Sunday, May 11, 2008

IP Móvel e conectividade ubíqua


Sim, é possível montar uma grande rede mash em que os aparelhos (celulares, computadores, laptops, palms, pen-computers, etc) em movimento se comuniquem diretamente uns com os outros sem intermediários. Para tal é preciso que as máquinas possam encontrar as outras usando um esquema de IPs, tal como na Internet, mas a diferença é que estes IPs estarão em movimento. Para que a comunicação ganhe agilidade é melhor que possam estar georeferenciados. Desse modo poderão ser velozmente encontrados pelos roteadores que deverão estar cada vez mais distribuídos.

Os entraves desta comunicação baseada no P2P e na mobilidade é que os aparelhos em movimento gastarão muito mais energia, pois estarão constantemente retransmitindo os sinais de outras máquinas. Em uma comunicação como esta, cada aparelho transforma-se em uma antena retansmissora, em um ponto da conexão ubíqua e também em um roteador que redirecionará o sinal para a direção correta e o amplificará. Cada vez que fizer isto gastará energia. É preciso enfrentar este problema.

Se a sociedade da informação baseia-se na intensa troca de bens informacionais, na comunicação digital enredada, portanto, a redução da necessidade de gastos com comunicação ampliam as possibilidades da inserção das camadas pauperizadas no cenário informacional, baixam os custos para criar conteúdos na rede, aumentam as possibilidades da Educação e diminuem os gastos para gerar serviços digitais. A diversidade cultural é ampliada em um contexto de "gift economy".

1 comment:

Anonymous said...

Bem interessante isso. Mas realmente imagino que o gasto de energia seja bem restritivo. A autonomia dos aparelhos fica comprometida se a cada 1 hora tiverem que estar recarregando.

Meu Pocket PC não dura mais do que 3 ou 4 horas usando o WiFi.. imagino que funcionando como roteador funcionaria por umas 2 horas no máximo.

Tentei usar um programa para que o PPC funcione como roteador WiFi, mas não consegui fazê-lo funcionar.

Agora uma pergunta: como eu faço para testar essa comunicação aberta? Quero fazer uns testes com dois celulares para ver como funciona e testar quando duram as baterias.