Saturday, May 03, 2008

GIBI HACKERTEEN É UM DOS MAIS VENDIDOS NOS ESTADOS UNIDOS


O Gibi criado pelo brasileiro Marcelo Marques, da 4Linux, sobre uma ficção envolvendo jovens hackers está entre os três mais vendidos do gênero nos Estados Unidos. O gibi surgiu como uma forma de consolidar o processo educativo da escola de jovens administradores de sistemas de segurança criado pela 4Linux e também chamado Hackerteen. O Gibi foi lançado pela O'Reilly e procura mostrar no estilo mangá quais os elementos essenciais da cultura e da ética hacker.

No site da Amazon você poderá ver até um vídeo sobre o gibi.

1 comment:

Anonymous said...

Piratas virtuais criam software de invasão protegido por direitos autorais

Redação Portal IMPRENSA

Os chamados "piratas virtuais" ou "hackers", especializados em desenvolver vírus e outros danificadores de computador e sistemas operacionais, estão vendendo um conjunto de softwares na internet com uma proposta de acordo, que prevê penalidades caso haja distribuição do código malicioso sem a permissão do criador.

A espécie de direito autoral dos hackers foi descoberta, nesta semana, por pesquisadores da empresa de segurança Symantec. O software é utilizado para infectar computadores, permitindo que a máquina possa ser controlada por terceiros, e passe a disparar "spans", promover mais ataques ao sistema invadido ou furtar informações pessoais do usuário da máquina.

Esses tipos de ataques podem ser extremamente lucrativos para os invasores e, por isso, o direito autoral vem para garantir que os softwares de invasão não sejam disseminados e copiados por outras pessoas.

Para aumentar os lucros, o software analisado pela Symantec continha regras como: "O consumidor não pode revender o produto, analisar seu código secreto, utilizá-lo para controlar outros computadores ou enviá-lo a empresas de segurança" e, além disso, o consumidor deve se comprometer a "pagar uma determinada quantia pela atualização do produto".

Estão previstas também penalidades: "viole esses termos e nós vamos denunciá-lo a empresas de segurança, dando a eles informações sobre como desmantelar sua rede ou impedi-la de crescer", afirma o contrato feito pelos piratas virtuais.

Mesmo assim, parece que o contrato não está sendo muito bem respeitado já que, segundo os próprios pesquisadores da Symantec, o software está sendo compartilhado livremente pela internete e, até agora, ninguém entrou em contato com a empresa de segurança para denunciar o caso.

As informações são da Folha Online.