Tuesday, September 16, 2008

GNU/LINUX ULTRAPASSA 20,8% NO BRASIL. UM EM CADA CINCO DESKTOPS USAM O SISTEMA OPERACIONAL LIVRE.


É nítido o crescimento do uso de software livre, em particular das distribuições GNU/Linux nos desktops, nos últimos três anos. Minha irmã que jurava concordar com a lógica do compartilhamento e com a luta pela liberdade do conhecimento, dizia que não usava o GNu/Linux por não saber instalar e por estar "viciada" na iconização do ex-monopólio. No mês de junho, fui visitá-la e lá estava um computador novo. O computador do programa PC conectado estava rodando Gnu/Linux, uma distribuição baseada no Debian. Perguntei para ela se teve problemas para conectar na rede ADSL, pois a Telefonica diz que as máquinas com Linux não funcionarão. Minha irmã disse que não telefonou para ninguém, apenas seguiu as instruções que apareciam na tela do computador e pronto... tudo estava funcionando.

Outro dia, na Cásper, encontrei uma professora com um Eee PC rodando Linux. Ela estava super-feliz e dizia que conseguia salvar arquivos diretamente em PDF do seu editor de texto, o OpenOffice.

Enquanto vários amigos e conhecidos passaram usar o GNU/Linux no seu desktop, algumas pesquisas, entre elas aquela organizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, divulgam que os usuários de Linux se mantém em 1%. É óbvio que a pesquisa foi mal realizada. Mesmo uma pesquisa encomendada pelo ex-monopólio, em 2005, dizia que somente 25% dos computadores do programa PC Conectado se mantinham com Linux. Só isso, alteraria o cenário de 1% de usuários totais, mas a verdade parece estar mais de acordo com a pesquisa da Gfk Marketing Services, divulgada na quinta-feira, dia 11/09, que afirma que o uso do GNU/Linux atingiu 20,8%.

Veja o que diz a matéria publicada no IDG Now

Pesquisa: 20% dos desktops brasileiros rodam Linux

Por Redação do IDG Now!

12 de setembro de 2008 - 09h00

Em abril de 2008, a participação do sistema operacional Linux nos desktops vendidos no Brasil chegou a 20,8%, revelou a Gfk Marketing Services nesta quinta-feira (11/09).

O número representa um salto dos 9% de mercado brasileiro conquistado em junho de 2007. Embora tenha alcançado uma boa marca em abril, contudo, a participação do Linux no mês de junho caiu para 12%.

O Windows Vista, enquanto isso, tem aumentado a penetração entre os desktops - de 26% em junho de 2007 para 49% em junho de 2008.

O Windows XP, por outro lado, perdeu espaço em um ano, passando de 61% de participação no mercado de desktops em junho de 2007 para apenas 21% no mesmo período deste ano.

No mercado de notebooks, o sistema dominante é o Vista - com 65% de participação em junho de 2008, em comparação com 24% um ano antes. O Windows XP tem menos espaço ainda que nos desktops - em um ano, passou de 57% para 12% nos dispositivos móveis. O Linux permaneceu estável - com 13% e 12% em junho de 2007 e 2008, respectivamente.

A ABI Research afirma que, até 2013, o sistema operacional de código aberto vai liderar o segmento de dispositivos portáteis de internet.

A Gfk estimou que, em 2008, o Brasil venderá 12,9 milhões de PCs.

21 comments:

Castilho said...

Sérgio, bota um rss pra gente não perder nenhum post seu!

Abraço!

Unknown said...

A BOSTA do Vista só tem essa porcentagem pq a venda de laptops aumentou incrivelmente e o Vista vem no embalo dessa venda casada.
Tudo marketing... vc compra as maçãs e leva de bonus a minhoca :P

Anonymous said...

Êta sonho..

A estatística mostra o sistema operacional utilizado nos desktops VENDIDOS no Brasil - e não o sistema operacional utilizado pelos usuários.

Como a maioria dos computadores com Linux pré-instalado acabam rodando Windows (pirata) depois de alguns dias ali, o nro real de uso do Linux é muito menor.

Em 2006, 73% dos usuários trocam Linux por Windows:
http://br-linux.org/linux/idg-now-computador-para-todos-73-dos-usuarios-trocam-linux-por-windows

Em 2008 são 90%:
http://www2.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=13455&sid=5

[]s

Bianca Santana said...

Baboo, eu tenho a até medo de pensar o que você faria por mais dinheiro...

Anonymous said...

Pq haveria dinheiro envolvido nisso ? Leia a fonte original das notícias e a conclusão é óbvia para todos.

Nada como um bom banho de realidade no Serginho ;)

[]s

samadeu said...

Babooooooo, que bom que vc voltou. Sintia falta de suas baboseiras. Achei que tinha sido demitido da micro$oft. Bem vindo. Ah! Vc já assinou o abaixo-assinado contra o vigilantismo na internet? Não vai me dizer que vc tá com o Azeredo.
Outra coisa: só a Insigne já vendeu 1 milhão e meio de máquinas com sua distribuição Linux. Tá preocupado baboooô?
Um enorme prazer tê-lo novamente no meu blog.

Anonymous said...

E aí Serginho, tudo bem ?

Eu não posso ser demitido de um lugar aonde eu não trabalho, mas não adianta eu repetir isso, pois aparentemente vc faz questão de não entender ;)

Eu estranho que vc reclama do Azeredo - afinal vcs dois são mestres em tentar "empurrar goela abaixo" qquer maluquice que vcs acham certo: vc com o Linux em todos os computadores, e ele com a vigilância eletrônica. Obviamente eu sou contra isso tudo, mas isso é irrelevante, pois sabemos que o Brasil é uma piada em termos de leis.

E pq eu ficaria preocupado com o Linux ?? A Insigne pode vender quantos computadores eles quiserem com Linux pré-instalado, pois assim que o usuário percebe que o SO instalado ali não deixa ele fazer o que ele quer, ele instala Windows ali (infelizmente pirata) e os problemas dele estão resolvidos. Afinal o usuário merece ter liberdade, certo ? ;)

[]s

Anonymous said...

Aliás, a minha opinião sobre a Insigne foi postada em http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?showtopic=634215 há quase 6 meses. Só rindo mesmo...

samadeu said...

Baboo a lei que criminaliza as práticas de compartilhamento na Internet deve ser combatida. Não seja tão incoerente. Vá lá e ajude na defesa da liberdade na rede.
Baboo, sua incoerência só não é maior que sua cara de pau. Foi a micr$oft que se tornou monopólio obrigando as emrpesas a instalarem seu sistema operacional nas máquinas que saiam da linha de montagem.
Babooooo, deixe de babooooserias.
Vá cuidar de coisas importantes.
Peça autorização para a micro$oft para divulgar a luta contra o projeto do Azeredo no seu site.
Mais uma vez, obrigado pela presença.

Anonymous said...

Serginho, eu sou totalmente contra a lei, e eu poderia facilmente te ajudar (afinal o BABOO e o Fórum do BABOO são acessados por 4,5 milhões de usuários todos os meses, e há quase 800 mil assinantes da newsletter), mas vc sempre foi hipócrita e arrogante com a Microsoft e os usuários do Windows em geral.

Agora colha o que vc plantou: peça ajuda à meia-dúzia de usuários de Linux (incluindo aqueles que usam o Insigne) e os puxa-sacos de plantão que te apoiaram quando vc estava no governo para assinarem a sua petição :)

Vc realmente acha que pode criticar por anos alguém e depois pedir favorzinhos ??? Bem-vindo ao mundo real.

E se em 2008 os usuários de Linux preferem usar o Windows de 2001 (XP) nos seus computadores novos, não culpe a Microsoft por isso: melhorem o Linux ao invés de praguejar o Windows ;)

Só rindo mesmo...

[]s

Anonymous said...

http://forum.guiadopc.com.br/index.php?showtopic=4937&st=0

Ei... Esse cara não é do mesmo site que disse que o Firefox e o Thunderbird são programas espiões ? ;P

Anonymous said...

êta baboo rancoroso, gente!

minha nossa senhora!

ainda bem que tem gente que, ao contrário dele, pensa e trabalha em prol do interesse público, né não?

Anonymous said...

Não há absolutamente nenhum rancor: ele sempre desrespeitou os usuários de Windows - estes mesmos que agora ele quer pedir ajuda.

A atitude dele é patética e hipócrita, mas também é divertida ;)

O BABOO ajuda gratuitamente 4,5 milhões de internautas todos os meses a se manterem atualizados e ter as suas dúvidas e problemas resolvidos. Isso certamente é bastante útil para a sociedade..

[]s

Anonymous said...

Mas, voltando ao tema inicial, o título é falacioso, servindo apenas para alimentar as esperanças dos defensores do SL.

90% dos computadores novos acabam rodando Windows ao invés de Linux, e o Linux tem uma participação inexpressiva nos desktops antigos. Conclusão: somente nesta página o Linux está em 20,8% dos desktops no Brasil, pois no mundo real isso é considerado MENTIRA.

Mas e daí, certo ? Viva a desinformação !! :)

Anonymous said...

Mwahahaha!!!! O cara posta uma notícia sensacionalista,falaciosa e tendenciosa no site dele(a de que o Thunderbird e o Firefox seriam programas espiões), e depois vem nos acusar de disseminar a desinformação...

E,mesmo postando mentiras, ainda tem a cara-de-pau de dizer que o seu site é útil para a sociedade... Enganando 4,5 milhões de usuários, hã ? Patético,hipócrita e arrogante é sr. Baboo!!! ¬¬

Anonymous said...

Victor, não choramingue: a notícia publicada no BABOO foi postada originalmente na ZDnet: http://blogs.zdnet.com/hardware/?p=2143. Nada como uma boa dose de realidade! Eu não inventei nada.

E convenhamos: quando um professor de pós-graduação posta esse tipo de informação exagerada/inverídica/sensacionalista em seu blog pessoal, não adianta reclamarem da qualidade de ensino no Brasil, né ? ;)

E viva a desinformação !

BTW eu não vim aqui p/ criar confusão alguma: eu apenas levantei a questão do exagero nesse título.

[]s

Anonymous said...

Esse Baboo é um babão.

É um palhaço digital. As pesquisas que ele escolhe são as que a microsoft sai bem na fita. Quando a realidade mostra algo que ele não gosta, ele quer desqualificar.

Quando a consultoria fala que o Linux avançou no Brasil, o Baboo é recebe um telefonema dos chefetes dele e aí ele reaparece.

A pirataria existe antes do programa do governo. Nem o babaca do baboo pagou as licenças do Office que ele usa.

O preço da licença caiu depois que o software livre começou a avançar no Brasil. É só comparar o preço. Isto baboo não fala. Ele é tosco. Um porco digital que se alimenta da lavagem digital da microsoft.

O Linux cresce mesmo com o acordo Telefonica com a microsoft. Você liga para a Telefonica eles dizem que você não deve usar Linux. Isso sim é autoritarismo. É venda casada. Mas a Anatel não vê porque tem oi rabo preso.

baboo, seu pulha digital, vai tomar no ...

Anonymous said...

Eu não desqualifico nada, eu apenas analiso as informações de maneira mais realista e menos tendenciosa.

O Linux pode ter avançado 100% no Brasil, saltando de nada para coisa alguma, mas postar que 20% dos desktops rodam Linux é mentira.

O Office 2007 Home e Student é excelente e tem o preço certo: R$ 199 por 3 licenças. E isso não tem muito a ver com o OpenOffice (que tem respeitáveis zero porcento do mercado), mas sim com o alto índice de pirataria do próprio Office da Microsoft.

Hehehe... me xingar não muda nada ;)

Anonymous said...

"Eu não desqualifico nada, eu apenas analiso as informações de maneira mais realista e menos tendenciosa."

Mais realista? Menos tendenciosa ? Mwahahahaha!!!Se o seu site não é tendencioso, por que diabos só vejo notícias negatias quando você fala da Apple ou da Mozilla ? Ou por que diabos você nunca fala mal de certas práticas da Microsoft (práticas de thrust e monopólio, uso de hardware defeituoso nos consoles Xbox(3RL!!!),propaganda enganosa ("Vista capable" ? Mwahahahahaha: http://www.nytimes.com/2008/03/09/business/09digi.html?_r=1&scp=1&sq=vista&st=nyt&oref=slogin ) ,uso abusivo de DRM nos sistemas operacionais (cofcofwindowsvistacofcof) etc) ?

Por que diabos nunca vejo no seu site uma única crítica negativa ao sistemas operacionais Windows (já viu os requerimentos de sistema e consumo de memória do Vista ? O fato de você precisar comprar uma placa de vídeo nova só pra rodar o Aero ? O fato da UAC do Vista ser absurdamente irritante ? O fato do Vista ser MAIS LENTO que o XP ? Ou a piora de performance de jogos no Vista em comparação ao XP ? Ou a incompatibilidade de drivers de hardware em realação ao Vista ?

Tá na cara que você é só mais um fanboy da Microsoft sem nada pra fazer.Vá pagar b****te para a Microsoft em outro lugar,garoto... ;P

PS: Pois é... Eu ODEIO o Windows Vista, e não perco uma oportunidade para falar mal dele...;P

Anonymous said...

Victor, o BABOO é focado no Windows, da mesma maneira que outros sites são focados na Apple ou no Linux.

Se o BABOO só publicasse notícias ruins sobre a Apple ou Mozilla, ali não apareceriam notícias com as novas versões dos produtos dessas empresas e tutoriais sobre eles! Tem até um tutorialzinho mostrando como diminuir o uso de memória no Firefox em http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=32655.

o BABOO é focado no usuário final e publicamos notícias interessantes para este público. Sobre o processo do "Vista Capable" as demais notícias, você está totalmente enganado:

Microsoft é processada por 'Windows Vista Capable'
http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=30673

Processo contra selo 'Vista Capable' pode prosseguir
http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=29570

Classificação 'Vista Capable' será alvo de processo
http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=29195

Consumidora processa MS por campanha 'Vista Capable'
http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=28180

Sobre o problema do X-BOX, isso foi publicado em
http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=29237

Sobre o DRM, foi publicado que até mesmo Bill Gates reclamou disso:
http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=26925

Sobre críticas ao Vista (é bom lembrar que o SP1 deixa algumas tarefas do Vista 96% mais rápidas):

Foco em segurança no Windows Vista foi exagerado?
http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=30638

Mesmo com críticas, Windows Vista vê crescimento
http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=31066

Microsoft responde críticas do Vista Ultimate
http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=29192

Symantec aumenta campanha de críticas ao Windows Vista
http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=27771

E vc não gostou do UAC do Vista ? Substitua ele !
http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=32958

Desenvolvedores preferem Windows XP
http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=32139

MS se esforça para melhorar a imagem do Vista
http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=32016

Oops.. Microsoft atualiza versões erradas do Vista
http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=31130

XP SP3 vs Vista SP1: quem é mais rápido?
http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=31992

etc etc etc...

Tá na cara que vc só está aqui só para criar confusão - como a grande maioria dos zealots, quando entram em alguma discussão sobre o Windows.

Como vc pode ver acima, TODAS as postagens tentam me ofender e ridicularizar. Pelo visto, infelizmente não há um único defensor do SL com educação e capacidade de manter uma discussão saudável e civilizada. Basta eu aparecer aqui, e vcs começam a me apedrejar como aquela maravilhosa imagem que eu criei no artigo sobre o radicalismo ideológico do estimado Serginho: http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=11835. E depois falam que eu "exagerei", quando esta página apenas comprova que eu tenho razãzo! Só rindo mesmo ;)

BTW prepare as suas pedras, pois em breve eu vou publicar o www.zealots.com.br, em homenagem a vcs, e www.fanboys.com.br para os maçazinhas. Let's have some fun !

Por fim, isso tudo não muda o fato do Linux estar em 20% dos desktops é algo totalmente fantasioso. E viva a desinformação !

[]s

Anonymous said...

"Victor, o BABOO é focado no Windows, da mesma maneira que outros sites são focados na Apple ou no Linux."

O mundo, gira, gira, girafa: http://www.keepgeek.com.br/2009/12/10/baboo-se-rende-ao-software-livre/.