Monday, March 24, 2008

É MAIS FÁCIL TRANSFORMAR LAN HOUSES EM ESCOLA DO QUE ...


No sábado passado, 22 de março do ano da graça de 2008, Claudio Prado proferiu uma frase no estilo "Nelson Pretto"que merece ser destacada: "É mais fácil transformar uma lan house em escola do que transformar uma escola em escola."

Da minha parte, acho que indubitavelmente a Educação hoje pode ser sintetizada em um processo de exploração das redes. O conhecimento se dá cada vez mais a partir do ciberespaço.

3 comments:

Fabrício Muriana said...

Oi Sérgio

Li essa sua citação da fala do Pretto e dois dias depois dei de cara com esse vídeo no youtube. Vale conferir, acho que dialoga bastante com o que você diz:

http://www.youtube.com/watch?v=dGCJ46vyR9o

Anonymous said...

Sai mais barato!!!

Jesulino Alves said...

Concordo com ele. A escola pública está perdendo a oportunidade de aproveitar a era da informação facilitada pela rede para compartilhar tanto conhecimento acumulado e não liberado.
Está provado que só sendo o maior orçamento não resolve o problema da educação. O problema é a gestão e a resistência as mudanças e a métodos mais dinâmicos e democráticos.
Liberdade de expressão e de conhecimento compartilhado e comunitário são estas as palavras mágicas que a meu ver traduz a diferença de lan com nossa escola.
Muitos aprendem por curiosidade, A escola mata esta possibilidade.
A lanhouse está em cada quarteirão de qualquer cidade do Brasil, já é um fenômeno, para ser revolução só precisaria que metade dos seus usuarios fossem produtores de conteúdos locais ou articuladores e agitadores comunitários. Aí escola aprenderia com eles.

Jesulino Alves.
jesulinux.blogspot.com