Thursday, February 21, 2008

SE A MICROSOFT ABRIRÁ O SEU CÓDIGO, PARA QUE ELA QUER TORNAR O OOXML UM PADRÃO ISO?


O anúncio da microsoft sobre a abertura do código-fonte de alguns de seus softwares demonstra a superioridade do modelo de desenvolvimento aberto, baseado no compartilhamento do conhecimento. Entretanto, este anúncio para ser levado a sério deve ser acompanhado de algumas medidas imediatas por parte da microsoft. A principal delas é retirar o pedido de fast track na ISO para o padrão OpenXML.

Se é verdade que os fontes do Office e do Windows estarão abertos para gerar compatibilidade e interoperabilidade, não tem sentido ter outro padrão que cumpra o mesmo papel do ODF (Open Document Format). Assim, espero que a microsoft retire imediatamente a sua proposta de transformar as mais de 5 mil páginas do OoXML em padrão internacional. Isto já não faz mais sentido.

Todavia, este anúncio pode ser apenas parte da estratégia da companhia para aprovar seu padrão na ISO que se reunirá em breve para decidir sobre o OpenXML.

Leia no IDGNow Microsoft muda estratégia e aproxima-se de comunidade de software aberto

9 comments:

Anonymous said...

Professor (ou devo chamá-lo de Sergio?),

Sou sua aluna da 1JoC de Teoria da Comunicação.

Gostaria de lhe enviar um e mail, mas por mais que eu tenha fuçado o twitter e por aqui, eu não achei qual o seu email. Imagino que seja samadeu@gmail.com, mas como não tenho certeza....

O meu é nadialapa@gmail.com.

Obrigada!

Anonymous said...

Sérgio, penso que não percebeu o anúncio da Microsoft, fala-se em facilitar a interoperabilidade com os seus produtos, não necessariamente em disponibilizar de forma alargada o código fonte (já existem programas que o disponibilizam em determinadas condições).

O OOXML não deixa por isso de continuar a fazer sentido, tal como faz o ODF (embora este não tenha tido o escrutinio que devia, já que claramente está sub especificado e não garante fidelidade total na representação dos documentos).

Victor

Anonymous said...

Já que perguntar não ofende... O que você acha da Telefonica, que exerce monopólio de telefonia fixa em SP?

Por que aceitou participar - de forma remunerada - do evento patrocinado e realizado por tal empresa?

O monopólio da telefonia fixa, com exclusividade de conexão dial-up e até anteontem também a exclusividade de banda larga, na boa, não é prejudicial à inclusão digital?

Você aceitaria dinheiro para participar de um evento da Microsoft, divulgando a marca em seu blog? Por que aceitou da telefonica?

Anonymous said...

O sujeito que publiocu o post acima é o do imprensa marrom. Ele é do partido que fez as privatizações e agora vem cobrar que você faça algo contra o monopólio da Telefonica. O cara é incoerente. E tem mais, fui no Campus Party e vi lá a até a Microsoft. É isso. Tem uma grande diferença em realizar um evento e apoiar o monopólio de software como esse cara faz na Câmara de Vereadores de São Paulo.

Anonymous said...

e o sujeito acima tem cara de melão :)

mas, sério: não sou de partido algum! nunca fui! só fiz uma pergunta porque achei a postura incoerente por parte de quem deveria defender a inclusão digital.

nunca privatizei coisa alguma, MUITO MENOS GANHEI DINHEIRO DA TELEFONICA PARA DIVULGAR UM EVENTO PATROCINADO PELA EMPRESA.

Anonymous said...

Cara, troca esse template é péssimo pra leitura.

Anonymous said...

World Of Warcraft gold for cheap
wow power leveling,
wow gold,
wow gold,
wow power leveling,
wow power leveling,
world of warcraft power leveling,
world of warcraft power leveling
wow power leveling,
cheap wow gold,
cheap wow gold,buy wow gold,
wow gold,
Cheap WoW Gold,
wow gold,
Cheap WoW Gold,
world of warcraft gold,
wow gold,
world of warcraft gold,
wow gold,
wow gold,
wow gold,
wow gold,
wow gold,
wow gold,
wow gold
buy cheap World Of Warcraft gold r3q6n7yt

Professor Gonçalo said...

Um dos argumentos que ouvi de um representante da Microsoft era que o pradão OOXML respeita os milhões de arquivos criado anteriormente, o contrario do padrão concorrente. Isso procede?

samadeu said...

Caro Prof Gonçalo, o argumento que o padrão OXML respeita documentos escritos anteriormente é um grande sofisma. Primeiro, o que a micro$oft quer dizer claramente é que o OOxml abriria todas as versões anteriores do windows. Para isto não precisamos de padrão, pois o OpenOffice abre todos os arquivos Office, menos os da última versão. Mas, os arquivos da versão do Office para Vista também não abrem nem mesmo no Windows XP. A micro$oft nunca apostou na interoperabilidade. Ela faz aprisonamentos do seguinte tipo: a versão antiga não abre arquivos da nova versão para obrigar que vc adquira as novas licenças.

Segundo, veja a incoerência da micro$oft. Eles querem criar um outro padrão na ISO exatamente para não ter que ser obrigados a abrir, a partir de agora, todos os documentos independente do software que foram escritos. Os que foram feitos no formato MS Office eles já conseguem abrir sem ter que usar nenhum novo padrão. Então, por que dizem que apenas querem respeitar os arquivos escritos no passado se isto já está garantido? É por que o que eles não querem é concorrer dentro de um mesmo padrão. É o futuro que está em jogo.

Querem evitar a competição, pois vivem de incompatibilidades programadas para assegurar o aprisionamento dos usuários.