Tuesday, July 22, 2008

COMUNIDADE FANSUBBER: CIBERCULTURA, COMPARTILHAMENTO E INTELIGÊNCIA COLETIVA


André Perides faz pós-graduação da Cásper Líbero. Fui seu professor na matéria Práticas Colaborativas na Internet. Fiquei bem interessado quando me explicou seu projeto de pesquisa: entender as comunidades de funsubbers. Como seu orientador reconheço que fui e ainda sou um aprendiz desse universo que André conhece tão bem. Mas o pouco que aprendi já me esclareceu o suficiente para ser contra as tentivas absurdas do Senador Azeredo (infelizmente agora com apoio do Lider do PT no Senado) de tentar criminalizar esta prática criativa, coletiva e voluntária. É óbvio que o projeto do Azeredo vai mais longe, ele visa permitir a ação da RIAA e da MPAA-LA de criminalizar o uso justo dos bens culturais cerceados pelo copyright. Independente disso, segue a entrevista que fiz com André Perides sobre uma das práticas colaborativas da Internet mundial que mais contribuem para a diversidade cultural.


ENTREVISTA

Sergio Amadeu: André, qual a diferença básica entre os fanfics e os fansubbers?

André Perides = É totalmente diferente. Basicamente, os fanfics trabalham com recriações; são outras histórias feitas pelos fãs usando os modelos e personagens já conhecidos. Já no fansuber, trata-se de uma tradução da obra original, também feita por fãs, mas sem nenhum tipo de alteração. No caso dos animes e mangás, é o mesmo desenho que passou na emissora japonesa ou do mangá que foi publicado em japonês. Mas traduzido para outra língua. Inclusive a tradução da obra tal como ela foi feita, o mais fiél possível aos objetivos do autor, é um dos principais argumentos que os grupos defendem.


Sergio Amadeu: O que leva estas pessoas a traduzirem séries de ficção, animes e mangas? Existem algumas motivações principais?

André Perides = O gosto pela tema é provavelmente o principal motivo. Os grupos querem ver o hobby deles difundido a ponto de querer compartilhar mais títulos na própria língua. Acompanhar e traduzir as séries que gostam costuma ser encarado como uma diversão, por mais trabalhoso que possa ser. A busca pelo reconhecimento da comunidade por um trabalho bem feito e de ver os projetos dando certo também é algo importante. Treino de idioma, uso de softwares específicos, novas amizades, entre outras coisas que se adquire trabalhando nos fansubers são todos estímulos a mais que os fazem querer participar dos grupos.


Sergio Amadeu: Quantas pessoas você estima que estejam envolvidas com as atividades de traduzir mangas e animes somente aqui no Brasil?

André Perides = É muito difícil fazer esse tipo de estimativa. Grupos começam e encerram as atividades a todo instante. Membros entram e saem dos grupos. Apenas dentro dos grupos que eu entrevistei para a pesquisa, em 40 grupos havia cerca de 520 pessoas envolvidas. Se você considerar que atualmente no Brasil haja cerca de 200 grupos ativos... Um número interessante envolvendo a comunidade como um todo é dos usuários registrados no Haitou (www.haitou.org), principal tracker de compartilhamento por torrent dos arquivos de fansubers brasileiro: cerca 88 mil usuários.


Sergio Amadeu: E no mundo?

André Perides = É o mesmo problema. Qualquer número que eu disser será mero palpite. Um dado interessante pode ser obtido no site AniDB.info, que faz cadastro de fansubers de anime de todo o mundo: 6393 grupos cadastrados.


Sergio Amadeu: Qual o perfil dessas pessoas? São apenas adolescentes?

André Perides = A faixa etária predominante varia entre 15 a 30 anos. A grande maioria apresenta ensino superior em andamento, mas há uma quantidade significativa tanto de pessoas que já tenham curso superior concluído como também de jovens que ainda estão cursando ensino médio. As áreas de formação e profissões são as mais variadas possiveis. E a localidade também é muito diversificada. Dentre os dados que eu coletei durante a pesquisa apareceram participantes de simplesmente 19 estados brasileiros, e com uma presença muito forte de cidades e estados fora do eixo rio-são paulo. Aliás, essa intensa diversidade geográfica entre os membros é uma característica comum percebida em praticamente todo os grupos. Não me parece que seja apenas uma brincadeira de adolescentes. Só nessa amostra apareceram dentista, veterinária, biólogo, técnicos de informática, funcionários públicos, uma procuradora de município... Ou seja, são alguns dados que mostram que o negócio vai muito além das menininhas de cabelo verde, fantasiadas de saylor-moon ou pokemon que a gente costuma ver em matérias sobre fãs o assunto.

Sergio Amadeu: Você considera a atividade desses grupos culturalmente importante?

André Perides = Do ponto de vista acadêmico considero que a prática do fansuber é um tema que reune os principais assuntos que atualmente se discute envolvendo tecnologia e a popularização da internet: as comunidades virtuais, as redes de compartilhamente P2P, a questão do copright vs a divulgação de culturas e informações, a questão do trabalho colaborativo. Tudo isso está presente. Também considero que é uma atividade - feita predominantemente por jovens e jovens adultos - que pode ser muito importante como um complemento na formação desse pessoal. Imagine um cara de 15 anos que de manhã vai na escola e à tarde participa de um grupo junto com outras pessoas de diferentes lugares, experiências e formações. A tradução de um mangá, por exemplo, pode se tornar uma aplicação prática e prazeirosa para treinar um conhecimento adquirido em aulas de inglês. E uma atividade que tem um retorno imediato do público, daqueles que acompanham os trabalhos de grupo e que eventualmente se manifestam dando conselhos, dizendo o que achou da tradução, fazendo críticas, querendo ajudar. Sem falar que é muito mais divertido tentar traduzir uma história envolvente do que um texto sem graça puramente didático. Trabalho em grupo, lidar com pressão, prazos, aperfeiçoar conhecimentos, o aprendizado de uma cultura diferente, todas essas são habilidades que um jovem ainda em fase escolar poderia praticar e adquirir. Não podemos ignorar também que o crescimento pelo interesse por esses quadrinhos e desenhos japoneses é um fênomeno internacional, com possiveís efeitos nas mídias e no mercado tradicional, muito mais amplo e que esses grupos de tradução são apenas uma parte de todo o processo. E no Brasil está se tornando cada vez mais visível. Vide o aumento nos títulos licenciados nas bancas e emissoras de tv, hoje já é possível encontrar cursos de japonês que são vendidos em bancas de jornal, cerca de dois meses atrás o caderno Folhateen lançou um concurso de mangá... Ontem mesmo eu li no blog de quadrinhos do uol que vai ser lançada uma versão da turma da mônica no estilo mangá voltada para o público jovem. Ou seja: é um tema extremamente atual e presente. Pode parecer que a atividade desses grupos são apenas experiências individuais ou de uma pequena comunidade, mas ela também reflete um pouco de tudo isso que a gente está vivendo hoje.

Os fansubers, como filosofia de trabalho, lidam apenas com materiais que não estejam licenciados no país. Para os fã de anime e mangá isso é muito importante pois oferecerá uma variadade de títulos que em sua maioria seguramente não vão chegar ao país, por mais que aumente o número de obras licenciadas, já que a quantidade de lançamentos no Japão é muito intensa. Outra coisa: esses grupos de certa forma ajudam a despertar o interesse e abrir acesso para uma outra cultura. Determinados termos do japonês que são culturais e de tradução muito difícil como "okaeri", "iterashai", "itadakimasu", são muito familiares para os fãs de anime dada a freqüência que eles aparecem nos desenhos. O cara pode começar assistindo uma série de anime popular e ir se interessando em aprender outros assuntos relacionados à cultura japonesa, aprender sobre o idioma, a música, etc. Além de anime e mangá já há no brasil diversos fansubers especializados na tradução de filmes e dramas seriados asiáticos, por exemplo. Isso tudo pode se revelar como uma alternativa muito interessante à cultura norte-americana já tão saturada.


Sergio Amadeu: O que te levou a pesquisar este tema e estas comunidades?

André Perides = Tratas-se de um trabalho de conclusão de curso de pós-graduação com especialização em teorias e práticas da comunicação. Como venho acompanhando o trabalho dos fansubers há alguns anos achei que poderia ser um bom tema. Considero que o trabalho dos fansubers, do ponto de vista da comunicação, é um objeto de certa forma pouco explorado e com um potencial muito grande pra ser estudado. Como disse, os principais temas que se discute atualmente envolvendo tecnologia estão presentes. Além disso é um tema que nos permite diversas outras abordagens que não apenas a da comunicação.

Sergio Amadeu: Quando você terminará a redação de seu trabalho?

André Perides = Boa pergunta (risos). No máximo até segunda semana de agosto, quando termina a data final de entrega. Mais que isso não passa!

31 comments:

Anonymous said...

Apreciado Sergio,

Meu nome é Jaron e sou membro da produtora cultural YProductions de
Barcelona, Espanha. Estamos realizando uma pesquisa denominada "Novas
Economias da Cultura", financiada pela Generalitat de Cataluña, com a
qual queremos ver como a cultura e a criatividade estao à serviço dos
planos de desenvolvimento, estratégias de crescimento urbano, turismo
local, etc.

Visitaremos Sao Paulo de 15 a 26 de setembro para ver como sao esses
processos no Brasil. Nos interessa muito o seu trabalho.Gostariamos de
poder realizar uma entrevista para discutir como se estao realizando
esse tipo de iniciativas em sua cidade, e que nos ajude a entender sua
visao da economia da cultura brasileira.


Esperamos que esse encontro seja possivel, receba um cordial abraço, jaron
jaron at ypsite.net

Anonymous said...

Parabéns pela entrevista. Não esqueça de publicar o resultado da pesquisa na rede.

Adriana Amaral said...

Oi Sergio, esse trabalho faz uma ponte com o de minha orientanda Renata Duarte que está defendendo dissertação sobre as práticas dos cosplayers nessa sexta feira.

Práticas Comunicacionais e Sociais dos Cosplayers no Brasil: Uma Análise dos Processos Online e Offline Através do Orkut"

Unknown said...

É bom ver pesquisas sobre anime e mangá.

Há alguns anos, na época que eu comecei a comprar coisas relacionadas sobre o tema, as pessoas que gostavam de anime e mangá eram meio que excluidas se outros soubessem desse hobby.

Não muitos anos depois esses viram temas para trabalhos acadêmicos.

Eu estou muito feliz por ver isso, já que eu mesma faço parte de um scanlator.

Eu também devo dizer que a cultura japonesa, junto a influência de animes e mangás foram as principais razões para a minha decisão de fazer curso de japonês e de inglês.

Robson Ferreira said...

Gostei do seu Blog.

Parabéns!!!

Anonymous said...

Hi
http://www.pblcbatonrouge.org/ - klonopin clonazepam
Moreover, you don?t have to eat anything necessarily prior to taking this drug because it?s okay if you take it without food.
[url=http://www.pblcbatonrouge.org/]clonazepam medication[/url]
It?s best to intake the largest dose before going to bed because it minimizes the odd of daytime sedation to a great extent.
klonopin pharmacy
Actually, they are some chemicals housing inside the human brain that tends to make people uncomfortable by increasing the level of their stress and this is where one can take advantage of Klonopin because it works by maintaining an ideal balance between those chemicals.

Anonymous said...

Hello
generic levitra
Levitra for erectile dysfunctionBuy Levitra (Vardenafil) medication at reputable online pharmacy! No prescription, very competitive price!
Frustratrion dwells on both partners if one of them is incapable of performing well in bed and is especially devastating to men if they are to be blamed.
[url=http://www.radiozenithinter.com/]buy levitra online[/url]
If any of these symptoms were observed, promptly report it to your doctor.
http://www.radiozenithinter.com/ - levitra price
Situations such as this must be accounted for by your physician.

Anonymous said...

Hello all
valium pharmacy
Leo Sternbach who first synthesized this drug and it was Hoffman-La Roche who first marked this drug.
[url=http://www.cherch.org/]valium 10 mg[/url]
It has been used with the wide range of conditions and one of the most frequently prescribed medications for the past 40 years.
http://www.cherch.org/ - valium no prescription
It is sometimes used to reduce tension and anxiety in some surgical procedures.

Anonymous said...

Hello
purchase acomplia
It is suggested that people with underlying neurological condition should not take this drug.
[url=http://www.jomtienbeachhotel.com/]acomplia rimonabant[/url]
In UK, it was available as of July 2006 and in 2008 it was readily available in 56 countries.
http://www.jomtienbeachhotel.com/ - acomplia pharmacy
The risk where related to serious psychiatric problems and suicide that comes along with taking this drug.

Anonymous said...

Hi
Download Casino
There are also many online casinos which offer flash games available to play.
[url=http://www.coronasoft.com/]Online Gaming Casino[/url]
This industry today has today grown to be extremely popular, and has been legalized in most nations.
http://www.coronasoft.com/ - Virtual Casino
Games such as roulette, slots, blackjack, and others seem to be online casino favorites.

Anonymous said...

Hello all
generic carisoprodol
To combat pain in the most effective manner while using Soma, one will want to follow a strict diet and sleep schedule.
[url=http://beetleidentificationsite.com/]soma pharmacy[/url]

In conclusion, if used properly in accordance with a plan to relieve chronic pain associated with a skeletal condition, Soma can work wonders in users.
http://beetleidentificationsite.com/ - carisoprodol drug
To reduce this risk you should always consult your doctor if you wish to stop taking the medicine.

Anonymous said...

Hello all
http://www.bestofdefleppard.com/ - celexa pills

Celexa is an antidepressant that works by affecting the neurotransmitters, which actually are the chemicals within the human’s brain.
[url=http://www.bestofdefleppard.com/]celexa pills[/url]
If you take this drug along with aspirin, nonsteroidal anti-inflammatory drugs or other drugs affecting the bleeding, the odds are that you’ll probably experience the upper gastrointestinal bleeding.
http://www.bestofdefleppard.com/ - cheap citalopram
Cure for depression or anxietyBuy Celexa online without prescription.

Anonymous said...

Hello
order levitra
• patients who do not adequately respond to the 10 mg dose are given a maximum dose of 20 mg • two lower doses of 2.
[url=http://www.granhermano09.com/]levitra price[/url]
Follow-up with your physician after using the drug must also be observed.
http://www.granhermano09.com/ - vardenafil online
5 mg and 5 mg are prescribed to patients who are on other medicine or have other medical conditions that may decrease the body’s ability to metabolize • Levitra must be taken only once a day.

Anonymous said...

hi
cheap vardenafil
If an erection lasts longer than 4 hours, seek your doctor’s advice at once.
[url=http://www.granhermano09.com/]levitra price[/url]
• Men reported to have harder erections and an overall improved sexual experience because of Levitra.
http://www.granhermano09.com/ - cheap vardenafil
• The drug must be taken only once daily.

Anonymous said...

Hello
cialis professional

Prescribing Cialis to patients who are taking alpha-blockers for example, doxazosin, as simultaneous administration may lead to symptomatic hypotension in some patients, therefore, caution should be observed.
[url=http://1800phoneandfax.com/]generic tadalafil[/url]

The use of other treatments for erectile dysfunction together with Tadalafil is not advised as these drugs safety and efficacy when combined were not yet studied.
http://1800phoneandfax.com/ - cialis 20mg

The use of other treatments for erectile dysfunction together with Tadalafil is not advised as these drugs safety and efficacy when combined were not yet studied.

Anonymous said...

hi
ambien pill

Prior to taking Ambien, you should consult your doctor and inform them of any sickness or medical condition that you have.
[url=http://www.teakexporters.com/]ambien no prescription[/url]
Information on Ambien
Order cheap Ambien online and save extra money.
http://www.teakexporters.com/ - ambien zolpidem
Pregnant women and women who are breastfeeding should also consult to their doctor prior to taking since the effects of Ambien is still unknown to unborn child.

Anonymous said...

[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485459459]cheap cialis[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485461507]cheap cipro[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485463555]cheap cleocin[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485464579]cheap deltasone[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485464835]cheap indocin[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485465091]cheap lasix[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485465347]cheap levitra[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485465603]mobic dosage[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485465859]cheap nolvadex[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485466115]propecia study[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485466371]cheap sumycin[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485466627]cheap synthroid[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485466883]cheap viagra[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485467139]cheap zithromax[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485467395]cheap proscar[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485467651]tamiflu avian flu[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485468163]buy doxycycline online[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485468419]diflucan yeast infection[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485468675]cheap topamax[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485468931]cheap albuterol[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485469443]buy albuterol online[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485470211]drug cialis[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485470979]buy cipro[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485471491]buy cleocin[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485472259]buy deltasone[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485472771]buy indocin[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485473539]buy lasix[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485474051]buy levitra[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485475075]buy mobic[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485476099]buy nolvadex[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485477891]buy propecia[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485479171]buy sumycin[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485481219]buy synthroid[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485483779]buy viagra[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485485571]buy zithromax[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485488643]buy proscar[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485491715]buy tamiflu[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485495555]buy doxycycline[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485499395]buy diflucan[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485503235]buy topamax[/url]

Anonymous said...

Hi
klonopin clonazepam
Never take double dose.
[url=http://www.actperu.com/]clonazepam medication[/url]
You must not drink anything alcoholic during the medication period of Klonopin.
http://www.actperu.com/ - clonazepam mg
Klonopin is an anti-depression drug that functions in Central Nervous System (CNS) to relieve chronic depression and treat panic disorder.

Anonymous said...

http://www.eperfumeoutlet.com/ - cheap propecia online
Each of these medications have been proven to help a male regrow his hair, and not lose anymore.
[url=http://www.eperfumeoutlet.com/]buy cheap propecia[/url]
All it takes is a quick review of Propecia(finasteride) to see that this medication has been extremely effective in dealing with male hair loss.
finasteride online
All it takes is a quick review of Propecia(finasteride) to see that this medication has been extremely effective in dealing with male hair loss.

Anonymous said...

ativan anxiety
This drug can be applied in the injection form as well.
[url=http://www.tkeresource.com/]buy lorazepam[/url]
Most commonly it is given before any anesthetic agent by the doctors to increase compliance and reduce anxiety.
http://www.tkeresource.com/ - buy ativan

Ativan was originated in the year 1977 and till now there has not been found a single set back of this drug.

Anonymous said...

clonazepam mg
Never take double dose.
[url=http://www.actperu.com/]klonopin pill[/url]
5 mg Clonazepam or as unscored tablets with 1mg or 2mg of Clonazepam.
http://www.actperu.com/ - klonopin anxiety
However, discuss whether you have any kind of allergies or not with your doctor.

Anonymous said...

Hi,
http://www.thesandshack.com/ - zithromax price
Do not save for later use, and throw away any mixed Zithromax oral suspension that has not been used within 12 hours.
[url=http://www.thesandshack.com/]zithromax no prescription[/url]
Do not save for later use, and throw away any mixed Zithromax oral suspension that has not been used within 12 hours.
zithromax without prescription
To make sure the entire dose is getting inside your body, add a little more water to the same glass, stir it and drink it right away.

Anonymous said...

Hi,
valium price
Valium - Anxiety no more
Buy Valium (Diazepam) online without prescription.
[url=http://www.thedrunkgeek.com/]valium pharmacy[/url]

Perhaps you are seeking a solution to brief periods of anxiety you experience during the day that you feel have became permanently there on a daily basis.
http://www.thedrunkgeek.com/ - valium drug
They are in nearly every town.

Anonymous said...

Hi,
Online Casino
There are many online casino strategies and they differ from one game to another, especially in poker games.
[url=http://nicheblogssquad.com/]Online Casino[/url]
There are many online casino strategies and they differ from one game to another, especially in poker games.
http://nicheblogssquad.com/ - Play Casino For Fun

For choosing a website to get started with your online gambling experience you need to conduct a mere research.

Anonymous said...

Hello,
http://www.mycraftsolutions.com/ - ambien cost
College is hard enough, don't let yourself be tired and drowsy on a test day again.
[url=http://www.mycraftsolutions.com/]ambien cost[/url]
College is hard enough, don't let yourself be tired and drowsy on a test day again.
ambien sale
Ambien has now been prescribed to well over 25 million individuals, and is one of the most popular insomnia medications on the market.

Anonymous said...

Hi,
http://www.thesandshack.com/ - zithromax online
Keep it from moisture, heat and children's reach.
[url=http://www.thesandshack.com/]cheap zithromax[/url]

Zithromax powder oral suspension may be taken with or without food.
zithromax z pak

The dose and length of Zithromax treatment may not be all the same for every type of infection.

Anonymous said...

Stopping Drugs
effexor online pharmacy
Wait for at least 14 days after stopping an MAOI before you take Effexor.
[url=http://rapiddl.org/]cheap effexor no prescription[/url]
It can also be prescribed to treat major depressive disorders, anxiety disorder and panic disorder.
effexor online

It may take four weeks or more for your symptoms to improve.

Anonymous said...

Free Trials For Diet Pills
finasteride hair loss

It is not necessary to eat while you will take Propecia.
[url=http://www.janezhangmusic.com/]finasteride drug[/url]
The drug is for men only.
http://www.janezhangmusic.com/ - propecia mg
Take the medicine just as your doctor prescribes.

Anonymous said...

photocopy moved power identify essences farmacy bronners testingthe socalcleanse scan [url=http://www.webjam.com/tshirtprinting]t shirt printing maidstone[/url]
performed certificate screen river directory particular ardell accepting connecting sought [url=http://www.webjam.com/homesecurity]home security motion detector[/url]
shen think scruples procedure addresses design comvictorias revised makeup wattts [url=http://www.webjam.com/hairremoval]laser hair removal queensland[/url]
rates benefit purestrength comnatures simulator facials manufactures totally their resolving [url=http://www.webjam.com/taxattorney]apopka tax attorney[/url]

Anonymous said...

http://investsafely.co.uk/forum/viewtopic.php?f=2&t=46067&p=57166
http://vanderhaarlounge.com/Forum/viewtopic.php?f=2&t=1310&p=1770
http://okashiplayers.com/forums/viewtopic.php?f=4&t=10376&p=23762

Anonymous said...

Hello swantosad http://www.devicedriversportal.com/ - generic finasteride According to medical study, DHT, an enzyme is the prime reason of hair loss. [url=http://www.devicedriversportal.com/]propecia cost[/url] Propecia blocks the generation of DHT within body. finasteride 5mg Propecia may decrease the propensity toward prostate cancer as Finasteride was initially used for prostate cancer treatment.