Saturday, September 15, 2007

GRAVE: DEPARTAMENTO DE JUSTIÇA DOS EUA DÁ PARECER CONTRA A NEUTRALIDADE NA REDE




O Departamento de Justiça dos Estados Unidos deu parecer a favor das empresas de telecom que querem poder tratar os pacotes de informação que trafegam pela Internet de modo diferenciado. Como alegam ter perdido muito dinheiro com a Voz sobre IP e com outras aplicações como o P2P, as operadoras de telefone e as corporações de Hollywood uniram-se paar aprovar no Congresso norte-americano uma mudança na Lei de Telecomunicações que irá alterar profundamente o modo como conhecemos e usamos a Internet. As operadoras que controlam a infra-estrutura de comunicação quer poder precificar de modo diferenciado os datagramas que trafegam na rede. Quem não pagar para a operadora terá seus pacotes mais lentos. Em alguns casos, as operadoras terão o direito de não deixar passar pacotes que sejam de arquivos que utilizem o BitTorrent. Enfim, querem controlar a rede lógica a partir do controle da rede física. A liberdade dos fluxos informacionais está em risco.
Acompanhem esta batalha no site http://www.savetheinternet.com/





Veja a matéria sobre o parecer do Dep. Justiça:
http://www.freepress.net/news/26093

3 comments:

Fabricio Silva said...

Bom dia Sérgio,

meu nome é Fabricio e cheguei ao seu blog via Tiago Doria. Tomei conhecimento de seu trabalho em favor do software livre durante o FISL 6.0, época em que eu também conheci as idéias por trás desta "filosofia". Sou um entusiasta e tenho agora seu blog como uma fonte de informações que passarei a acompanhar.

Porém uma coisa me chamou a atenção ao ler posts antigos. Você cita que sua mãe é natural de São Sebastião do Paraíso. Também sou paraisense. Vivi lá até sair de casa para fazer faculdade. Hoje tenho um projeto de mestrado inscrito para a seleção na Faculdade de Educação, da UNICAMP, cujo foco de estudo é a informatização da escola pública no município de S. Seb. do Paraíso.

Não há política pública no município nesta área. Por isso meu interesse em estudar como se dá este processo apenas na inércia de programas de esferas distantes do município.

Espero um dia fazer aquela cidade virar notícia sobre informática na educação e uso de softwares livres.

Anonymous said...

agora sim, vamos parar de evoluir, vamos voltar no tempo, agora todo dia vc vai ter a "conta de internet", dividida por tipos de download, isso sim eh evoluir.

e vc acha q o Brasil vai fazer o q ?

Anonymous said...

dia não mes ****