Tuesday, December 04, 2007

LEIA A FRASE DE JACK VALENTI QUANDO TENTAVA IMPEDIR A EXISTÊNCIA DO VÍDEO... VOCÊ ACHA CORRETO DOUTRINAR NOSSAS CRIANÇAS COM TAIS FUNDAMENTOS???

Vale a pena lembrar que a turma que está com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo fazendo campanha anti-pirataria (MPAA/AMCHAN) é a mesma que tentou proibir a venda de gravadores de video cassete (VCR, video cassette recorde) em um passado bem recente.

Jack Valenti, então representante da MPAA (Motion Picture Association of America) prestou um depoimento na ação judicial que movia contra a Sony (home recording of copyrighted works),em abril de 1982, visando proibir a venda de VCR (reprodutores de vídeos). Sua frase deve ser sempre relembrada: "I say to you that the VCR is to the American film producer and the American public as the Boston strangler is to the woman home alone." (TESTIMONY)

Ironia! Dez anos depois, Hollywood vendia mais filmes para VCRs do que para salas de cinema. A MPAA sempre foi um núcleo de exagerados. São seus fundamentos que iremos ensinar nas escolas de São Paulo? Será que o governador José Serra sabe disso?

3 comments:

Anonymous said...

acho que a pergunta não é exatamente "será que ele sabe?" e sim "será que ele se importa?"

_____
Rozana.

samadeu said...

Concordo contigo, Rozana. Sua pergunta é bem mais certeira. Por outro lado, quando Ministro da Saúde, Serra lutou contra o controle do conhecimento dos remédios contra a AIDS. Será que ele aderiu a turma que combatia? Por isso, está abrigando os controladores do conhecimento e da cultura em uma parceria com a Secretaria da Educação? Pode ser...

José Antonio Rocha said...

Não apenas controladores do conhecimento, mas defensores de monopólio, pois isto é o que copyright e patentes são: monopólios concedidos pelo estado por pressão do poder econômico. Por que a Exxon e a AT&T não podem fazer monopólios, e a Microsoft e a Disney podem?