Monday, March 31, 2008
CASO DO LIVRO CIENTÍFICO: PESQUISA MOSTRA APROPRIAÇÃO PRIVADA DO CONHECIMENTO FINANCIADO COM RECURSOS PÚBLICOS.
O GPOPAI (Grupo de Pesquisa Pública de Acesso a Informação), com sede na Universidade de São Paulo, está dedicado "à investigação de temas relacionados à propriedade intelectual com ênfase nos constrangimentos que as atuais regras impõem ao acesso público à informação, à cultura e ao conhecimento". Atualmente é composto pelos professores doutores Jorge Alberto Machado, Pablo Ortellado e Gisele Craveiro, dos cursos de Gestão de Políticas Públicas e Sistemas da Informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e de Alcimar Silva de Queiroz, Cristiana Gonzalez, Eduardo B. Barbosa, Luis E. T. Leon, Rodolfo L. Castanheira, Rodrigo B. de Almeida, Sarah Elizabeth Floriano Machado e Thais Carrança Eduardo.
A pesquisa lançada pelo GPOPAI, na terça-feira, 25 de março, mostrou o elevado subsídio à indústria do livro técnico e científico e grandes limitações de acesso aos conteúdos produzidos com recursos públicos.
Os livros científicos, técnicos e profissionais representam cerca de um
quarto dos títulos editados no Brasil e 20% do faturamento do mercado
editorial.
A pesquisa esclarece, entre outras constatações extremamente relevantes, que "um levantamento realizado em 10 cursos na Universidade de São Paulo mostrou que os custos de aquisição dos livros exigidos num ano comprometeria mais de 90% da renda familiar mensal dos estudantes".
O relatório completo pode ser baixado na Internet:
https://www.gpopai.usp.br/wiki/images/8/8f/Relatorio.pdf
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment