Wednesday, August 27, 2008

LIVRO ALÉM DAS REDES DE COLABORAÇÃO ESTÁ DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD


NOVO LIVRO DISCUTE O POTENCIAL DA INTERNET E A SOCIEDADE DO CONTROLE

“Ao mesmo tempo que devora, digere e recria o telefone, o cinema, a televisão, os correios, o rádio e a indústria fonográfica, a internet se aproxima do sonho de Borges de uma biblioteca infinita, onde o saber humano está disponível ao alcance de um toque. O que fazer com tão imenso poder é a pergunta que definirá o nosso futuro. Esse livro é uma boa contribuição para o debate”. Assim o cineasta Jorge Furtado apresenta a coletânea “Além das Redes de Colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder”.

O livro lançado pela Editora da Universidade Federal da Bahia, hoje, 27 de agosto, quarta-feira, em São Paulo, foi organizado pelos professores Sérgio Amadeu da Silveira (Cásper Líbero-SP) e Nelson Pretto (Faculdade de Educação da Ufba) como resultado de seminários realizados pela Casa de Cinema de Porto Alegre em parceria com a Associação Software Livre, ocorridos no segundo semestre de 2007, como parte do Programa Cultura e Pensamento do Ministério da Cultura.

Reunindo acadêmicos de várias áreas do conhecimento, ativistas e artistas, “Além das Redes de Colaboração” trabalha a contradição entre as possibilidades de criação e disseminação culturais inerentes às redes informacionais e as tentativas de manter a inventividade e a interatividade sob o controle dos velhos modelos de negócios construídos no capitalismo industrial. O livro pretende jogar luz sobre essas batalhas biopolíticas para decifrar as disputas sociotécnicas em torno da definição de códigos, padrões e protocolos.

Por isso, as tecnologias da informação e da comunicação foram avaliadas em suas dimensões mais importantes. As explicações nascidas da matriz do pensamento único, a qual procura esconder suas determinações histórico-sociais sob o discurso de uma racionalidade neutra, foram confrontadas com aquelas que pretendem dar transparência aos processos e politizar o debate sobre tais dimensões tecnológicas e sobre as históricas relações entre a ciência, o capital e o poder.


O Livro “Além das Redes de Colaboração” pode ser encontrado nas melhores livrarias. A Editora da Universidade Federal da Bahia é a responsável pela distribuição da versão impressa. Contatos pelo tel/fax: (71) 3283-6164 ou e-mail: edufba@ufba.br.

Licenciado em Creative Commons o livro também está disponível para download no site do seminário Além das Redes de Colaboração.

Para baixar o livro clique aqui .

8 comments:

Anonymous said...

Sergio Amadeu, respeito muito seu trabalho, e acompanho aqui no seu blog, mas acho que toda esta ideia de "repressao ao novo modelo capitalista imposto na rede" uma conversa fiada, o mal estar que se cria e porque na internet nós podemos ser o que queremos ser na tentativa de curar nossa dor, e qualquer repressao nos causa dor, porque buscamos saná-la.

Devemos buscar esta discussão no ambito psiquico, no ambito em que todos nossos fugimos da repressão, este deveria ser o alicerce desta discussao.


Irei baixar seu livro e ler.

Anonymous said...

UAUUAUAU !!!! Ser possível baixar, grátis, um livro lançado ontem é pra lá de ótimo... Devidamente baixado e já começando a ler. =D

PARABÉNS e obrigada!

João Sérgio said...

Ótimo livro, só não repasso para s meus colegas de turma porque eles já me disseram que têm preguiça de ler

Marcelo Akira said...

Olá Sérgio,

O Livro utiliza o ícone cc-by (sem restrições comerciais) mas a licença no texto está como cc-by-nc (restrito ao uso comercial). Acho que ocorreu um engano aí.

"Conteúdo licenciado pelo Creative Commons para Uso Não Comercial (by-nc,
2.5). Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas
sobre sua obra sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem
conter menção a você nos créditos e também não podem ser usadas com fins
comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os
mesmos termos desta licença."

Tarcisio Torres said...

Caro Sergio,

Descobri hoje seu blog em função de um email divulgado na UNICAMP. Fico contente em conhecer seu trabalho e descobrir colaborações importantes para o meu campo de estudo também.

Abs

Tarcisio Torres said...

Caro Sergio,

Descobri hoje seu blog em função de um email divulgado na UNICAMP. Fico contente em conhecer seu trabalho e descobrir colaborações importantes para o meu campo de estudo também.

Abs

Daliana Antonio said...

olá!
agradecida por ter disponível já na rede o livro!
vou ler para complementar meu trabalho já!!!

escrevo dissertação sobre os usos da internet, faço uma etnografia numa lanhouse de um bairro menos favorecido.

suas informações no blog tem sido muito importantes!

logo q concluir alguns textos espero contar com seu apoio crítico!

abraço!

ótima semana!

Anonymous said...

Olá,

já comecei a ler e já virou referência no TCC que estou desenvolvendo sobre interatividade no Twitter.
Parabéns pelo trabalho
Grande abraço