Wednesday, October 01, 2008

PROTOCOLOS: COMO O CONTROLE EXISTE DEPOIS DA DESCENTRALIZAÇÃO.



Na disciplina Tecnologia e Cidadania Digital debati com os alunos o livro de Alexander Galloway chamado Protocol: how control exists after decentralization. Alexander Galloway é professor assistente de Ecologia da Mídia na Universidade de New York. Em Protocol , discute o diagrama, a tecnologia e o estilo de gerenciamento das redes informacionais.

Na sua conclusão, Galloway faz uma série de afirmações sobre os protocolos. A tradução foi minha e certamente contém imprecisões. Galloway escreveu:


“Protocolo é um sistema de gerenciamento distribuído que facilita as relações P2P entre entidades autônomas.


Protocolos da Internet permite a inter-operação entre computadores.


As virtudes do protocolo incluem robustez, contingência, interoperabilidade, flexibilidade, heterogeneidade e panteista (identifica Deus com a natureza)


Uma meta do protocolo é a totalidade. Ele deve aceitar qualquer coisa, independente de fonte, origem e destino.


Protocolo'é um universalismo alcançado pela negociação. significando que o protocolo futuro pode ser e será diferente.


Facilitada pelo protocolo, a Internet é geralmente controlada.


Protocolo é materialmente imanente, mas objetos 'protocological' nunca contém seus próprios protocolos. Protocolos geralmente resistem a interpretações.


Protocolo é uma linguagem que regula os fluxos, espaços de rede, relações entre códigos e conectam formas de vida. É a etiqueta para agentes autônomos.


Autodeterminação de sistemas materiais é uma pré-condição do protocolo.


Protocolo é um tipo de lógica de controle que opera amplamente fora do poder institucional, governamental e corporativo.


A fim de ser politicamente progressista, o protocolo pode, primeiro, ser particularmente reacionário.


As melhores reações/respostas ao protocolo não é a resitência, mas a hipertrofia.


A corrente crise global é entre poderes centralizados e hierarquizados e redes horizontais distribuídas. Mas, no futuro é provável vermos conflitos bilaterias, redes combatendo redes.


Código é somente uma linguagem que é executável, significa que é o primeiro discurso que é concretamente efetivo.


Protocolo é sinônimo de possibilidade.


Mídias táticas são efetivamente exploradoras de fluxos em tecnologias 'protocolares'. “


2 comments:

João Sérgio said...

Viu a última batatada da Veja? http://tinyurl.com/45whzd

samadeu said...

João, esta matéria é velha. Foi escrita por encomenda. Só para vc ter uma idéia do absurdo vou colocar um pequeno problema.
O tal do Duda, jornalista, não sabe que as urnas eletrônicas que foram emprestadas ao Paraguai não tem nada a ver com o governo. Quem controla as urnas é o Poder Judiciário. As urnas, naquela época não usavam software livre, mas sistemas operacionais proprietários.
A Veja é tão sem noção que não corrigiu a matéria até hoje. É uma revista que tem menos rigor que um panfleto.
Na época vários blogs destruiram os equívocos, intencionais ou não, da revista e do jornalista. Bom, a veja contrata jornalistas que não sabe a diferença entre Poder Executivo e Judiciário.
Para desespero da Veja, somente neste ano, o TSE anunciou que irá aumentar a segurança das urnas usando software livre. Mas a Veja agora se cala. Sabe por que? Porque ela não tem razão. Perde credibilidade a cada dia.