Friday, January 18, 2008
ATAQUE À LIBERDADE DE EXPRESSÃO: JUIZ QUER PROIBIR GAMES COUNTER-STRIKE E EVERQUEST.
Uma decisão absurda pode virar moda no Brasil. A 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais considerou os games "EverQuest" e "Counter-Strike" "impróprios para o consumo". Em Goiás, os jogos já começaram a ser apreendidos. Não há nenhuma evidência científica que games que utilizam cenas de violência sejam mais nocivos do que as novelas da Globo e filmes como Tropa de Elite.
Esta decisão precisa ser denunciada, pois o que está em jogo é o direito que todos devem ter de acessar as realidades alternativas. A cibercultura e o ciberespaço permitem que possamos criar formas novas de entretenimento. Não podemos aceitar o cerceamento da dimensão lúdica. Esta decisão do judiciário viola a liberdade de pensamento e o direito ao entretenimento.
Considero mais prejudicial à saúde o programa do Faustão, por dissseminar o tédio e o baixo nível cultural, além de tentar consolidar uma estética baseada no comodismo e no espírito acrítico. Não é por considerar que o programa incentive o sedentarismo que devemos violar a Constituição e atacar a liberdade de expressão e de pensamento.
Um dos países em que os games violentos são mais disseminados é o Japão, outro é a Coréia. Neles os índices de violência não chegam nem perto dos registrados na Zona Sul de São Paulo, onde existem pouquíssimos computadores. A maior causa da violência na sociedade brasileira é a desigualdade e as péssimas condições de ensino. É a exclusão digital que cria mais revolta que o uso livre dos computadores para a diversão. Esta absurda decisão do Judiciário não tem fundamento científico, está baseada no preconceito e no mais tacanho senso comum.
O Ministério da Cultura deveria manifestar-se claramente contra este absurdo ataque à cibercultura.
Vamos escrever contra e alertar os ativistas que defendem a liberdade de expressão na rede.
Veja o link do PROCON de Goiás http://www.procon.go.gov.br/procon/detalhe.php?textoId=001072
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
13 comments:
Sergio,
Como podemos fazer uma carta prá mandar prá este monte de babacas que querem controlar nossa vida e nosso lazer de forma arbitrária ?
tens alguma idéia ?
Abraços,
Billy.
Penso que prefiro ver meu irmão de 9 anos jogando Counter-Strike do que assistindo ao Linha Direta.
Onde estará o bom senso?
Sergio,
Me permita complementar um pouco mais o caso do Counter. Segundo uma notícia da UOL [1] o texto original do PROCON cita que:
"[no jogo counter strike] traficantes do Rio de Janeiro seqüestram e levam para um morro três representantes da Organização das Nações Unidas. A polícia invade o local e é recebida a tiros"
Perceba que eles estão claramente se referindo ao mod_rj. O mod_rj não é parte integrante do jogo e sim um arquivo de customização para o jogo, criado e distribuido por jogadores, e não pela EA Games (fabricante do Counter). Isso me faz achar os argumentos para a proibição extremamente fracos.
Além disso, de quando data o lançamento do Counter Strike? Quando foi a 'moda' do CS no Brasil? Ambos datam de muitos anos atrás. Será que foi necessária quase uma década para o CS se mostrar nocivo?
[1] http://jogos.uol.com.br/pc/ultnot/2008/01/18/ult182u7954.jhtm
que faz menção ao texto publicado em http://www.procon.go.gov.br/procon/detalhe.php?textoId=001092
Luz, Sérgio! Muita luz! Estou com você na luta pela liberdade de expressão, mesmo que nossas diferenças atrapalhem de vez em quando.
Isso sem contar que esse caso beira o hediondo. Counter Strike é para maiores de idade e podemos interpretar isso como uma tutela do cidadão. O cidadão não tem que ser tutelado.
Eu tava me sentindo sozinha nessa luta da liberdade. Ainda mais agora que pegaram um produto que é um MOD, feito na nossa cultura numa espécie de antropogafismo da cultura alheia. Eu também acho que o Minc tem que se manifestar.
Beijos
Gabriela
Como pode um homem só decidi o que é bom para todos? E a liberdade de expressão, onde fica isso?
Porque não entrar com uma ação coletiva de várias pessoas contra o estado por estar violando o direito constitucional de ir e vir do cidadão ?
Garanto que voltariam atrás em pouco tempo ...
Olha, eu não acho que isso é uma questão de prefirir o conteúdo de jogos em relação ao da TV.
Isso é uma questão de sucumbir ou não a argumentos moralistas que estão mascarando o verdadeiro debate sobre comunicação social. Também é moralista condenar sob esse ponto de vista ou sobre aquele ponto de vista algumas manifestações na TV mesmo que o que se vise é atacar o poder do veículo. Isso está mascarando as coisas e impedindo o verdadeiro debate democrático.
Olha, eu não sei se é sonho, mas eu fui verificar a ação movida no site da justiça em MG.
Por favor, apurem e veja se confere
http://www.mg.trf1.gov.br/Principal/Cons_Detalhada.htm
Cliquem em Belo Horizonte
Digitem o número do processo:
2002.38.00.046529-6
O requerente da ação é mesmo o Ministério da Aeronaútica? Eu estou sonhando? É essa ação mesmo ou eu fui direcionado para outra ação?
Tem um blog colhendo assinaturas para enviar para o juiz.
http://gnalin.blogspot.com/2008/01/counter-strike-proibido.html
Eu não vou assinar
Lembrando que CS Rio é um mapa feito por certos criadores de mapa e não distribuido pelo EA...
Jess,
esse foi o tempo que a Justiça deve ter levado para decidir. Ou então o tempo que o PROCON demorou para entrar com a ação. De qualquer forma, uma decisão como essa nunca irá prosperar, mas os juízes (a maior parte, com mentalidade do século passado), continuarão a dar decisões como essa.
pois. é absurdo isso. inclusive, todas as ocorrencias cientificas apontam justamente o contrario. essa resistencia idiota aos videogames ainda vai dar muita dor de cabeça a muita gente. e é baseada basicamente em preconceito.
Para min a justiça está totalmente certa, tem é mais que proibir esses tipos de jogo. Ao invês dos jovens ficarem jogando jogos de "debil mental" ( RPG, 1ª pessoa, estratégia... ), tinham é que está programando, estudando novas linguagens de programação, resolvendo problemas de segurança, testando sistemas operacionais, isso sim tem futuro.
Post a Comment