Thursday, December 04, 2008

GOVERNO DO PARÁ VAI PRIVATIZAR E-MAILS DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS


A última estratégia da micro$oft para o Brasil é ilegal. Todos sabem que um dos maiores ativos da rede é o número de acessos que um site tem. Milhares de usuários únicos valem dinheiro, pois as agências de publicidade pagam para anunciar em portais e ferramentas que têm muito acesso.

Há muito tempo, Robert Metcalfe, inventor do sistema Ethernet de redes locais, havia dito que "o valor de um sistema de comunicação cresce na razão do quadrado do número de usuários do sistema". Tal sentença passou a ser conhecida como "Lei de Metacalfe". Com ela podemos perceber a importância econômica que os acessos a uma rede adquirem.

O Governo de São Paulo e o Governo do Pará deram de graça para a micro$oft milhares de e-mails de funcionários públicos. Entregaram de graça para a micro$oft lucrar em cima dos milhares de novos acessos. O Ministério Público nem o Tribunal de Contas desses Estados ainda não se pronunciaram sobre o caso.

Os governos dizem que ganharam de graça e por isso aceitaram a doação. Será ingenuidade? Imagine quantos acessos novos o portal da micro$oft irá obter somente com essa "pequena e desinteressada doação". Os governos deveriam licitar essas contas de e-mail.

Abaixo, segue o pronunciamento do Sindicato dos Empregados em Tecnologia da Informação do Pará e Amapá. Espero que eles acionem o governo judicialmente.


"PRODEPA VAI PRIVATIZAR OS E-MAILS ESTATAIS
...
GOVERNO DO ESTADO TRAI OS PRINCIPIOS DA INCLUSÃO DIGITAL

Infelizmente, a comunidade de TIC não pode afirmar o mesmo do governo do Estado do Pará. Em
nossos dois últimos boletins divulgamos à categoria e a vários segmentos da sociedade civil, a
tentativa de monopólio dos e-mails estatais do governo do estado através da parceria dissimulada da Microsoft e o governo do estado.
O protocolo monopólio dos e-mails estatais conta com a total subserviência da Prodepa e da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Esses dois órgãos estão em total falta de sintonia com o governo federal e o SERPRO, onde através do programa NAVEGAPARÁ descontinuarão os poucos projetos de tecnologias abertas e adotarão tecnologias proprietárias da Microsoft, mesmo que esta Multinacional, vestida de lobo na pele de cordeiro, adote o falso discurso de gratuidade de seus produtos.
Aproveitamos este momento de congratulação no SERPRO pelos 44 anos, por mais uma demonstração de verdadeiro compromisso com a inclusão social ao garantir um espaço de conhecimento de cidadania digital, para anunciarmos que o SINDPD-Pa e vários segmentos da sociedade civil paraense, desencadeará uma campanha visando barrar o Protocolo de Intenções da Microsoft e o governo do Estado do Pará."

16 comments:

Julio C. Neves said...

Estamos começando a ver a virada. A Micro$oft, que sempre teve o monopólio de TIC, agora vendo sua posição hegemônica ser ameaçada pelo Sw. Livre e pelo Google se traveste de cordeiro e "cede gratuitamente" o uso do hotmail... Ela é tão boazinha e nossos políticos tão inocentes...

Anonymous said...

inacreditavel ...

vou doar uns e-mails do gmail pra eles também ...

Leandro Cianconi said...

Olá Sergio.
Como o presente vem da Microsoft fica fácil a gente virar a cara, mas esta linha de raciocínio muitas vezes podem engessar uma iniciativa. Eu coordenei a área web de uma autarquia federal durante um bom tempo, e briguei muito para tentar criar serviços utilizando infra-estrutura externa, já que nossa TI não atendia, e nem pretendia atender. Queria usar o Youtube, Flickr e até o Wordpress.com, já que não tinha espaço em disco, largura de banda e software livre era proibido na casa. E então, vc seria contra usar tais serviços privados nesta situação?
Abraços.
Leandro Cianconi

Anonymous said...

Não sou o Sergio, mas...

O problema não é usar

Mas se vc não entendeu

Leia de novo

Leandro Cianconi said...

A crítica implicitamente chama atenção para outros meandros, mas vou me ater ao que está explícito. Ao citar a Lei de Metacalfe a menção é claramente quanto à renda que o uso destes serviços oferecidos de forma "gratuita" gera aos detentores privados.
Minha pergunta continua.
Saudações.

Andre Oliveira said...

O Poder público não pode privatizar os seus emails, existem muitos interesses envolvidos, imagine alguém que tenha acesso ao email do governador, dos transportes, sempre terá uma vantagem acima dos demais, e se o governo delega a tarefa de segurança para terceiros, como confiar que não haverá um vazamento de informações previlegiadas?

Anonymous said...

Amigo, tratando de poder publico, nao se pode confiar em nada!

Anonymous said...

Cada coisa que leio...

1- O Gov. do Pará, é governado por um partido político;
2- O Gov. de SP, é governado por outro partido político;

3- 2 + 2= 5? pq será que partidos políticos difetnes, tem a mesma proposta para TI? curiosidade$, para além da Ciência Política....

Henrique de Andrade said...

Pode somar o estado do Rio nessa conta
=(

http://www.educacao.rj.gov.br/index5.aspx?tipo=categ&idcategoria=462&idItem=3294&idsecao=13

Henrique de Andrade said...
This comment has been removed by the author.
Marco said...

Alguém parou para pensar que as comunicações de um Estado da Federação passarão e ficarão armazenadas em servidores fora do país e gerenciados por uma empresa estrangeira?

Comunicação é um serviço essencial e estratégico para qualquer país. Fora de tempos de paz mencionar tal idéia seria passível de fuzilamento por traição.

Qual é a próxima dos colaboracionistas? Terceirizar o Tesouro?

Anonymous said...

PT é = Corrupção!!!

Chega de PT e PSDB, tá na hr de ter outros partidos no governo!!!

Anonymous said...

É revoltante ver q o povo é tão idiota em acreditar em td o q o presidente fala...

Anonymous said...

Papai Noel existe!!! he! he! he!

Anonymous said...

A tv digital virá para todos = MENTIRA!!!

A crise economica vai chegar no Brasil q nem marola = MENTIRA!!!

Esses são só alguns exemplos...
Se fosse citar todos levaria + de uma semana...

Marcus Fazzi said...

Sinto-me envergonhado dessa burrice toda e falta de cuidado com o bem público.