Wednesday, March 04, 2009

DITABRANDA? FOLHA PERDEU A NOÇÃO...

Para o jornal Folha de São Paulo quando o velho Bush censurou a imprensa no seu esforço de guerra contra o terror, apenas estava defendendo razões de Estado. Em nenhum momento, durante o "período ditatorial" norte-americano a Folha chamou Bush de "o ditador George W. Bush". Chaves e Fidel, sim. São ditadores. Já os dirigentes chineses não são ditadores para a Folha. O jornal escreve "o ditador Fidel Castro", mas nunca usa "o ditador chinês fulano de tal"... Claro que não. O que vale para os grupos de comunicação são os seus interesses. O discurso oscila. A definição de ditadura segue a conveniência dos tempos.

Eu não sou sem mídia. Tenho este modesto blog. Acho que jornais sofrem uma forte concorrência de outras formas de veiculação de informação nas redes digitais. Independente disso, considero extremamente oportuna a manifestação do Movimento dos Sem-Mídia (MSM) contra a Folha de S.Paulo em 7 de março, sábado, às 10h. Onde? em frente à sede do jornal, na rua Barão de Limeira.

Por que?

Porque a Folha perdeu a noção e chamou a ditadura militar que governou o Brasil, entre 1964 e 1984, de “ditabranda”. O pior é que o Sr Frias Filho, diretor da corporação jornalística, para tentar defender o seu absurdo equívoco atacou os professores Fábio Konder Comparato e Maria Benevides que protestaram contra o impropério cometido pelo jornal.

Por essas e outras é que a famosa "credibilidade da imprensa" não resiste a contundente "reputação" das redes e mídias sociais.

5 comments:

Juli =) said...

Sim, e que bom que não resiste. Quer outro exemplo de credibilidade completamente frágil... outro dia, navegando meio a esmo, caí numa colhetânea da Veja - colhetânea, é sério! - com as matérias escritas nos últimos anos sobre o MST. É absolutamente assustador. E não se trata de ser contra ou a favor do movimento, se trata de vergonha alheia, mesmo, sabe? rss

Enfim. O melhor é que a defesa do Frias (ou o ataque aos professores) soa - pra qualquer ser sensível - um ataque ainda mais forte contra ele mesmo.

Anonymous said...

Não é a toa que a grande mídia no Brasil ganhou o apelido de PIG(Partido da Imprensa Golpista)

Claudio R S Pucci said...

Professor, estou escrevendo uma matéria para o Terra sobre como as pessoas perderam o limite em preservar sua privacidade na internet, expondo sutuações e fatos ridículos na rede. Gostaria de sua opinião a respeito, ams não consigo encontrar seu contato. Por favor, poderia me escrever? meu blog é http://crspucci.blogspot.com. Lá existe meu contato. Obrigado.

P13TR0 said...

É impressão minha ou só em tempos de Lula no poder a grande mídia abusa de sua força oligopolista?

Anonymous said...

"Não é a toa que a grande mídia no Brasil ganhou o apelido de PIG(Partido da Imprensa Golpista)"

Sim. A MESMA mídia que deu o GOLPE DE ESTADO no presidente democraticamente eleito da Venezuela, Hugo Chavez, anos atrás (a RCTV e a Globovision, partícipes do golpe, patrocinado pelas elites, militares de ultra direita e os EUA).

Depois fazem uma de "joão sem braço" e chamam de ditador o HC por não ter renovado, anos depois, a concessão do canal RCTV... Pois pois.