Friday, May 11, 2007

MEMEFEST: O FESTIVAL MUNDIAL DA COMUNICAÇÃO RADICAL

As inscrições para o MEMEFEST encerram-se no dia 20 de maio. Se você não conhece o MEMEFEST vale a pena visitar o site http://brasil.memefest.org/.



O texto abaixo foi retirado do site do MEMEFEST e explica o festival. Neste ano, serei um dos jurados brasileiros:

Memefest, o Festival Internacional de Comunicação Radical - nascido na Eslovênia e rapidamente atingindo uma massa crítica no mundo inteiro - orgulha-se em anunciar sua sexta competição anual.

Mais uma vez, o Memefest está incentivando estudantes, escritores, artistas, designers, pensadores, filósofos e contra-culturalistas a inscrever seus trabalhos ao nosso painel de jurados renomados. Neste ano temos como membros do juri P.K. Langshaw, Professora Catedrática e Associada Departmento de Design e Arte em Computação da Concordia University, em Montreal, Quebec; Jason Grant, Diretor do Inkahoots (http://www.inkahoots.com.au), o ousado estúdio de design gráfico em Brisbane, Australia; Luli Radfahrer, Professor na Escola de Comunicações e Artes da USP, em São Paulo, Brasil, e fundador da Hipermidia, uma das primeiras agências de comunicação digital neste país, e Carmen Luke, líder acadêmica internacional no campo da ensino de mídia e novas mídias, estudos feministas e globalização, baseada em Brisbane.

Tradicionalmente, a equipe do Memefest pede que os participantes respondam a opiniões expressas num texto selecionado usando a mídia apropriada para cada categoria (Comunicação e Sociologia- ambas escritas, Artes Visuais e Beyond….). Neste ano, pela primeira vez, escolhemos o mesmo texto para as categories acadêmicas e artísticas e também, diferente dos anos anteriores, quando os textos selecionados eram trechos de ensaios, ou livro, ou manifesto, o texto escolhido neste ano é um trailer do filme Os Pássaros, de Alfred Hitchcock , dos anos 60. Este trailer apresenta um monólogo espirituoso, cínico, bem humorado mas também obscuro e sério encenado pelo próprio diretor.

Ainda mais pertinente (para não dizer urgente) hoje do que visto gerações atrás nas salas de cinema, o comentário genial de Hitchcok sobre a relação do homem com a natureza sem dúvida irá provocar um excesso de respostas inequívocas.

E, como sempre, aqueles cujos trabalhos não se encaixam nos formatos convencionais, podem entrar na categoria Além…, em que o nome do jogo é desafiar as práticas e crenças tradicionais!

Além… continua crescendo em popularidade como uma categoria não somente por seu apelo avant-garde mas também por ser aberto a não estudantes.

O Memefest acontece completamente online no www.memefest.org, e todos os trabalhos inscritos estarão disponíveis para acesso completo e comentários nas galerias do site.

Em 2006, o Memefest recebeu quase 500 trabalhos de participantes de todos os continentes (exceto Antarctica). Esperamos crecer e espalhar mais dessas idéias infecciosas, então continue pensando e produzindo.

Prazo final para inscrições é 20 de maio de 2007.

No comments: