Tuesday, June 05, 2007

CÁSPER LÍBERO ABRE 15 VAGAS PARA O MESTRADO. MESTRADO DA CÁSPER POSSUI GRUPO DE PESQUISA DE COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E CULTURA DE REDE.


Sou professor titular da pós-graduação da Cásper Líbero. Nosso mestrado possui duas grandes linhas que discutem a comunicação na contemporaneidade. Uma chama-se Processos Midiáticos: Tecnologia e Mercado. A outra discute os Produtos Midiáticos: Jornalismo e Entretenimento. Como integrante da primeira linha de pesquisa, lidero o Grupo de Pesquisa COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E CULTURA DA REDE.

Nosso curso de mestrado foi renovado. Temos 10 professores doutores de altíssimo nível, coordenados pelo prof. Laan Mendes de Barros. Integram nossa equipe os professores Laurindo Leal Filho, Cláudio Coelho, Dimas Künsch, Dulcília Helena Schroeder Buitoni, Heloiza Helena Gomes de Matos, José Eugenio de O. Menezes, Marcelo Coutinho e Walter Teixeira Lima Junior.

Estou formando uma equipe de pesquisadores interessados em analisar a expansão das redes de colaboração, trabalhando as interfaces, sociabilidades, conflitos e relações, sejam nas redes lógicas que habitam o ciberespaço, nas redes físicas de conexão ou na inter-relação entre o presencial e o virtual. Nosso grupo de pesquisa quer investigar desde as comunidades de compartilhamento e relacionamento, a comunidade hacker, os grupos ativistas, os coletivos recombinantes, até o cotidiano das realidades alternativas, como ocorre no Second Life. Eu focalizo minhas investigações no potencial das comunidades de conectividade wireless abertas, nas possibilidades de alcance das cooperativas de conexão e na formação de nuvens de acesso livre à rede mundial de computadores. Trabalho o avanço dos commons no mundo digital, na economia informacional que existe em uma sociedade em rede.

Quem pensa fazer um mestrado na área de tecnologia e comunicação pode dar uma espiada no nosso site http://www.facasper.com.br/mestrado_inscricao/flash/index.html
As inscrições estão abertas e as provas serão no início de agosto. Quem quiser mais informações ou orientações para fazer um pré-projeto de pesquisa é só me procurar e deixar seu contato aqui no blog.

8 comments:

Claudia Castelo Branco said...

caro professor,

Entrei em contato com vc via e-mail, lembra? Sou do Piauí e estarei em São Paulo na quinta. No mesmo dia, encontrarei o prof.Walter na Cásper, que me convidou para participar da reunião do comtec. Conto também com sua ajuda e orientação. Meu trabalho está pronto, mas precisa de algumas adequações. Posso lhe procurar na quinta?

Anonymous said...

Olá prof. Sérgio, como vai? Poxa, me interessei muito por esta pós, mas confesso que marquei toca e fiquei sabendo há pouco sobre ela, sendo assim creio que não conseguirei ler todos os livros descritos no edital. De qualquer forma, gostaria de saber se está previsto uma outra turma para esta linha de pesquisa que muito me interessa. Se puder me responder, meu email é richieri@gmail.com
Enquanto isso vou me preparando. Obrigado e um grande abreço!

Anonymous said...

Olá! Gostaria de uma orientação de como fazer um pré projeto para Mestrado? Poderia me escrever? meu e-mail é lilianma.senac2br.com.br
Obrigada.

Anonymous said...

Olá Sérgio, sou aluno da UFES e atualmente estou fazendo iniciação científica com o prof. Fabio Malini. Como este é meu último ano como graduando estou em busca de um programa de mestrado a fim de dar continuidade na minha pesquisa que venho desenvolvendo por aqui. No caso meu interesse é em concorrer para o edital de 2009, mas começo a correr atrás para não ficar atolado de coisas para fazer e livros para ler na última hora. Gostaria de trocar conversas com você por e-mail para esclarecer algumas dúvidas que tenho em relação ao mestrado da Casper Libero. Caso tenha disponibilidade, meu email é thalleswaichert@gmail.com.

Desde já agradeço sua atenção.

Melina Santos said...

Caro professor Sérgio, eu sei que estou muito atrasada em relação ao seu post, mas não custa nada tentar de novo rs.
Gostaria de saber se você poderia me dar umas dicas para entrar no mestrado, pois desejo realizar estudos sobre distribuição musical na internet. Tenho algumas idéias para a elaboração do pré-projeto, mas estou totalmente perdida.
Por favor, ajude-me!
Abraços!!!

Melina Santos said...

Esqueci do e-mail rs!
mel.santos1985@yahoo.com.br

Unknown said...

Olá Professor Sérgio, preparei um "pré - pré preojeto", muito simples para avaliação em outra universidade com o enfoque em Internet, no entanto, tenho interesse maior no curso ministrado pela Casper.
Poderiamos conversar via e-mail, mando-lhe meu projetinho, para que possa avaliar a viabilidade e pertinência dele.

Agradeço sua atenção.

Telma

Unknown said...

Olá Professor Sérgio, preparei um "pré - pré preojeto", muito simples para avaliação em outra universidade com o enfoque em Internet, no entanto, tenho interesse maior no curso ministrado pela Casper.
Poderiamos conversar via e-mail, mando-lhe meu projetinho, para que possa avaliar a viabilidade e pertinência dele.

Agradeço sua atenção.

Telma