Wednesday, August 13, 2008

VÍDEO EXPLICA A GUERRA DOS PADRÕES NA COMUNICAÇÃO EM REDE


Com o intuito de esclarecer ao público em geral quais são os impactos de padrões abertos de documentos (de escritório) na comunicação em rede, eu, Sérgio Amadeu (Faculdade Cásper Líbero) organizei um bate papo com Jomar Silva (ODF Alliance) e com o Deivi Kuhn (SERPRO) sobre os padrões de documentos existentes atualmente e sua importância.

No vídeo, Jomar e Deivi tratam dos riscos e consequências da falta de interoperabilidade entre formatos de documentos, explicam a importância do ODF e seus benefícios. Jomar e Deivi participaram de todo o processo de avaliação do OpenXML no Brasil (o padrão da micro$oft), além de integrarem a delegação brasileira no BRM na Suiça, assim tratam também dos embates na ISO que podem ser chamados de “guerra dos padrões”.

No vídeo, Jomar e Deivi explicam por exemplo por que a Boing, uma empresa de aviões, tem total interesse em um padrão aberto de documentos. Por outro lado, quero lembrar que o CNPq e a CAPES ainda não estão usando o padrão aprovado como norma brasileira pela ABNT, o padrão ODF. Exigem que as bibliografias estejam de acordo com as normas da ABNT, mas não os formatos de documentos, o que nos tornam reféns de uma única empresa.

Publicado no blog do Jomar: http://homembit.com/2008/08/padroes-abertos-na-comunicacao-em-rede-odf-e-openxml.html

No blog do Deivi também: http://metalpolitica.blogspot.com/2008/08/padres-abertos-na-comunicao-em-rede-odf.html

3 comments:

Anonymous said...

Well, all I can say is. Im hungry.

João Sérgio said...

Se não fôr pedir demais, poderia extrair o aúdio e me enviar?

Minha net é muito lenta

Mandei meu endereço de e-mail pro seu gmail

Alexandre Magno said...

Fiquei sem entender. No vídeo se fala que o Office OpenXML não será implementado pela Microsoft, e que a empresa anunciou a implementação do ODF. Mas o que eu colhi em outras fontes é que o Microsoft Office 2007 implemennta o Office OpenXML. Houve um desencontro de informações devido às datas diferentes? Ou o Office OpenXML implementado no Microsoft Office 2007 é diferente daquele discutido para ser norma internacional?