Monday, June 09, 2008

ADULTOS APRENDEM A ESCREVER NO COMPUTADOR E CRIAM VERBETE NA WIKIPEDIA


ALFABETIZAÇÃO COM COMPUTADORES E COM SOFTWARE LIVRE

A professora Bianca Santana, jornalista pela Cásper Líbero, ativista de redes sociais, acumulou muita experiência no uso das redes digitais em processos de aprendizagem. Como voluntária do projeto de alfabetização de adultos chamado Ilha de Vera Cruz convenceu a instituição a adquirir 9 laptops EEE PC para alavancar o aprendizado dos seus alunos.

Ela percebeu que muitos adultos tinham medo do papel, demonstravam uma certa vergonha de errar e de apagar várias vezes o seu texto. Com o computador, os estudantes passaram a escrever mais e melhor. Também aprenderam a pesquisar na Internet e a postar seus conteúdos na rede.

O sucesso da experiência foi tão grande que os seus alunos até já criaram um post na wikipedia. Discutiram, pesquisaram e colaboraram com a maior enciclopédia do mundo. Estão mais confiantes e orgulhosos, pois podem ver seu trabalho ajudando outras pessoas.

Veja o blog do projeto AQUI.
http://portuguesilha.wordpress.com/2008/06/06/verbete-dos-alunos-na-wikipedia/

Veja aqui o post na wikipedia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tenond%C3%A9_Por%C3%A3

CONHECIMENTO LIVRE

O EEE PC veio com Gnu/Linux, Firefox e OpenOffice instalados, ou seja, com software livre. Logo em seguida, os técnicos de TI da escola quiseram instalar windows nas máquinas. A prof Bianca mostrou a incoerência de usar software de código-fonte fechado em uma escola. Esclareceu que eles deveriam incentivar o uso de software aberto, uma vez que é baseado no compartilhamento do conhecimento tecnológico. Além disso, os jovens técnicos testaram as máquinas e perceberam que o software livre "dava conta" de todas as exigências do processo de ensino e aprendizado. Então, por que utilizar software proprietário? No início da conversa, um dos técnicos ainda falou: "posso ligar para um programa escola aberta da micro$oft e pedir licenças gratuitas". A professora Bianca mostrou que não existe escola aberta com conhecimento fechado. Parabéns ao Ilha de Vera Cruz. Parabéns para a professora Bianca.

6 comments:

Anonymous said...

Poxa vida, obrigada!Os alunos também vão ficar muito felizes, tenho certeza.
Até o final da semana finalizamos a criação dos blogs individuais e mandamos os endereços pra você.
Só uma correção: os alunos que usam o EeePC já estão no segundo ciclo do Ensino Fundamental, que corresponde à etapa de 5a a 8a série. Mas quem sabe conseguimos ampliar o projeto pra alfabetizaçao ;)
muitos beijos

Carlos José Pereira said...

Oi Sergio,
Creio que vc quis dizer "postar" e não "portar" no final do 2o paragrafo.
Grande abraço! Carlos

samadeu said...

Carlos José. valeu pela dica. Já corrigi o texto.

Fly (o que vê azul) said...

Caro Sérgio...
Tomei a liberdade de "partilhar" este teu texto, na íntegra, citando a fonte, no meu blogue. Como digo na minha mensagem, transcrevi todo o texto baseado na lógica da cultura hacker que diz que o que está bom não precisa ser refeito, apenas partilhado, ou aprimorado, quando o caso. Espero que não te importes. Fiz questão de destacá-lo, uma vez que ultimamente tenho recebido algumas críticas pessimistas de algumas pessoas que tem dificuldade de ver a mais-valia que o software livre pode representar, em especial, para a educação no Brasil.
Aproveito também a oportunidade para agradecer-te, neste sentido, pelo teu constante empenho no sentido de contribuir para uma maior justiça cognitiva, por meio de tecnologias livres.
Estamos juntos na luta.
Adalto Guesser.

Unknown said...

Oi Sergio,

nossa que iniciativa bacana... adorei o post. Vou ver o projeto mais de perto agora.

A internet ajudando a expandir conhecimentos =)

Deus ouviu minhas preces. rsrsrs

beijossss

Thais Martinez

Bianca Santana said...

Como prometi, aqui estão os endereços dos blogs dos alunos:

http://portuguesilha.wordpress.com/2008/06/20/blogs-dos-alunos/

beijos