Monday, April 07, 2008
CELULAR SEM OPERADORA: SERIA VIÁVEL A GRATUIDADE NA COMUNICAÇÃO?
Recebi da Mariel o link da UOL com as imagens do celular que permite realizar VoIP diretamente na Internet. Prá que operadoras? O fato é que a conexão de Internet não dispensa as operadoras que conectam os roteadores ou que fornecem a conexão Wi-Max. Mas já temos cidades que começaram a abrir o sinal de Internet em todo a área municipal urbana. A Prefeitura paga o link e socializa o sinal entre os moradores. Nessas cidades existe uma verdadeira nuvem digital sobre nossos aparelhos de comunicação. Aí vêm a turma do Kptal perguntando: quem paga? é gratuito?
Qual o problema da comunicação gratuita? Como direito humano? Qual?
De novo, os kptalistas diriam "não existe almoço grátis". Alguém deve pagar a conta. Isto é verdade em um ecossistema baseado em contas. Existe trocas baseadas na dádiva. Existe a economia da dádiva ou gift economy.
Eu espero, usar, em breve, um celular P2P. Como a conectividade é baseada na colaboração em que cada aparelho retransmite o sinal dos demais, não caberá a idéia de contas a pagar.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
5 comments:
Oba, Amadeu.
Legal esse aparelho.
Mas acho que a essa altura do campeonato, a grande maioria dos celulares já poderia vir com wi-fi.
Por enquanto, só os poucos modelos que custam mais de mil reais, como o N81 e N95 da própria Nokia, ou o iPhone da Apple, é que nos permitem usar VoIP para escapar dos preços absurdos das ligações.
E é certo que em tempos de internet já não faz mais sentido nenhum a tarifação de ligações por minuto. Mas mesmo com a crescente utilização de VoIP, no fim das contas quem fornece o serviço de conexão é alguma empresa de telecomunicações.
De qualquer forma, é certo também que não falta muito para que todos nós, consumidores, percebamos que o único serviço que faz sentido pagar às telefônicas é o da conexão à internet. Seja ela 3G, ADSL ou wi-fi e chegue ela no celular, no laptop ou em casa.
Mas legal mesmo vai ser o dia em que as pessoas com seus aparelhos começarem a formar redes mesh autônomas aqui e ali.
nossa, que coisa linda! redes virais, celulares p2p, eu e o meu kurumin...
adorei o termo "gift economy"! =)
que idéia interessante essa dos celulares via P2P, puxa! nunca havia me ocorrido isso. fiquei fascinado.
a telefonia fixa também já poderia ser gratuita. existe um senso bizarro de que ninguém deve pagar pelo que não consome, e com isso nos limitamos (sob a forma de controle) para pagarmos a uma operadora para manter nossas linhas funcionando. no lugar disso, todos poderíamos pagar uma taxa razoável e termos telefones em casa e ligarmos à vontade um para o outro, o que além de agradável seria uma super-alavanca na economia.
mas preferimos trabalhar em um modelo de escassez, em plena abundância.
Fiz um post comentando sua matéria no meu blog.
Eu entendo que os custos de implantação e manutenção de uma rede como esta deve ser repensada.
Um forte abraço e parabéns pelo bom trabalho no seu blog.
Post a Comment