Monday, October 13, 2008

O QUE ACONTECERIA SE O MUNDO PUDESSE VOTAR NAS ELEIÇÕES NORTE-AMERICANAS?


Muita gente diz que as eleições dos Estados Unidos são tão importantes para o futuro do Planeta que todo o mundo deveria poder nelas votar. Mesmo sendo uma piada, ela não seria uma má idéia quando observamos a trágica administração do jovem George W. Bush.

Três jovens da Islândia resolveram ver o que ocorreria se o mundo votasse nas eleições norte-americanas. Lançaram um site IF THE WORLD COULD VOTE, com uma interface clara e rápida onde podemos registrar nosso voto em John McCain ou Barack Obama.

O site permite a visualização dos votos dos internautas de cada país e também expõe um mapa mundi com as cores dos Democratas (azul) e dos Republicanos (vermelho).

No momento que escrevi este post o resultado era o seguinte:
Barack Obama 87.2% (183,971 votes)
John McCain 12.8% (27,071 votes)

No Brasil, 7368 brasileiros participaram da votação on-line. O resultado, até o momento, registra uma vitória esmagadora de Barack Obama (84.8%) contra (15.2%) de John McCain.

Destaco rapidamente algumas curiosidades: na Macedonia, 368 internautas votaram, Obama recebeu somente 9.8% dos votos contra 90.2% de McCain. No Iraque, até agora 5 pessoas votaram e Obama lidera com 60%. Na República do Irã, 2,267 pessoas registraram sua preferência no site. Obama lidera com 80.5%. Em Israel, McCain supera sua média mundial, conseguindo 38.3% das preferências contra 61.7% de Obama.

Este site é uma ferramenta sensacional. A Internet é fantástica. Uma brincadeira de amigos pode envolver o mundo e ter resulatados politicamente impactantes.

5 comments:

João Sérgio said...
This comment has been removed by the author.
João Sérgio said...

tinha acabado de falar com uma pessoa que defendia o McCain em um fórum que ele era o único republicano fora dos EUA. Pelo jeito, não fiquei muito longe da realidade

Anonymous said...

Uma amiga, na parte da tarde, me mandou o link e consegui votar. Então, atualizando os dados:

Brasil: 8,140 votos
85% Obama e 15% McCain

United States: 67,711 votos
82% Obama e 18% McCain

China: 221 votos
89.1% Obama e 10.9% McCain

Também adoro essas iniciativas !
:D

Anonymous said...

Muito interessante. Obama tá disparado mundialmente...

Voltei com o blog!

Abraços, Isaac

Anonymous said...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u455850.shtml

sérgio, viu esse novo absurdo da APCA?

Juliana