Wednesday, May 14, 2008

DESASTRE AMBIENTAL


Não bastou aprovar a invasão dos transgênicos na agricultura, não bastou assistir o aumento da devastação da Amazônia, o governo atual dá demonstrações de obscurantismo na área ambiental. Sem força, sem o apoio da articulação central do governo, Marina Silva já estava há muito tempo paralisada. Caiu. Interessante é notar que o núcleo duro do governo é nitidamente insensível à defesa do meio ambiente. Infelizmente a questão ambiental nunca sensibilizou Lula e seu grupo mais próximo. Os fatos recentes são sinais positivos para os degragadores, quem perde é a sociedade e a idéia de sustentabilidade. Esta palavra, que não tem nada a ver com capacidade de sustento financeiro, tem sido desgastada pelo uso indevido pelas forças do mercado e pelo marketing inconsequente. Sustentabilidade é a evolução do conceito de desenvolvimento sustentável que por sua vez é a superação da idéia de crescimento econômico a qualquer preço. A sustentabilidade é a capacidade de viver e ampliar a qualidade de vida da sociedade sem acelerar o ritmo entrópico que desagrega e destrói ecossistemas atuais.
Estamos mal, mas podemos ficar mais vigilantes e ativos. A questão ambiental tem que virar uma pauta política importante.

3 comments:

Anonymous said...

Hoje, acordei me sentindo um barco à deriva. Ser petista, às vezes, é um fardo muito difícil de carregar.

Deixo aqui o trecho de um artigo do poeta Thiago de Melo, que lí hoje pela manhã: "- Vou lhe dizer, vou lhe revelar. O que sobrava nela, faltava em membros do governo... Ela me mandou, há pouco, cinco ou seis linhas, não muito. E me disse: "Thiago, o que mais precisamos é coragem, prudência e humildade". A causa de Marina é a minha. A humildade vencerá a arrogância. A utopia triunfará sobre o Apocalipse."

Anonymous said...

desânimo total... =/

SP said...

É urgente salvarmos a nossa vida pensando primeiro na natureza...
Um abraço!