Wednesday, February 27, 2008

MAPA FANSTASMA: UMA LEITURA ESSENCIAL.


Steven Johnson, remomado divulgador do conhecimento científico, autor de Emergência, lançou recentemente no Brasil, o livro Mapa Fantasma pela Jorge Zahar Editora. Johnson fez uma palestra no Campus Party na segunda semana de fevereiro, autografou livros e participou de um Roda Viva da TV Cultura.

Comecei a ler o livro. É espetacular. Ele consegue prender nossa atenção e conduzir o leitor por um tema nada fácil, o mundo dos microorganismos. O Mapa Fantasma fala da epidemia de cólera que ocorreu em Londres no final de agosto de 1854. Mais de 500 pessoas morreram em pouco mais de dez dias. Os médicos e autoridades desconheciam as causas da doença. Johnson vai contando como dois homens começaram a mudar a história da medicina e das cidades em sua luta comtra a bactéria devastadora.

A disseminação em rede e os mecanismos de inteligência coletiva da bactéria letal era para os cientistas tão plausível "como as fadas". Não era simplesmente a podridão dos ambientes, a sujeira ou o ar podre que reproduziam a doença. Era preciso que as pessoas ingerissem dejetos humanos contaminados. Johnson reproduz o clima da época, retoma artigos de jornais, descrições alarmantes e conta o trabalho minucioso de um médico e um padre. De fato, é difícil parar de ler.

No comments: