Thursday, August 28, 2008

TV DIGITAL: ABNT APROVOU NORMA QUE IMPÕE O DRM NOS APARELHOS



Acabo de receber essa informação. Confirmei com duas fontes. O grupo da ABNT que discute as normas técnicas do setup box da TV DIGITAL, conversor dos sinais analógicos para o digital, aprovou ontem o interesse de alguns radiodifusores de inserir em cada aparelho o DRM.

O DRM (Digital Rights Managements) é uma tecnologia que visa restringir a cópia por parte dos usuários.

Para saber os impactos do DRM, leia o artigo do IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor)sobre restrições tecnológicas.


É lamentável que uma questão dessas seja definida por um grupo diminuto de técnicos. Esta decisão não é meramente técnica, pois tem impactos sócio-culturais extremamente graves e amplos. A sociedade deveria ser ouvida. Trata-se de um tema de cidadania digital, ou seja, de direito ao uso justo das imagens e de guardá-las da forma que as pessoas queiram.

A decisão pró-DRM é um absurdo.

15 comments:

João Sérgio said...

Isso é uma vergonha, um absurdo, uma agressão inaceitáel à liberdade.

Anonymous said...

Quem se esconde por tras dessas leis repressoras? Os moralistas! Eles se deleitam!

Roz said...

Se aveche não, logo logo, acham uma forma de "desbloquear" isso, como fizeram com o PS2. Logo logo vão ta anunciando "TV Digital, Segunda Mão, Desbloqueada" ou "Desbloquei de TV digital, 100 reais" ou algo assim...

Mas eu li alguns artigos daquele site... É imprecionante como existem milhões de metotodos pra reduzir a distribuição grátis dessas coisas (como baixar o preços e diminuir as retrições para isso), mas eles preferem gastar dinheiro com medidas que fazem as pessoas ferrarem seus PCs, só poderem reproduzir musicas em Ipod e distribuir de DVDs por áreas (O Comunismo Chinês agradece por terem uma área só deles e poderem restrigir ainda mais as liberdades do povo deles, muito obrigado, mundo livre) o que almenta ainda mais as pessoas procurando fontes alternativas para conseguir essas coisas...

Anonymous said...

Lembra que o ministro garantiu que não teria DRM?

Anonymous said...

http://www.abnt.org.br/m3.asp?cod_pagina=944
Todo mundo chinado

Anonymous said...

http://www.abnt.org.br/m3.asp?cod_pagina=944

Todo mundo chiando

Unknown said...

"Se aveche não, logo logo, acham uma forma de "desbloquear" isso, como fizeram com o PS2. Logo logo vão ta anunciando "TV Digital, Segunda Mão, Desbloqueada" ou "Desbloquei de TV digital, 100 reais" ou algo assim..."

O problema é que, se a Lei Azeredo for aprovada, quebrar DRM será considerado crime... ¬¬

Verônica Couto said...

Sergio,

fez um artigo, e publiquei no TID em 27 de julho), em que o André Barbosa comenta como anda a questão do DRM para TV digital, e do que se trata essa norma da ABNT. Se te interessar, está em http://www.tid.org.br/modules/news/article.php?storyid=489

Anonymous said...

Quem hoje em dia grava programas da TV e distribui ???
Apesar de também não concordar com o DRM. Não conheço ninguem que grave, porquem simplesmente nao temos conteúdo na TV.Quem gravaria novela em alta definição e depois disbruiria?? Toda programação do exterior chega com delay ( series de TV , filmes e etc).Ou seja é mais facil baixar de fontes estrangeira não a nacional .

[]'s

Anonymous said...

"Quem hoje em dia grava programas da TV e distribui ???"

É verdade, quando eu era um rapaz jovem tinha um monte de coisas para gravar, Holywood Rock com Nirvana, MTV com os clipes do momento a tv era uma otima diversao, ai veio a internet, e acabou com a programaçao da tv, hoje as coisas boas da mídia vem da grande rede.

Hoje as bandas de rock que estao no mainstream sao uma grande porcaria... o mainstream televisivo esta uma grande porcaria.

O Brasil politicamente esta muito ruim, querem cercear a liberdade do cidadao. O nosso país esta virando um país estranho. O capitalismo na mao de gente desinformada é um perigo.

Criar cargos publicos sem concurso pode, gerando uma despesa para o pais, isto nao é contestado pelo ministerio publico, é a coisa mais normal do mundo, o povo nao esta nem ai porque isto é votado nas madrugadas no plenario.

E ainda aqueles que se acham satisfeitos pensam que o Brasil nunca teve tantas quadrilhas desbaratadas pela policia, acham que o pais esta no rumo certo.

Rumo certo de crianças sem escola e mao de obra desqualificada para enfrentar o mundo economicante, desse jeito vamos sofrer e muito!

Anonymous said...

Oi, Sérgio. Aqui é Priscilla, fizemos juntos a matéria do Milton Campanário na Fea... por um acaso acabei chegando ao seu blog e achei muito bacana! Para quem não é "do ramo", uma ótima fonte de notícias para saber o que se passa. Parabéns!
Priscilla
prilhacer@yahoo.com

Roz said...

Tem razão, Victor, esse é outro problema...

Anonymous said...

Lamentavel isso ... fica soh uma pergunta... Até quando?!? Até quando vamos ficar na mão da REDE BOBO?!? Tragam as tochas!!

Anonymous said...

"Apesar de também não concordar com o DRM. Não conheço ninguem que grave, porquem simplesmente nao temos conteúdo na TV.Quem gravaria novela em alta definição e depois disbruiria??"

Eu! Eu gravo e gravo coisas da tv, diariamente, nos últimos 15 anos! E conheço um monte de gente em foruns de erotismo na internet que gravam as gostosas de poucas roupa nas novelas ou programas de auditório, um trecho de 1 min de um filme, etc! Alguns colocam na rede.

MUITA GENTE grava! E essas pessoas serão prejudicadas. Pior, terão que recorrer á informalidade, e possivelmente acusadas de crimen (devido ao projeto nazista do Azeredo)!

DRM É UM CÂNCER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Só interessa a indústria do entretenimento norte-americana e seus parceiros. Não interessa a 99,5% da população!

Veja, DRM foi tentado até num dos países mais fascista-capitalistas do mundo: os EUA! Mas a Suprema Cortebarrou-o de continuar (na HDTV de lá) por considerar INCONSTITUCIONAL e INJUSTO! Mas será que nosso Supremo teria esta iniciativa em prol da sociedade ?

Daí vc vê COMO o país (BraZil) É REFÉM do capital e suas grandes máfias! Como é um país vendido! E fascista.

SERÁ QUE NÃO VAMOS FAZER NADA ? A comissão da sociedade civil que foi convidada pelo deputado federal Jorge Bittar, para discutir a "lei" do Azeredo (dia 29 último) como ficou ??? Se discutiu tb sobre a proibição de gravação da tv digital (HDTV) (DRM) do PL do Azeredo ? Como ficou ????

Ninguém fala nada! Bem que o Sergio poderia nos esclarecer os resultados desta reunião do dia 29!

DRM é coisa do diabo (assim como o capitalismo e suas máfias).


MALDITA hora que este povo votou no PSDB para o poder e este país se tornou neo-liberal (101% controlado pelo grande capital e seus interesses)!!!!!!

Leonardo Leite said...

Eu li uma matéria que estava com a redação ambigua, e fiquei sem saber o que aconteceu sobre isso.
As duas itnerpretações possíveis eram:
1 - o fórum SBTVD* decidiu a favor do DRM, mas o governo (através do Comitê de Desenvolvimento do Governo Federal, formado por ministros) vetou essa decisão
2 - o fórum SBTVD votou contra o DRM, mas o governo vetou, obrigando assim o seu uso

Pela data do post e pelos interesses naturais eu acredito, e espero estar certo, na primeira decisão.
Alguém confirma isso?

* fórum formado pela academia, governo, indústria e radiodifusores que tomam as decisões sobre a TV Digital no Brasil