.


LINUX E OS CEGOS

"Cada vez mais os programas e sistemas operacionais Fonte Aberta (Open Source) vem conquistando as pessoas de todo o mundo, empresas, escolas etc, e como não poderia ser esquecido, também vem a conquistar os Deficientes Visuais.
O Linux, o sistema operacional Fonte Aberta mais difundido entre usuários doméstico, possui implementações que visa a acessibilidade dos Cegos em geral, havendo projetos, comunidades interessada em melhorar o acesso ao computador através do Linux por Cegos e algumas Distribuições Linux.

Uma Distribuição Linux, é organizada para uma determinada aplicação ou uma classe de usuários, com aplicativos voltados para os mesmos, organizado desde um Disquete, um CD a 10 CDs ou mais por exemplo, DVD e etc.

Apresento então, três Distribuições Linux que oferece suporte para os Cegos Brasileiros.

A primeira é o Linvox sendo baseada no Kurumin Linux, com o WINE instalado e o Sistema DOSVOX, desenvolvido pelo NCE/UFRJ.

A segunda Distribuição Linux, é o Oralux mantida por uma comunidade de usuários de vários países.

A terceira distribuição Linux, é o Ubuntu Linux conhecido em todo o mundo, além de ter vários aplicativos, possui ferramentas de acessibilidade que permite a utilização pelos deficientes!

O Linvox foi quem abriu o caminho, tornou possível a utilização maciça do GNU/Linux no Brasil pelos cegos; o Oralux foi uma distribuição menos utilizada pelos cegos brasileiros; o Ubuntu vem ganhando espaço entre os cegos brasileiros, dando a possibilidade de utilizar o ambiente gráfico com o leitor de tela Gnome-Orca, atraiu diversos cegos para a utilização desse sistema."


What is Orca?

Orca is a flexible, extensible, and powerful assistive technology for people with visual impairments. Using various combinations of speech synthesis, braille, and magnification, Orca helps provide access to applications and toolkits that support the AT-SPI (e.g., the GNOME desktop). Orca is also free open source software.

RADAR DA CULTURA É UM SUCESSO!


Eu, o Tom Zé e o André Avório no lançamento do Radar, plataforma de convergência da Rádio Cultura. Sensacional. Confira RADAR.

Tuesday, December 11, 2007

TELECENTROS DE SP: DEBATE MOSTRA SUPERIORIDADE DO SOFTWARE LIVRE...


O Movimento Nossa São Paulo promoveu, ONTEM, dia 10 de dezembro, um debate sobre o uso de Software Livre nos Telecentros de São Paulo. Em outubro, a Prefeitura Municipal e a Microsoft assinaram um protocolo de intenções. O protocolo mais parece uma peça de marketing para o monopólio mundial de software divulgar que conseguirá retirar o GNU/Linux dos telecentros.

O debate foi coordenado por Odilon Guedes e contou com a participação de Waldemar Junqueira Ferreira Neto, Coordenador Geral de Inclusão Digital da Prefeitura, e eu que fui responsável pela implantação do software livre nos Telecentros de São Paulo.

Waldemar Ferreira disse que não iria colocar windows nos telecentros. Falou que pensava colocar uma máquina com dual boot para poder utilizar um software proprietário para deficientes visuais. Disse que era democrático dar mais de uma opção aos usuários.

Alertei que a micro$oft sempre tentou retirar o software livre dos telecentros de São Paulo que atendem mais de 400 mil pessoas na periferia da maior cidade do país. Os telecentros funcionam desde 2001 com GNU/Linux, OpenOffice e Gnome, entre outros softwares livres. É a maior rede municipal de inclusão digital da América Latina. Quando estava implantando o software livre na rede, o monopólio disse que não iria funcionar, que as pessoas perderiam oportunidades de emprego e outras afirmações intimidatórias. Nada disso aconteceu. Várias vezes enquanto a rede windows da prefeitura caia, a rede dos telecentros continuava funcionando. Mais estável, mais barata, mais segura. Depois de sete anos, os telecentros mostram a força do software livre. Sensacional.

Falei para o Waldemar que esta história do windows garantir empregabilidade é papo furado. Hj em SP existem milhares de usuários avançados de micro$oft que estão desempregadas. Empregos existem para quem sabe tecnologias abertas, PHP, Java, Python, Perl, adminstração de redes Linux. Os empregos estão no mundo das tecnologias estáveis porque as empresas estão caminhando para as soluções abertas e livres. Outra coisa: muitos jovens talentosos da periferia, aprenderam a mexer e remexer no GNU/Linux e outros softwares livres porque tiveram acesso ao seu código-fonte aberto. Hojhe estão muito bem empregados. Sofware livre ajuda a desenvolver pesoas autonomas.

Entre outras coisas, disse ao Waldemar que era um absurdo falar em fazer um centro de reciclagem e recondicionamento de computadores com a micro$oft. Onde já se viu colocar o Windows Vista para rodar em máquinas recicladas! Piada. O Vista não roda em máquinas de última geração. Ele precisa de mais de 2 Gbs. Bom, chegou uma hora, o Waldemar disse que o Vista não poderia jamais ser colocado para manter o esquema que montei na Prefeitura (um servidor e 20 máquinas sem HD), pois teria que comprar vinte estações muito caras.

Um programador da platéia foi ao microfone e perguntou: "alguém aqui tem dúvida sobre a superioridade técnica do software livre nos telecentros em relação ao windows?" Os técnicos da prefeitura que lá estavam e o próprio Waldemar disseram de pronto que NÃO.

Ah! Quando comecei a falar disse que colocar dual boot além de não ser democrático era desnecessário, instável e visava apenas pagar licenças para a micro$oft. Deixei bem claro que quem garante democracia em SP é a rede GNU/Linux dos telecentros. Ela dá opções aos cidadãos. Mostrei que o "papinho da livre escolha" que a micro$oft divulga é uma falácia. Onde existe monopólio não há liberdade de escolha. O poder púbico usando GNU/Linux começa a quebrar este processo monopolizador e de aprisionamento dos usuários.

Uma confissão: na verdade eu uso dual boot... uso GNU/Linux e FreeBSD.

Saturday, December 08, 2007

PRATAS DA CASA ...


Encontrei em uma coletânea de crônicas (Boa Companhia, organizada pelo Humberto Werneck) um texto do Antonio Prata chamado "Bar ruim é lindo, bicho". É de morrer de rir, não sem criar uma estranha sensação. É uma crítica cômica e, por isso, profunda. Depois li uma crônica do pai do Antonio, o Mário. Que coisa! O Mário Prata joga com as palavras como um craque fazendo embaixadas, mas em nenhum momento dá a impressão que a bola vai cair. Os toques são leves, seguros, instigantes. Bom, resolvi compartilhar dois trechos pequeninos das crônicas dos Prata, pai e filho. Vou começar pelo filho:

"Eu sou meio intelectual, meio de esquerda, por isso frequento bares meio ruins. Não sei se você sabe, mas nós, meio intelectuais, meio de esquerda, nos julgamos a vanguarda do proletariado, há mais de cento e cinquenta anos. (Deve ter alguma coisa errada com uma vanguarda de mais de cento e cinquenta anos, mas tudo bem.)" (Antonio Prata)

Agora, o pai:

"Acordei e estava um verdadeiro calor senegalês. Depois de tomar uma boa ducha escocesa, quase dormitar num banho turco, fazer minha ginástica sueca, passar minha água de colônia, vesti o meu terno azul-turquesa de casimira inglesa (que fora um presente de grego de uma amante argentina), cuidei do meu pastor alemão, do pequinês, do dinamarquês, do meu gato siamês e, com pontualidade britânica, deslizando sobre o tapete persa, saí para fazer um negócio da China." (Mário Prata, Prá lá de Marrakesh)

Tuesday, December 04, 2007

LEIA A FRASE DE JACK VALENTI QUANDO TENTAVA IMPEDIR A EXISTÊNCIA DO VÍDEO... VOCÊ ACHA CORRETO DOUTRINAR NOSSAS CRIANÇAS COM TAIS FUNDAMENTOS???

Vale a pena lembrar que a turma que está com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo fazendo campanha anti-pirataria (MPAA/AMCHAN) é a mesma que tentou proibir a venda de gravadores de video cassete (VCR, video cassette recorde) em um passado bem recente.

Jack Valenti, então representante da MPAA (Motion Picture Association of America) prestou um depoimento na ação judicial que movia contra a Sony (home recording of copyrighted works),em abril de 1982, visando proibir a venda de VCR (reprodutores de vídeos). Sua frase deve ser sempre relembrada: "I say to you that the VCR is to the American film producer and the American public as the Boston strangler is to the woman home alone." (TESTIMONY)

Ironia! Dez anos depois, Hollywood vendia mais filmes para VCRs do que para salas de cinema. A MPAA sempre foi um núcleo de exagerados. São seus fundamentos que iremos ensinar nas escolas de São Paulo? Será que o governador José Serra sabe disso?

Monday, December 03, 2007

TV DIGITAL NO BRASIL: A INTERATIVIDADE EXCLUDENTE

A TV digital lançada por Lula nasce sob o controle da Globo. A vantagem de um padrão brasileiro seria um custo menor do setup box, a possibilidade de adesão de toda a América do Sul ao nosso padrão, um grande interatividade e maior democratização na ocupação do espectro radioelétrico.

Mas o governo seguiu um outro caminho. Pelo menos aderiu às óbvias vantagens do software livre no midleware, apostando na utilização do Ginga, software desenvolvido pela universidade brasileira. Precisamos defender o Ginga, pois as multinacionais irão buscar usar outros softwares em seus aparelhos. A defesa do Ginga passa pelo seus uso. Passa pela produção de conteúdos nesta plataforma. Seu uso é fácil e pode ser disseminado rapidamente pelas escolas de comunicação.

O PROBLEMA DO CANAL DE RETORNO...

A TV digital aprovada pelo Lula é menos interativa do que de alta definição. É menos democrática do que protetora dos radiodifusores diante do ataque mundial das operadoras de telefonia. Uma pena que seja também uma TV que deixará de ser gratuita. Por que? Simplesmente pelo fato da interatividade da TV digital brasileira usar um canal de retorno que será pago. O download dos conteúdos será gratuito, mas o uopload será pelos canais controlados pelas operadoras de telecom. Dúvido que seja de graça. Será que o presidente irá exigir que os fluxos da TV aberta brasileira sejam gratuitos?

Os brasileiros mais pobres não utilizam a telefonia fixa, não pagam banda larga, pelo alto custo desses serviços e pela extrema pobreza da maioria de nossa população. Então, quando comprarem o setup box e souberem que terão que usar a telefonia fixa para ;parar uma cena, pedir um produto ou ver uma outra parte da novela, eles simplesmente deixarão a interatividade de lado...
Interatividade será para os incluídos sociais...
lamentável.

Saturday, December 01, 2007

6 DE DEZEMBRO: HOWARD RHEINGOLG NO MOBILE FEST



Na próxima quinta, dia 6 de dezembro, o guro da mobilidade, Howard Rheingold, participará de um debate que no Sesc Paulista com Rogério da Costa, Eduardo Bicudo e Renato Cruz. Rheingold, autor de Virtual Community e Smart Mobs, entrará via web no debate. Estará nos Estados Unidos, mas ficará mais ou menos uma hora com o pessoal. O debate começa às 20 horas.
A promoção é do Mobile Fest.