Sunday, April 13, 2008

PARLAMENTO EUROPEU DERROTA TENTATIVA DE BLOQUEAR P2P

O Parlamento Europeu rejeitou a proposta de impedir a prática de P2P na Europa. Os parlamentares europeus consideraram incorreto proibir que os internautas e cibercidadãos façam downloads de músicas e vídeos na Internet. A medida foi derrotada na sexta, dia 11 de abril, com 314 votos a favor e 297 contra. As restritições ao uso da Internet apresentadas à Eurocâmara eram muito parecidas com as que a França e a Inglaterra estão tentando aplicar. A partir de uma nova legislação, os governos francês e inglês querem dar aos provedores de acesso à Internet o poder de desconectar e espionar as pessoas que baixam massivamente P2P, BitTorrent, tais como o eMule.

A batalha pelo controle da Internet apenas está começando. A velha indústria cultural, que atualmente deve ser denominada de indústria da intermediação, quer bloquear os usos livres da rede e implantar na Internet uma sitação "broadcasting". Na Espanha, lei semelhante está sendo apresentada. Nos Estados Unidos, as operadoras de telefonia querem ter o controle privado dos fluxos de dados que passam por sua rede física. No Brasil, um projeto de crimes na Internet quer acabar com o uso anônimo da rede, obrigando o uso de criptografia, para satisfazer o interesse dos bancos e da indústria do copyright.

A vitória dessa batalha na Europa é um incentivo para os ativistas da rede que lutam pela liberdade de expressão e pela cidadania digital. No FISL 2008, em Porto Alegre, farei uma exposição, na sexta-feira, dia 18, denominada "Internet sob ataque". Nela. buscarei mostrar o atual cenário e a conjuntura da luta entre as forças que querem a liberdade e as que querem o controle da comunição em redes digitais.

Veja a matéria do El País: La Eurocámara rechaza penalizar las descargas. Juzga "esencial" no obstaculizar el acceso a la cultura.

4 comments:

Anonymous said...

Oi, Sérgio.
Tudo bom?
Sou jornalista e gostaria de falar com vc para uma matéria que estou fazendo. Vc pode entrar em contato comigo por e-email? O meu é robertasalomone@uol.com.br
Aguardo contato.
Obrigada,
Roberta

Anonymous said...

Menos de 1% dos usuários devem usar P2P, VOip, Etc, e isto já leva a frágil rede dos provedores ao limite, quanto a capacidade de tráfego de dados. Para garantir que 100% do clientes tenham acesso pleno a rede um UPGRADE enorme nas estruturas fisicas será necessário, com investimentos astronômicos inviabilizando o negócio no momento
o bloqueio do sinal via traffic shapping e packet injection é uma alternativa temporária, desleal é verdade.

Minha Teoria:
http://www.abusar.org/virtua_teoria_consp.html

Anonymous said...

Paródia das propagandas anti-pirataria

http://br.youtube.com/watch?v=QcsAqC1PG3Y

animah said...

só cá faltava, censura da rede genero china ... era bonito ... o unico e ultimo meio de comunicação não parcial neste mundo, o unico ainda live. sem a internet estamos necessariamente à mercê de toda a propaganda.