
Estão abertas as inscrições, até o dia 31 de janeiro, para o mestrado e para o Lato Sensu na Faculdade Cásper Líbero. No mestrado, estarei ministrando a matéria Economia da Informação. No Lato, discutirei a cibercultura. Este curso introduz o aluno ao mundo teórico das redes, do ciberespaço e da cultura digital. Veja o programa da matéria:
CIBERCULTURA E COMUNICAÇÃO EM REDEProf. Sérgio Amadeu da Silveira
EMENTACultura digital, Cibercultura e Cultura das Redes. Impactos da interatividade nas mídias tradicionais. Cultura recombinante, remixagem e a obra inacabada. O que realmente muda na revolução informacional. A cultura da convergência e a digitalização intensa dos bens simbólicos. Interfaces emergentes nas redes P2P, práticas colaborativas e diversidade digital. TV Digital, sobre IP e distribuída. Open jornalism, qualidade e credibilidade diante da cultura remix. Realidades alternativas, simulações e múltiplas identidades. Os mitos da cibercultura. Contradições do capitalismo cognitivo diante da cultura digital: a crise da autoria e da propriedade intelectual. Os enfrentamentos na rede promovidos pela indústria dos conteúdos: cultura da permissão versus cultura livre. Economia da atenção e do relacionamento diante das comunidades virtuais, multitudes inteligentes e novas possibilidades de comunicação.
AULAS E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1 O QUE É CIBERCULTURA: ORIGENS E ORIENTAÇÕES; DAS FICÇÕES À TECNO-ARTE DE PIERRE LÉVY
LEMOS, André. O imaginário da cibercultura: entre neo-luddismo, tecno-utopia, tecnorealismo e tecnosurrealismo. Disponível: www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/imaginario.htm Acesso em 02/08/2006.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. (Capítulos VIII – O som da cibercultura e IX- A arte da cibercultura).
2 CULTURA DIGITAL E CULTURA DE REDE E DIVERSIDADE.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu. Diversidade digital e cultura, versão beta. Disponível no site: http://wikipos.facasper.com.br
Vídeo Prometeus - The Media Revolution. Disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=xj8ZadKgdC0&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Esedentario%2Eorg%2Fgalerias%2Fprometeus%2Dthe%2Dmedia%2Drevolution%2F
3 EXISTE UMA REVOLUÇÃO INFORMACIONAL? METÁFORAS E METONÍMIAS NA ANÁLISE DAS REDES.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. (Capítulo 1: Lições da história da Internet; Capítulo 2: A Cultura da Internet.)
WINNER, Langdon. A Informação como Mito. Disponível: http://members.fortunecity.com/cibercultura/vol4/infmito.html Acesso 03/08/2006.
4 MITOS DA CIBERCULTURA E CULTURA DA CONVERGÊNCIA: O FUTURO DAS MÍDIAS TRADICIONAIS E A METALINGUAGEM DIGITAL.
WOLTON, Dominique. Internet, e depois? uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina, 2003. (Capítulo 1: A comunicação no coração da modernidade)
COSTA, Caio Túlio. Por que a nova mídia é revolucionária. Líbero – Revista do Programa de Pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero. Ano IX, n. 18, dez. 2006, pp 19-30.
VIRILIO, PAUL. Cibermundo: a política do pior. Lisboa: Teorema, 2000.
5 DISPUTAS DO MUNDO DIGITAL: LIBERDADE E ANONIMATO OU VIGILÂNCIA
SILVEIRA, Sergio Amadeu. Hackers, monopólios e instituições panópticas: elementos para uma teoria da cidadania digital. Líbero – Revista do Programa de Pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero. Ano IX, n. 17, jun 2006, pp 73-81.
Análise do Projeto de Lei Substitutivo ao PL da Câmara nº 89, de 2003, e Projetos de Lei do Senado nº 137, de 2000, e nº 76, de 2000, todos referentes a crimes na área de informática. Referncias no site: http://www.safernet.org.br/twiki/bin/view/SaferNet/PLSEduardoAzeredo
6 DISPUTAS NO MUNDO DIGITAL: PROPRIEDADE INTELECTUAL E O QUE ESTÁ EM JOGO?
BARLOW, John Perry. Economia de idéias. Disponível no site: http://3pontozero.net/2007/01/26/economia-de-ideias/ Acesso em 15/02/2007.
SILVEIRA, Sergio Amadeu. Na economia digital colaborar é mais eficiente que competir. Jornal Gazeta Mercantil, abril 2007, p 3.
SMIERS, Joost. Artes sob pressão: promovendo a diversidade cultural na era da globalização. São Paulo: Escrituras Editora: Instituto Pensarte, 2006. (Capítulo: A originalidade questionável)
7 CULTURA DA PERMISSÃO VERSUS CULTURA LIVRE?
LESSIG, Lawrence. Cultura Livre: como a grande mídia usa a tecnologia e a lei para bloquear a cultura e controlar a criatividade. São Paulo: Trama 2005. Disponível: www.tramauniversitario.com.br (Capítulos 1 ao 8)
8 O QUE É PEER-TO-PEER? COMO ELE ALTERA O CIBERESPAÇO E O ECOSSISTEMA INFORMACIONAL?
PRIMO, Alex. Sistemas de Interação. In: Comunicação na Cibercultura / Dinorá Fraga da Silva e Suely Fragoso. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2001.
Vídeo WEB 2.0: http://www.youtube.com/watch?v=6gmP4nk0EOE
9 WEB 2.0 EXISTE? REDES SOCIAIS E PRÁTICAS COLABORATIVAS NA REDE?
SPYER, Juliano. Conectado: o que a Internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
ESTUDO DE 5 CASOS: 1) wikipedia; 2) youtube; 3) seti@home 4) jamendo 5) overmundo 6) radar Cultura; 7) twitter.
10 MULTITUDES INTELIGENTES E CIBERRESISTÊNCIA: SUBVERSÕES EM CURSO NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES.
RHEINGOLD, Howard. Multitudes inteligentes: la próxima revolución social. Barcelona: Editorial Gedisa, 2004. (Capítulo 6- Retazos inalámbricos; e 7- Las multitude inteligentes: el poder de las multitudes móviles)
11 EXISTE UMA ESFERA PÚBLICA CONECTADA?
BENKLER, Yochai. The wealth of networks: how social production transforms markets and freedom. Disponível: http://www.benkler.org/wealth_of_networks/index.php?title=Download_PDFs_of_the_book (capítulo 7)
POSTER, Mark. Ciberdemocracia: A Internet e a Esfera Pública. Disponível: http://members.fortunecity.com/cibercultura/vol13/vol13_markposter.htm Acesso em 04/08/2006.
12 OPEN JORNALISM E O FUTURO DA IMPRENSA.
BREIER, Lucilene. Slashdot e os filtros no Open Source Journalism. Disponível no site: http://www.bocc.ubi.pt/pag/breier-lucilene-slashdot.html
BRAMBILLA, Ana Maria. Jornalismo online em OhmyNews. Paper da mestranda em comunicação e informação da UFRGS. Disponível em PDF.
13 REALIDADES ALTERNATIVAS E AS NOVAS SOCIABILIDADES. O UNIVERSO DOS GAMES.
Vídeo GAMER BR, Pirex.
SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007. (Introdução, Capítulos: Games e ambientes compartilhados; O paradoxismo da auto-referencialidade nos games)
DARLEY, Andrew. Jogos e avanturas: surfando a imagem. Disponível no site: http://members.fortunecity.com/cibercultura/vol12/vol12_andrewdarley.htm . Acesso 10/07/2007.
14 METARECICLAGENS E COOPERATIVAS DE CONEXÃO ABERTA E OPEN SPECTRUM: PARA ONDE CAMINHA A LUTA PELA DEMOCRACIA DIGITAL.
SILVEIRA, Sergio Amadeu. Redes Virais e Espectro Aberto: Descentralização e Desconcentração do Poder Comunicacional. In: Comunicação digital e a construção dos commons: redes virais, espectro aberto e as novas possibilidades de regulação. São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2007.