Saturday, August 30, 2008

GABRIELLA COLEMAN E A ÉTICA HACKER...


Em 2004, conheci um hacker brilhante da comunidade Debian chamado Benjamin Hill. Ele me colocou em contato com o pensamento da antropóloga Gabriella Coleman. Cheguei a trocar uns e-mails com ela e seus textos muito me ajudaram no meu doutorado. Neste ano, ela esteve novamente no Brasil e conseguimos conversar bastante. Tiramos até uma foto.

Gabriella Coleman fez seu doutorado em Antropologia Cultural na Universidade de Chicago, em 2005, onde estudou a cultura hacker e o desenvolvimento do software livre. Hoje, ela é professora assistente no Departamento de Cultura e Comunicação da New York University. Gabriella concluiu seu novo trabalho "Coding Liberal Freedom: Hacker Pleasure and the Ethics of Free and Open Source Software". Gabriella estuda principalmente os novos valores liberais, bem como o papel das novas tecnologias na comunicação e as novas formas de colaboração e de ativismo, entre eles a ação e a ética hacker.

Antes que as mentes obtusas da "comunidade do controle" tentem usar este post contra a luta pela liberdade, gostaria de esclarecer que o termo hacker não é sinônimo de cracker, nem de criminosos. A subcultura hacker está na origem da Internet, do software livre, da web, do P2P e de uma série de grandes invenções e inovações indispensáveis ao avanço da sociedade em rede. A leitura dos textos de Gabriella Coleman ajudaria muito esclarecer a importância da cultura hacker para o desenvolvimento das práticas colaborativas e das tecnologias da inteligência.

10 comments:

Moderador said...

Professor Sérgio,

Gostaria de saber onde posso encontrar o trabalho da Professora Coleman, teria alguma dica de site que pudesse pegar um pdf da tese ou algo assim?

Leandro Salem de Oliveira said...

A economia na internet é baseada na quantidade de vezes que sua informação é espalhada. Essa foi a grande sacação do Google em relação a publicidade online. Quanto mais sites falando sobre restaurantes, mais espaço para distribuir anúncios de restaurantes, e isso vale para qualquer outro negócio, inclusive download de séries e filmes.
Acho que deve haver lgo assim neste livro, estou muito curioso.

Anonymous said...

Olá Sérgio,
vou procurar o trabalho por aí. Se não achar eu grito HELP!!!.

Cara, tô querendo mostrar para uns estudantes de S.I. o vídeo da mesa que você participou lá no Fórum Direito Autoral. Ainda não achei por aí também.

Ah.. última encheção de saco. Fiz uma pergunta lá para o seminário, mas, não sei se te passaram. Sobre as Fundações e propriedades de marcas como Ubuntu, por exemplo. Recebeu a pergunta?!

Mônica Paz said...

Hum, vou querer dar uma olhada :-) bjs

Paulo Francisco Slomp said...

Relação de algumas páginas onde é possível encontrar textos da Gabriella Coleman:

http://slomp.wordpress.com/2008/06/10/antropologia-do-software-livre

http://slomp.wordpress.com/2008/06/15/antropologia-do-software-livre-2

Saudações!

Anonymous said...

Sérgio Amadeu, você já assistiu o documentário "Zeitgeist"?
Se puder, assista prestando mais atenção na parte III.
Procure por ele no Google Videos. Lá é possível vizualiza-lo inteiro.

Ynot Nosirrah said...

I recommended your blog as part of Blog Day 2008. See more informations in www.blogday.org. I recommend for you the following websites:
- Blog of my dear Dutch and sweet friend Donna and her voyage in Brazil (http://blogs.kilroytravels.nl/m8eldje/blog).
- Blog about movies and books (http://wwwrenatacordeiro.blogspot.com/).
- Blog about Mariana´s diary (http://www.senso.blogger.com.br/).
- Blog "Gotas diárias de sentimento" (http://gotasdiariasdesentimento.blogspot.com/).
- Blog about Catholic faith (http://elesnaosabem.blogspot.com/).
- Blog about medicine (http://www.blogonlinedoctor.com.br/).
- Blog about democracy in Internet (http://samadeu.blogspot.com/).
- Blog "Esse meu ovo mesquinho e fechado" (http://me-da-uma-aspirina.blogspot.com/).
- Blog of little dear sister with her poems (http://florvulneravel.blogspot.com/)

Anonymous said...

Os trabalhos, apresentações e outros estudos da Gabriella Coleman podem ser encontrados no blog: http://gabriellacoleman.org/blog/

Tiago Cau said...

Sérgio...

tentei procurar na net mas não achei...
quero saber como anda o projeto Azeredo....

se puder me dar uma força fico agradecido!

Marcos Oliveira said...

Olá, Sérgio!

Estou começando a estudar o software-livre e os trabalhos da Gabriella vão ajudar muito. Comecei a catar coisas dela na net. Valeu pela dica!