Tuesday, September 04, 2007

MONOPÓLIO PERDE PRIMEIRA BATALHA. AGORA, PRECISAMOS ORGANIZAR A DEFESA DA CONCORRÊNCIA DIANTE DO NOVO ATAQUE EM 2008

A M$ perdeu a votação na ISO. A tentativa de transformar o Office em um padrão internacional fracassou. A comunidade de software livre e as instituições que defendem a liberdade do conhecimento e a concorrência, venceram. Entretanto, a guerra de padrões não acabou.

O Monopólio sabe que precisa impedir que exista concorrência sob um mesmo padrão. Por isso, não irá aderir ao padrão ODF. Irá insistir na aprovação de outro padrão. Se conseguir aprovar na ISO um novo padrão poderá neutralizar a necessidade de interoperabilidade e comunicabilidade plena entre documentos.

Tecnicamente, o padrão OoXML é extremamente frágil. Dificilmente o monopólio irá conseguir melhorá-lo. Contudo, a ação do monopólio não é técnica. Ela utilizará seus lobistas e toda força do seu poder econômico para tentar a aprovação.

Precisamos, agora, discutir com a sociedade dois temas: 1) um padrão não pode ter componentes patenteados e protegidos pelo copyright; 2) a concorrência exige um único padrão aberto. Instituições como o IDEC e movimentos como o INTERVOZES foram importantes na vitória que ocorreu no Brasil, mas serão mais decisivos agora. Eles precisam começar já a sensibilizar suas audiências sobre a importância dessa luta.

Precisamos preparar o movimento de defesa da concorrência e dos padrões abertos.

3 comments:

Luiz Eduardo Brandão said...

Sérgio, caso a M$ acabe ganhando a parada, o que esperamos não aconteça, o Brasil é obrigado a acompanhar a ISO e adotar o padrão OXML?

Unknown said...

Ola Sergio, ainda temos esperança de traze-lo em nosso forum estadual de SL aqui do estado do Amapá, esperamos contar com sua participaçao

Anonymous said...

Qual monopolio? E a IBM saiu ganhando ou perdendo? E a Sun? Voce acha que eles existem ou faz de conta que nao existem? Eles tb tem lobistas?
Nao tem inocente na parada meu caro... A IBM vai pagar muita gente pela ajudona!