
No sábado passado, 22 de março do ano da graça de 2008, Claudio Prado proferiu uma frase no estilo "Nelson Pretto"que merece ser destacada: "É mais fácil transformar uma lan house em escola do que transformar uma escola em escola."
Da minha parte, acho que indubitavelmente a Educação hoje pode ser sintetizada em um processo de exploração das redes. O conhecimento se dá cada vez mais a partir do ciberespaço.
3 comments:
Oi Sérgio
Li essa sua citação da fala do Pretto e dois dias depois dei de cara com esse vídeo no youtube. Vale conferir, acho que dialoga bastante com o que você diz:
http://www.youtube.com/watch?v=dGCJ46vyR9o
Sai mais barato!!!
Concordo com ele. A escola pública está perdendo a oportunidade de aproveitar a era da informação facilitada pela rede para compartilhar tanto conhecimento acumulado e não liberado.
Está provado que só sendo o maior orçamento não resolve o problema da educação. O problema é a gestão e a resistência as mudanças e a métodos mais dinâmicos e democráticos.
Liberdade de expressão e de conhecimento compartilhado e comunitário são estas as palavras mágicas que a meu ver traduz a diferença de lan com nossa escola.
Muitos aprendem por curiosidade, A escola mata esta possibilidade.
A lanhouse está em cada quarteirão de qualquer cidade do Brasil, já é um fenômeno, para ser revolução só precisaria que metade dos seus usuarios fossem produtores de conteúdos locais ou articuladores e agitadores comunitários. Aí escola aprenderia com eles.
Jesulino Alves.
jesulinux.blogspot.com
Post a Comment