Sunday, April 27, 2008

TWITTER SALVA ESTUDANTE DA PRISÃO.


O estudante de Berkeley, James Karl Buck realizava a cobertura de uma manifestação anti-governamental em Mahalla, no Egito, quando foi preso pelas forças policiais no último 10 de abril. No caminho da estação policial, Buck conseguiu pegar o seu celular e postar uma mensagem no twitter, um dos micro-blogging mais utilizados no planeta.

O post de Buck dizia "arrested", ou seja, "preso". Como muitos de seus amigos sabiam que ele estava no Egito, ao ler sua mensagem, imediatamente, começaram a se mobilizar e acionaram entidades e a embaixada dos Estados Unidos, em Cairo.

Buck foi solto, mas o tradutor que o acompanhava, o egípcio Mohammed Maree, ainda continua preso. Buck está pedindo apoio para libertar Maree e conta para isso com muitos blogueiros que ajudaram a soltá-lo.

Este é um dos vários casos em que a comunicação móvel está sendo utilizada para ampliar a cidadania. Nanoblogs, celulares e laptops, em um ambiente de convergência digital são também instrumentos de uma nova esfera pública, pervasiva, transncional e baseada na mobilidade.

Leia na CNN a matéria Student 'Twitters' his way out of Egyptian jail.

2 comments:

Anonymous said...

Abominavel qualquer tipo de censura, perseguição, ou constrangimento tanto no exercíco da liberdade de imprensa quanto no exercício da libertinagem de imprensa.

Roberta Gonçalves said...

ninguém pode prever todos os resultados das novas tecnologias e o tamanho da sua função social. é muito bonito observar até onde isso pode chegar e saber que estamos participando disso in loco.