Thursday, March 05, 2009

SOBRE A ROBÓTICA LIVRE NO BRASIL...


No dia 10 de dezembro de 2008, escrevi o post sobre o lançamento do que seria o primeiro robô livre do planeta. O robô livre, desenvolvido colaborativamente, foi lançado no Campus Party, em janeiro de 2009.
Frederico escreveu o seguinte comentário sobre o post: “ Essa informação de 'Primeiro robô livre do planeta' não está correta. O Danilo César já desenvolve trabalhos desse tipo há alguns anos (desde 2001), inclusive organizando várias olimpíadas de robótica livre (por exemplo no CESoL e no Latinoware).”

Na verdade, o Frederico tem razão. Justiça seja feita, Danilo, meu amigo, é um dos pioneiros da robótica livre no Brasil. O site http://www.roboticalivre.org/portal/ confirma claramente a ação que a comunidade de software livre realiza há muito com a robótica livre. Meu texto foi equivocado. O que foi lançado no Campus Party foi o primeiro robô humanóide livre. Sem dúvida, o projeto liderado por cientistas da Unesp e ITA é extremamente inovadora e está disponível no sourceforge e o link para conhecer o projeto é http://www.theopenrobotproject.org/tiki-index.php

O fato mais relevante é que se o CP1, humanóide livre, tiver apoio da comunidade de desenvolvedores, ele poderá a ajudar construir uma nova dinâmica no mundo do hardware, baseada no código-aberto e no compartilhamento.

3 comments:

Anonymous said...

... reconhecer um erro é tão importante quanto um acerto...

Eurico said...

a novidade foi o robô ser colaborativo. o pino é humanóide e open source bem antes...

Mônica Paz said...

Danilo liderará mais uma Olimpíada de Robótica Livre no III ENSL - Encontro Nordestino de Software Livre e IV Festival Software Livre da Bahia, em Salvador-BA, cuja palestra de abertura será com o autor desse blog :-)
Site: http://www.ensl.org.br