Wednesday, December 10, 2008
PRIMEIRO ROBÔ LIVRE DO PLANETA SERÁ LANÇADO NO CAMPUS PARTY 2009
A equipe coordenada pelo Prof. Alexandre da Silva Simões (UNESP) resolveu seguir a idéia da Esther Luna Colombini (ITA) e começar a construir o primeiro projeto colaborativo de construção de um robô livre. Ele será apresentado no Campus Party pelo Alexandre, Esther e pelo Marcelo Nicoletti Franchin (UNESP) e Jackson Paul Matsuura (ITA).
A idéia é seguir a lógica colaborativa do movimento do software livre. No Campus Party Brasil 2009, o pessoal lançará a versão 1.0 do robô. A arquitetura do hardware e seus softwares serão abertos, sendo disponibilizados na rede para que possam ser aprimoradas pela comunidade de colaboradores. O robô será um humanóide e seu design também será melhorado pelos colaboradores.
Provavelmente, na quarta, dia 21 de janeiro, no palco principal do Campus Party será apresentado o modelo de desenvolvimento do robô, na palestra-demonstração PROJETO ROBÔ LIVRE: COLABORAÇÃO SEM LIMITES. Imperdível.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
9 comments:
Legal! Só assim pra conseguir realmente chegar perto da perfeição...
ps: boas férias, professor! (se você realmente tiver alguma)
Esse negocio de coisa livre no BR.não funcionaOlá lhe coloquei no meu blog.
Antonio
A colaboração é o que salva o Brasil. O que não funciona aqui são as práticas proprietárias. Temos o maior número relativo de participantes de redes sociais. O robô livre será um sucesso.
Adalberto
Não baste ter desenvolvimento colaborativo para garantir o sucesso; porém este já é um começo.
Muito legal esta notícia.
Irado !
Estarei lá !!
Olá Sérgio,
Essa informação de "Primeiro robô livre do planeta" não está correta. O Danilo César já desenvolve trabalhos desse tipo há alguns anos (desde 2001), inclusive organizando várias olimpíadas de robótica livre (por exemplo no CESoL e no Latinoware).
Portanto, trabalhos com robótica livre já estão sendo desenvolvidos há muito tempo por ele. Sendo tanto o hardware quanto o software totalmente livres. Inclusive ele monta o hardware a partir de sucatas de informática, como restos de impressoras e controladoras de disquete.
Para maiores informações, por favor, dê uma olhada no sítio que ele mantém (junto com a comunidade):
http://www.roboticalivre.org/portal/
Um abraço e até mais.
O trabalho do Danilo é interessante, e talvez diferente do ponto de vista de objetivo do trabalho do Alexandre. Além de robótica livre, que ele vem fazendo desde a época do CEFET-MG (2001, e que por coincidência foi a mesma época que fui estagiário da PRODABEL/SMED onde ele trabalha e onde o conheci), o projeto do Danilo contempla os projetos educacionais mais carentes, uma vez que utiliza-se de sucatas para construir os artefatos, aguçando nos alunos o estudo de matérias até não muito populares como matemática e física, e num momento posterior outras matérias, até mesmo arte, uma vez que é necessário boa dose de criatividade para se deixar um robô feito de sucata com um aspecto plástico que não lembre que é um amontoado de sucata.
Ao se dizer que será apresentado o primeiro robô livre, temos que pensar que a concepção de robótica é diferente em cada pessoa.
Enfim, são trabalhos interessantes que, se explorados podem render belos resultados educacionais.
Olá. Sou um divulgador da robótica educacional para crianças e jovens de ensino fundamental 1, 2 e ensino médio. Visite meu site,
www.grandeideiaestudio.com.br
faça o download gratuito da apostila de robótica e dê uma passadinha em nosso blog:
guiarobotica.blogspot.com
Post a Comment