Monday, June 09, 2008

ANTROPÓLOGA GABRIELLA COLEMAN FALARÁ SOBRE CONSCIÊNCIA HACKER NA UFRGS

Palestra com a antropóloga Gabriella Coleman, professora da New York University (NYU)

Quando: Sexta-feira, dia 13 de junho, às 9h
Onde: Auditório do ILEA, Campus do Vale - UFRGS
Entrada: Gratuita
Transmissão web: tv.softwarelivre.org


Revoluções Silenciosas:
O Irônico Surgimento do Software Livre e de Código Aberto
e a Construção de uma Consciência Legal Hacker

A palestra oferece uma análise antropológica e histórica do surgimento da comunidade de software livre e de código aberto, procurando mostrar como, ao longo de duas décadas, hackers e entusiastas do software livre garantiram para si um domínio de autonomia legal para a produção de software. Em uma época marcada por profundas transformações no regime de Propriedade Intelectual, a comunidade de software e de código aberto se organiza cultivando uma acentuada consciência das transformações no âmbito legal. O objetivo da palestra é o de demonstrar como e quando se cruzaram as trajetórias parcialmente independentes das transformações nas leis de propriedade intelectual com a consolidação do "movimento" de software livre, para se tornarem histórias inseparáveis voltadas à disputa pelo futuro das tecnologias - especialmente o computador pessoal e a Internet. Com este foco, será discutida uma nova prática social de produção de tecnologia que fornece uma nova visão de mundo insurgente e que desafia as justificativas neoliberais que animam a expansão das leis de propriedade intelectual. Nesta discussão, ao invés de oferecer histórico abrangente, serão apresentados exemplos selecionados da história do movimento de software livre e da globalização das leis de propriedade intelectual, com vistas à caracterização da prática de produção, distribuição e utilização de Software Livre e de Código aberto nos Estados Unidos.



A Palestrante:

Gabriella Coleman é uma antropóloga que estuda o papel do direito e das novas tecnologias na extensão de valores liberais e sustentação de novas formas de ativismo político. Entre 2001-2003 ela conduziu estudo etnográfico sobre hackers primeiramente e sobre o projeto Debian.

Em 2005-2006 ela foi membro do "Center for Cultural Analysis" da Universidade Rutgers e ano passado realizou um pós-doutorado na Universidade de Alberta. Ela está trabalhando no livro "Coding Liberal Freedom: Hacker Pleasure and the Ethics of Free and Open Source Software" e está iniciando um novo projeto sobre o ativismo na internet de sobreviventes de instituições psiquiátricas. Ela já foi premiada com muitos prêmios e recursos para pesquisa, dentre eles o da National Science Foundation, da Woodrow Wilson Foundation e do conselho de Pesquisa em Ciências Sociais.

No comments: