Friday, May 04, 2007

METARECICLAGEM, CIBERMANISFESTOS, MICRODOCUMENTÁRIOS E NANOFILMES... A FUSÃO DA CONVERGÊNCIA COM A MOBILIDADE.

Ontem, dia 3 de maio, Hernani Dimantas, meta-recicleiro, blogueiro das antigas, doutorando na ECA, esteve no seminário do Grupo de Pesquisa de COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E CULTURA DA REDE, da pós-graduação da Cásper Líbero. Ele falou sobre o IMPACTO DO PENSAMENTO DAVID WEINBERGER, HOWARD RHEINGOLD E CHRISTOPHER LOCKE NA COMUNICAÇÃO EM REDE. O debate durou 3 hs e tentou captar as peculiaridades do cenário digital e das redes informacionais.

Felipe Fonseca, um dos pioneiros da metareciclagem no Brasil, esteve há três semanas, na aula de WEB 2.0 e P2P que ministro na Cásper, expondo os princípios do movimento e como ele trabalha reconfigurando sucatas e códigos. Tanto Felipe quanto Hernani deixaram claro que o centro da cibercultura está na remixagem e na lógica recombinante.

Agora, no dia 9 de maio, quem virá discutir com os alunos da matéria WEB 2.0 E P2P, será o videoativista Sylvio Rocha. Sylvio dirigiu junto com Rudá K. Andrade o longa metragem “Somos todos Sacys”, documentário premiado sobre um dos principais personagens da cultura popular brasileira.

Sylvio Rocha estará em nossa ENCONTRO-OFICINA falando sobre a evolução da arte de filmar e o futuro do filme no ambiente de convergência digital e mobilidade. Tratará da criação, roteiro e edição de microdocumentários, nanofilmes e vídeos de bolso.

Pesquisar e aprender a fazer vídeos para celulares, palms e laptops é uma exigência crescente na área de comunicação. Jornalismo para celulares, ficção em drops, nano-dramaturgia é uma tendência que parece estar se consolidando.

1 comment:

Anonymous said...

Olá Sérgio.
Meu nome é Isaac Filho, sou graduando de ciências sociais na UFPE. Gostaria de trocar umas idéias com você. Se puder me passe algum contato.

As idéias são justamente sobre metareciclagem, inclusão digital, software livre.

Desculpa se "invadi" seu blog com outra finalidade.

Abraços
yzakf@yahoo.com.br