Monday, March 10, 2008

PERSÉPOLIS MOSTRA COM PROFUNDA DELICADEZA COMO A DIGNIDADE E A LIBERDADE SOBREVIVEM EM UM AMBIENTE DE OPRESSÃO



O nome Persépolis vem da capital do antigo Império Persa, atualmente situada no Irã, e considerada pela UNESCO, desde 1979, Patrimônio da Humanidade. Persépolis também é o nome da animação francesa autobiográfica de Marjane Satrapi. Com uma estética impressionante, o filme relata as profundas transformações ocorridas no Irã e como elas infuenciaram e determinaram os passos da vida de Marijane e a de tantos outros iranianos. As memórias da pequena Satrapi iniciam com a derrubada da ditadura modernizante e sanguinária do Xa Reza Pahlavi, passam pela hegemonia adquirida pelos Xiitas, pelos bombardeios de Teerã na guerra com o Iraque e descrevem o preconceito do europeus em sua passagem pela Austria, bem como seu retorno ao país controlado pelo regime teocrático dos Aiatolás.

Apesar de retratar com grande precisão os momentos históricos, a animação destaca a paixão de uma família pelos ideais de liberdade, justiça e dignidade. Desde pequenina, Satarpi convive com a luta de amigos e familiares por um mundo digno. Vê seu tio ser executado pelas forças da intolerância. Aprende com a sua avó que o ódio não é um modo aceitável para se viver. Mas, o que mais me impressionou foram as formas de resistência autêntica dos jovens e adolescentes na Teerã controlada pelo extremismo religioso. Uma pena que a animação possui poucos horários de exibição e tão poucas salas nos cines paulistanos. Espero que possa conseguir uma cópia pela rede. Não me lembro ter visto uma animação que combinasse história social, ideológica com um relato singelo da vida privada.

Imperdível.

2 comments:

Anonymous said...

Não vi o filme, mas o livro no qual o filme foi baseado é ótimo. Recomendo ;)

Anonymous said...

Olá Sérgio
Adorei o filme e o livro... No filme as histórias se fundem e qdo li o livro compreendi mais... qdo a versão na rede tem sim... tenho arquivos do livro... não o que está em português completo...
Enfim... adorei seu blog vou visitá-lo com frequência...
bj