Monday, August 25, 2008

DESCONFERÊNCIA DE CIBERATIVISMO EM NOVEMBRO



Em novembro, entre os dias 10 e 13, ocorrerá na PUC de São Paulo, o II Simpósio da ABCIBER (Associação Brasileira de Cibercultura). Teremos inúmeros debates acadêmicos, conferências teóricas e apresentação de pesquisas sobre cibercultura.

O prof. Eugênio Trivinho, presidente da ABCiber, sugeriu que fosse organizado durante o evento um encontro para discutir o ativismo digital e em rede, ou seja, para debater o ciberativismo. Achei a idéia excelente.

Acredito que o melhor é organizarmos uma desconferência, nos dias 11 e 12, reunindo todos que querem discutir o ativismo em redes digitais. Minha sugestão é abrirmos 4 trilhas iniciais de debates, a partir delas, as novas pautas vão sendo inseridas em um quadro organizador. Não existirá posições fixadas de "palestrantes" e "palestrados".

Proponho iniciarmos com 4 temas, com 1 hora de duração inicial:
trilha 1: Blogs, ativismo e politização
trilha 2: Redes da periferia e periferia nas redes
trilha 3: Práticas recombinantes e defesa do compartilhamento
trilha 4: Interfaces do ativismo, sociedade do controle e luta pela liberdade

Esta é uma primeira sugestão. Talvez o melhor seja começar por outros temas ou ainda acrescentar mais trilhas (vinculadas as lutas concretas nas redes). Também acredito que seja importante envolver os gamers que lutam pelo direito às realidades alternativas; o pessoal da metareciclagem; a comunidade de software livre; os praticantes do jornalismo colaborativo, os ativistas da recombinação, fansubbers, fanfics, game modders, e outros cibercombatentes.

Queria saber quem pode ajudar com idéias e também participar da coordenação da desconferência de ciberativismo, em novembro...

8 comments:

João Sérgio said...
This comment has been removed by the author.
Pedro Markun said...

Conte comigo, Sérgio.

Para fugir do óbvio, talvez seja interessante começar a articular essas trilhas previamente e online. Quem sabe usando a própria rede NING que o Caribé esta articulando?

abs,
Pedro

samadeu said...

Pedro
Grande idéia. Vou falar com o Caribé.
abçs

João Carlos Caribé said...

Tá falado! :)

Achei a ideia da desconferencia genial, e usar o http://ciberativismo.ning.com muito bom mesmo.

Conte comigo!

raquel said...

Não sei ainda se vou conseguir participar da ABCiber por causa da ampliação dos prazos de última hora do Trivinho. Mas se eu for, gostaria muito de participar (especialmente dia 11, porque dia 12 eu tenho que retornar). :)

Adriana Amaral said...

opa, Sérgio, pode contar comigo tb :)

balvedi said...

Oi Sérgio,

No que eu puder ajudar, estou na área, sou uma dessas pessoas dispersas que quer cooperar... ;)

Kauê Mendes said...

Boa Tarde Sergio, Sou a favor do movimento do Software Livre, fiz o curso do Hackerteen, na 4linux, onde você era constantemente citado, e minha inspiração para o estudo, hoje estou na faculdade e chegou a hora do meu Trabalho de conclusão de curso, quando me veio a idéia de fazer Sobre Software Livre, iniciar o movimento na minha cidade!. Gostaria de ter a oportunidade de trocar umas idéias com você. Sei que és muito ocupado, mas peço um pouco de atenção e ajuda, sobre o que falar no meu TCC, pois sei que você é o cara que manja sobre assunto (rs).

Muito Obrigado
Agradeço desde já

Kaue Mendes de Freitas
Contato: kaue.mendes@gmail.com