Tuesday, July 08, 2008

LANGDON WINNER: "A SOCIEDADE DEVE MOLDAR AS TECNOLOGIAS"

Langdon Winner é um dos mais importantes filosófos da tecnologia na atualidade. Escreveu uma das críticas mais certeiras às ilusões do poder das tecnologias da informação em um texto chamado "Mythinformation". É autor do livro "The Whale and the Reactor: A Search for Limits in an Age of High Technology", ainda não traduzido para o português.

Em uma exposição chamada "Is there a rights to shape technology?", realizada em Escorial, Espanha, no último dia 7, Langdon Winner afirmou que é preciso garantir a participação dos cidadãos na especificação e definição das tecnologias.

Langdon Winner também afirmou que devemos lutar para afirmarmos direitos contra a onda de totalitarismos que querem construir uma sociedade de deveres. Winner afirmou: "Tom Paine said 'the Rights of Man', not 'obligation of Man!'".



Na foto, Sergio Amadeu, Javier Bustamante, Langdon Winner, Marcos Carvalho e Andoni Alonso. Todos eles estarão em setembro próximo no Seminário Cidadania Digital na América Latina que ocorrerá na Cásper Líbero, em São Paulo. As inscrições (gratuitas) estarão abertas em agosto. Imperdível.

2 comments:

Anonymous said...

po q massa esse seminário Amadeu
estou ansiosa pra ver os resultados aqui no seu blog

Capi Etheriel said...

por onde anda esse javier bustamante?