Monday, June 30, 2008

SENADOR QUER CRIMINALIZAR FANSUBBERS, FANFICS, TRADUTORES DE MANGAS, E REDES P2P.



Ao aprovar o projeto Substitutivo ao PLC 89/2003, PLS 137/2000 e PLS 76/2000, redigido pelo Senador Azeredo, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara quer transformar milhares de internautas em criminosos.

O Senador Azeredo quer tornar uma das atividades mais criativas da Internet em ato criminoso. Quer transformar os fansubbers, os fanfictions e a tradução de séries de TV em crime. O Senador considera que traduzir um Mangá é um crime tão grave como invadir um banco de dados e subtrair dinheiro de um aposentado.

Milhares de jovens e adultos participam de grupos de Fansubbers traduzem animes (desenhos animados) do japonês para o português. Eles legendam estes desenhos e distribuem gratuitamente pela rede. Trata-se de um fenômeno mundial e muito popular no Brasil. Jovens, Advogados, médicos, engenheiros, universitários, com idade entre 16 e 35 anos, serão considerados criminosos assim que o Substitutivo do Senador Azeredo for aprovado no Plenário.

Além dos fansubbers, o Senador Azeredo quer colocar na prisão também os criadores de Fanfics ou Fanfictions. São ficções criadas por fãs de uma série de TV ou cinema qualquer. Pessoas comuns fazem o que Walt Disney fez com os Irmãos Grimm, recriam seus contos e estórias, mas fazem por hobby, sem intenção comercial. O fanfic são contos ou romances escritos por quem gosta de determinado filme, livro, história em quadrinhos ou quaisquer outros meios de comunicação. Somente um dos sites mais interessantes de Fanfic em português, criado em novembro de 2005, conta com aproximadamente 7,511 histórias (24,081 capítulos e o impressionante total de 37,620,962 palavras). Este site e centenas de blogs estarão na mira do substitutivo do Senador Azeredo.

Isto porque ninguém poderá usar nenhum arquivo sem a expressa autorização do seu autor. O artigo 285-B do Substitutivo do Senador Azeredo diz que será considerado CRIME:

"Obter ou transferir dado ou informação disponível em rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado, sem autorização ou em desconformidade à autorização, do legítimo titular, quando exigida:
Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.
Parágrafo único. Se o dado ou informação obtida desautorizadamente é fornecida a terceiros, a pena é aumentada de um terço."

Como bem afirmou o jurista Lawrence Lessig, a criatividade estará em perigo se substituirmos a cultura da liberdade pela cultura da permissão. O Senador Azeredo com o artigo 285-B pretende criminalizar uma das principais características da cibercultura que é o remix, que são as práticas recombinantes. Azeredo quer bloquear uma das principais condições para a criatividade que é a reciclagem de idéias, a possibilidade de compartilhar bens culturais.

Será que todos os Senadores brasileiros sabem que eles irão considerar criminoso um jovem que baixa um capítulo da série Lost para traduzi-la, inserir a legenda em português, para distribui-la gratuitamente em redes P2P? Não é possível que eles considerem o ato de solidariedade do jovem, ao distribuir gratuitamente o vídeo legandado, como algo que exija o aumento de sua pena em "um terço".

Será que nossas cadeias precisam de gente criativa? O que este artigo 285-B tem a ver com o combate a pedofilia? Trata-se de uma agenda oculta? Será que nossas Casas legislativas querem criminalizar a cibercultura?


O PARECER do senador Azeredo pode ser obtido no endereço:
http://webthes.senado.gov.br/sil/Comissoes/Permanentes/CCJ/Pareceres/PLC2008061889.rtf

310 comments:

1 – 200 of 310   Newer›   Newest»
Anonymous said...

Será que este projeto também vai querer impedir os jogos em rede?

Anonymous said...

Traduzir filmes da série Lost não seria quebra de patente?

Ricardo - ryckado@gmail.com

Bianca Santana said...

Hoje, utilizei pelo menos cinco textos que encontrei na Internet pra produzir um outro texto sobre Educação no Campo. Citando a fonte, claro! O remix não é uma das principais bases da produção acadêmica? O senador pretende criminalizar todo pesquisador?

Anonymous said...

Pessoal, se alguém precisar de banners em diferentes tamanhos avisem aí...

Anonymous said...

O que podemos fazer na prática para impedir? =)

Anonymous said...

Olá Sergio,

Sou mestrando da PUC-SP do departamento de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) e gostaria de contar com a sua presença na minha banca de defesa.
O objeto de pesquisa da minha dissertação tem o título de "Interoperabilidade dos Dispositivos Móveis" e versa sobre os fenômenos tecnologicos e comportamentais do ambiente móvel (Mobilidade, ciberespaço, FANconsumers, Redes Móveis,interatividade e Computação Pervasiva/Ubíqua).

Meu contato :
Wander de Moraes Paes (wanderpaes@yahoo.com.br)
tel. 11 81471201

Ou se puder deixar seu e-mail para eu entrar em contato ...

Espero sua resposta

Atenciosamente,

Wander Paes

samadeu said...

Ricardo, filmes, livros, softwares e músicas são protegidos por copyright e não por patentes.
Utilizar partes de um texto, desde que citada a fonte, é uso justo e não crime.
Baixar uma música para uso próprio, sem finalidade comercial, também poderia ser entendido com uso justo.
Traduzir um filme e permitir que outros o assistam não deveria ser criminalizado.

Klaus, um afortunado said...

Samadeu,

parabéns pelo blog.

Concordo com tudo, mas me questiono sobre o ato de legendar um seriado que está em franca comercialização e realizar sua distribuição indiscriminada. Deparei-me com isto ao receber um link hoje do site http://www.islifecorp.com.br - lá tem tudo o que se possa imaginar.

Acho que se precisa chegar a um meio termo, com a indústria conferindo maior acessibilidade à sua produção, barateando os custos, mas o público também reconhecendo que há de se pagar pelo trabalho e produção alheia.

Sou contra o pensamento de se adquirir pirata uma 'fita' de videogame, por exemplo. Comprada no camelô ou baixada em um desses sites.

Ao invés de se almejar o controle do desejo de consumo, extravaza-se o mesmo através de práticas ilícitas. Sem esquecer a contrapartida da indústria reduzindo o custo para ganhar em escala e incrementando seu produto ao invés de minguá-lo - vide CDs que aqui no Brasil não tem investimento, enquanto na Europa recebem encarte, letra, etc, fora o crossmedia com áreas restritas online.

Um (utópico?) entrar em consenso, onde ambos interlocutores reconhecem seus valores e estabelecem uma relação ganha-ganha.

Agora, tornar Fanfics crime é o ápice deste cúmulo. =/

Fors Fortuna,

Klaus - http://fortune-42ne.blogspot.com - http://afilosofiamor.blogspot.com

Danielle Vieira said...

É professor... Acho q eu e um grupo de amigos q começamos em 98 em Brasília o DF X Files, onde baixavamos os eps de Arquivo X pelo mIRC e passavamos semanas traduzindo e inserinfo legendas deveríamos já estar presos... E olha q na época nem dava pra distribuir os eps da série pela internet. A gente copiava para fita VHS para exibir em encontros de Brasília (Café com Letras e Pátio Brasil) e São Paulo (Devir).
Durante nossa prática acompanhávamos as fics, temporadas virtuais da série em português e / ou inglês e esses autores tb deveriam estar presos...
Daí, em ambientes mais elevados, escritores como JKR, Harry Potter, convida fikeiros q se deram bem escrevendo sobre seus livros a participar da produção dos roteiros dos filmes da série... Vai entender...

Paradoxos da Bola said...

Eu acredito que isso é um exagero. Se for contra a pirataria (sobre legendar as séries) até tudo bem, mas ainda assim é exagero.

E as fanfictions por exemplo, um CRIME? Ainda mais quando a maioria dos autores dos livros e tal SABEM que elas existem e nada fazem, por que não vem problema.

É exagero, é o que eu acho. Só querem mostrar serviço e acabam fazendo besteira.

Unknown said...

Engraçado é que ninguém faz lei contra a imunidade parlamentar, contra as 2 férias ao ano dos nossos políticos, contra os cartões corporativos, contra as ONGs de fachada que sugam o dinheiro público como um ralo, contra as centenas de empreiteiras que nunca terminam sua obras mas recebem o dinheirinho do contribuinte, contra os mensalões e derivados (a cada dia aparece um novo escândalo!), gestões incompetentes e irresponsáveis.

Copiado e Colado do Tio Cloud XD

aaaaaa! said...

Eu acho que deviam fazer uma lei para criminalizar sua cara de pau. E quando vão ver que pagar mais de 50 mil reais por mês para que vocês não façam nada no congresso é crime? Quando vão ver que suas férias de sei lá quantos anos seguidos é crime? Quando vão ver que levar filho pra escola com carro executivo é crime? Pelo amor de Deus, tenha um pouco de bom senso e veja que esse tipo de site são a única salvação de pessoas que não tem condição financeira (E mesmo assim paga o sálario que você gasta todo mês)para ter acesso a esse tipo de diversão.

Anonymous said...

CARAMBA!! ISSO AQUI TA FICANDO PIOR QUE A CHINA!!! JA VOU IR ATRÁS DE UM SOFTWARE DE CRIPTOGRAFIA!!!

Anonymous said...

pq primeiramente não criam uma lei p/banir a cara de pau e sem-vergonhice q existe no 'nicho' de vcs?
façam mil favor! vão se preocupar com o q este país precisa realmente e parem de querer mostrar serviço criando leis p/coisas q não pedem urgência.
q tal começar com a fome? com a educação?
ah.. acho q é coisa GRANDE demais p/vcs cuidarem né?! tamanha imcopetência e apatia.

Anonymous said...

A proibição dos fanfics eu acho sem razão, porque eu duvido que eles vão desmotivar alguém a ver a obra original, pelo contrário, incentiva as pessoas a verem.

Já no caso dos fansubbers, eu acho que deve proibir sim, mas só quando é uma série já licenciada no Brasil em versão integral, sem edições.

Vitz said...

é só mais um idiota querendo passar por cima de uma lei que já existe. Eis ela:

__________________________
Lei 10.695 de 01/07/2003

Altera e acresce parágrafo ao art. 184 e dá nova redação ao art. 186 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, alterado pelas Leis nº 6.895, de 17 de dezembro de 1980, e 8.635, de 16 de março de 1993, revoga o art. 185 do Decreto-Lei nº 2.848, de 1940, e acrescenta dispositivos ao Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 - Código de Processo Penal.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o congresso nacional decreta e eu o sanciono a seguinte lei:

Art. 1º O art. 184 e seus §§ 1º, 2º e 3º do Decreto -Lei nº 2.848, de 7 dezembro de 1940, passam a vigorar com a seguinte redação, acrecentando-se um § 4º:

"Art. 184, Violar direitos de autor e os que lhe são conexos:

Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

§ 1º Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, [b]com intuito de lucro direto ou indireto[/b], por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente:

Pena - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

§ 2º Na mesma pena de § 1º incorre quem, [b]com o intuito de lucro direto ou indireto[/b], distribui, vende, expõe à venda, aluga, introduz no país, adquire, oculta, tem em depósito, original ou cópia de obra intelectual ou fonograma reproduzido com violação do direito do autor, do direito do artista intérprete ou executante ou do direito do produtor de fonograma, ou , ainda, aluga original ou cópia de obra intelectual ou fonograma, sem a expressa autorização dos titulares dos direitos ou de quem os represente.

§ 3º Se a violação constituir no oferecimento ao público, mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em um tempo e lugar previamente determinado por quem formula a demanda, [b]com intuito de lucro direto ou indireto[/b], sem a autorização expressa, conforme o caso, do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor de fonograma, ou de quem os represente:

Pena - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

§ 4º O disposto nos §§ 1º, 2º e 3º não se aplica quando se tratar de exceção ou limitação ao direito de autor ou os que lhe são conexos, em conformidade com o previsto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, nem a cópia de obra intelectual ou fonograma, em um só exemplar para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto" (NR)
__________________________


Ou seja, MESMO COM OS ANIMES LICENCIADOS, os fansubbers podem continuar postando seus animes contanto que não ganhem absolutamente NADA com isso.

E para quem não entendeu o lucro indireto eis mais algumas informações:
____________________
(...)

"Por conseguinte, mais coerente seria denominar-se pirata apenas as cópias feitas com intuito de lucro, direto ou indireto. Este último, diferentemente da interpretação apressada dos profanos no afã de imputar o consumidor, não é a economia obtida na compra de produtos ilegais. Ocorre lucro indireto, sim, quando gravações de shows são exibidas em lanchonetes e pizzarias, ou executa-se som ambiente em consultórios e clínicas, sem que tal reprodução, ainda que gratuita, fosse autorizada. A cópia não é vendida ou alugada ao consumidor, mas utilizada para promover um estabelecimento comercial ou agregar valor a uma marca ou produto."

(...)

Trecho retirado, de acordo com o autor, da Revista Consultor Jurídico, 20 de agosto de 2007
____________________________

Enquanto isso a verdadeira justiça não é feita em nosso país ¬¬".

Anonymous said...

Concordo com o William e com o Tio Cloud xD
Sério, isso está cada vez mais ridículo! Proibir fansubbers e tradutores de mangá? Fanfics? É o cúmulo!

Anonymous said...

Porque não proíbem também os comerciais políticos? Aquilo é um CRIME aos olhos de qualquer ser humano. Acho que esses animais (Cá entre nós, nem dignos de serem humanos) não têm mais o que fazer.

Anonymous said...

se os fansubbers, tradutores, ficwiters ganhassem alguma coisa em cima disso, a gente até relevaria. mas o pessoal trabalha de graça, fã para fã. '-'
e a maioria não tem dinheiro pra comprar o mangá, ou paciência pra esperar sair aqui, e saco pra assistir os animes dublados. e como foi comentado antes, isso não faz a pessoa deixar de ser fã da série, isso aumenta o interesse. arg, como eu tenho nojo desses políticos.

Unknown said...

será que eu vou ser presa por escrever fics ?
aff cara ;

Anonymous said...

Simplesmente ridículo. Ao invés de se preocuparem com as pessoas que passam fome e outros tipos de dificuldades, querem tirar o orgulho daqueles que divulgam a cultura nipônica, que por sinal é MUITO mais apreciada por aqui do que qualquer outra coisa, até mesmo as porcaria de novelas. Realmente esses políticos estão ficando cada vez pior... Eu ainda sou a favor do tio Bin Laden mandar cair um avião naquele planalto lá, pois a pilantragem é tanta que dá até desgosto de ser brasileiro. Deviam parar de roubar de quem precisa e ajudar aqueles que estão em condições mais precárias. Isso que dá votar em presidente analfabeto -_-'
VIVA O BRAZIL! -_-'
THIS COUNTRY FAILS.

Anonymous said...

O problema é que é realmente errado distribuir gratuitamente obras criadas comercialmente por estúdios. Os animes, séries e mangás foram feitos para serem vendidos e não para serem distribuidos de graça. Os fansubbers não tem o direito alterar a obra e distribuir gratuitamente.

Sou a favor desta lei e espero que seja aprovada.

Anonymous said...

Sinceramente não entendo porque uma coisa dessas u.u
Concordaria com as séries que estão sendo vendidas no Brasil em Dvd´s e tal, mas fanfics é o cumulo.

e como ele pretende controlar isso?

Anonymous said...

"O problema é que é realmente errado distribuir gratuitamente obras criadas comercialmente por estúdios. Os animes, séries e mangás foram feitos para serem vendidos e não para serem distribuidos de graça. Os fansubbers não tem o direito alterar a obra e distribuir gratuitamente.

Sou a favor desta lei e espero que seja aprovada."

Anonymous, meu amigo, você está de parabéns. Ouçam esse Anonymous, ele diz a Verdade.

Anonymous said...

é criminalizar fansubber etc... eles aprovam tao facil qto comprar uma cerveja num buteco sendo menor
BANDO DE FILHO DA PUTA ISSO SIM

Klaus, um afortunado said...

Acho importante distingüir fansubbers dos demais. Colocar legenda e depois distribuir é válido somente no caso da série não ser comercializada, uma vez que por default elas também tem legenda e sua distribuição impacta necessariamente na queda de arrecadação - ao menos teoricamente, uma vez que muitos até copiam, mas não comprariam.

Fanfics, pelo que entendo, deveria não apenas ser liberado, como incentivado - acabam agregando se usados a favor do 'original'.

Estamos vivendo o contrafluxo do choque da indústria de massa e da descentralização oriunda da internet.

Ambos os lados puxarão para sua brasa, até identificarem que o melhor pra sardinha - e assim também pra nossa fome - é que ela asse por inteiro e de forma equilibrada e harmonica, agradando às cabeças e às caudas longas.

Redes P2P são um caso a parte, pois como meio não devem ser coibidos, mas sim as ações dentro dele estarem em alinho com o que se almeja.

In medium virtus est.

Fors Fortuna Res Publicae,

Klaus

Anonymous said...

Eu gostaria muito de dizer que 'algumas' coisas neste país parecem piada, mas infelizmente sou obrigada a dizer q o próprio país é A piada.

Sendo o Brasil um país praticamente 'quase' sem problemas reais, não é de se espantar que nossos queridos políticos desejem podar a liberdade de expressão das pessoas que ainda tem algum tipo de conhecimento literário e força na hora de expressar suas opinioes, não é?

Sim, pq em um país onde uma grande parte da população mal sabe escrever o nome e se torna massa fácil de ser manipulada toda vez q alguem oferece uma cesta básica ou tem um jogo de futebol na tv, não é de se espantar que algumas pessoas queiram tornar ilegal atividades gratuitas ( e portanto de acesso a todos ) que incentivam o crescimento intelectual e cultural do brasileiro.

Depois que comecei a escrever fanfics, minha escrita melhorou de forma indiscutivel e meu conhecimento envolvendo os temas sobre os quais eu tenho escrito nos ultimos anos tambem se ampliou devido às pesquisas que eu fiz para poder enriquecer meus textos.

Ao invés de limitar o acesso gratuito à cultura, nossos politicos deviam focar-se naquilo que eles realmente deveriam estar se ocupando e para o qual eles foram eleitos: administrar a maquina publica com eficiencia, evitando desperdicios e proporcionado a cada um de nós, brasileiros, uma vida digna com educação, saúde, moradia, transporte e lazer decentes.

Anonymous said...

O qque devemos fazer é bombardear a caixa de e-mail do cidadão com criticas a sua atitude.

Anonymous said...

O qque devemos fazer é bombardear a caixa de e-mail do cidadão com criticas a sua atitude.

Anonymous said...

ELES SIMPLISMENTE NÃO TEM O QUE FAZER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Unknown said...

Isso é besteira, e não é a primeira vez que ocorre uma "ameaça" dessas.

O que o governo tem que fazer não é proibir isso, e sim porque não trazer pro Brasil legalmente? Aí eles podem falar o que eles quiserem, pois estariam fazendo a sua parte...

O Brasil vai continuar com pirataria e coisas do gênero, ateh o dia que tomar vergonha na cara e diminuir as taxas de impostos que fazem com que os preços dos produtos importados quase que se multiplicam em 10 vezes.

Nós iremos continuar fazendo fanfics por isso ser um hobby, nao tem nada a ver com direitos autorais porque nosso fim nao é lucrativo. E continuaremos a traduzir e legendar vídeos no Brasil até que se faça algo para que não precisarmos fazer mais isso.

Proibir nao adianta, principalmente por causa tão injusta como essa, isso soh vai gerar polêmica e revolta por parte dos que não concordam com esse absurdo.

Levy Veroneze said...

concordo com vc gregory , isso e besteira , eu me lembro que tentaram fazer isso no passado...

Se pa , até o filho do senador , vira bandido nessa lei dele...

Para min , esse cara não tem nada mrl a fazer , ai vem fazer isso -.-

pior parte é querer proibir os fanfincs , visto que isso é um hobby...

Enfim , de resto , eu concordo com seu ponto de vista gregory e acho essa lei uma coisa completamente inútil e sem sentido , como td que tem nesse pais de todos..

Só isso.

Anonymous said...

isso é fogo no cu dele,porra,pra que isso?!?caralho,nada ha ver,tinha que ser logo onde?!?Brasil,o pior país do mundo

Anonymous said...

Já que o Sergio Amadeu me presenteou com sua atenção através do texto abaixo, vou me dar ao direito de fazer mais uma pergunta.

"Ricardo, filmes, livros, softwares e músicas são protegidos por copyright e não por patentes.
Utilizar partes de um texto, desde que citada a fonte, é uso justo e não crime.
Baixar uma música para uso próprio, sem finalidade comercial, também poderia ser entendido com uso justo.
Traduzir um filme e permitir que outros o assistam não deveria ser criminalizado."

Quest: Se um internauta usa um software para entrar em uma rede P2P e baixa uma música da Ivete Sangalo por exemplo, mas não comercializa, pode-se enquadrar o ato como crime?

Já que estou aqui vou aproveitar para falar do Divisão Digital - Incluindo no Século XXI, Goethe Institut realizado em Salvador em Setembro passado. Foi muito interessante. Boa participação de Nelson Pretto e do professor da USP

kawaii saH :B said...

esses políticos deveriam se preocupar mais com a melhora do país, aposto que ele rouba bastante com akele cartãozinho q ele tem direito ¬¬ e o pior, nosso dinheiro! agora nós, fazemos um trabalho ótimo, não temos intenção comercial e eles querem nos considerar como criminosos!? que bloqueiem a internet!

kawaii saH :B said...

sinceramente... é uma falta do que fazer esses caras de pau
u.u

Anonymous said...

Que interessante, se essa lei entrar em vigor eu vou ser presa!!
Não só eu, como também um monte de gente.
Só acho que não vai caber tantas pessoas na cadeia, por que só as pessoas que conheço que violam o projeto, pois a lei ainda não foi aprovada e eu acredito que não o será, são muitas!
Vejamos pelo lado bom, conheceremos pessoas que tem opnião própria, isso sem contar o grande número de pessoas com interesses parecidos com os nossos!
Não vamos baixar a cabeça só por causa de um projeto né?
Se já fosse lei tudo bem, mas ainda não foi aprovada, então façamos agora o que não poderemos (tecnicamente) fazer depois que a lei for aprovada.

ArturHenz said...

Sinceramente, esses caras, os "criminosos", como vocês dizem, trazem alegria e muitas coisas legais à diversos internautas.

Esses senadores deveria ter mais o que fazer, como cuidar de verdade do país. Isso não vai melhorar em nada, e é aí que muitos adolescentes, adultos e até crianças vão se zangar.
Pensem bem nisso.

Pra que tirar a Alegria, sim, essa é a palavra.

O que esses caras fazem de errado, os Fansubbers?
Olha Fanfics? Fanfics, qualquer um pode inventar uma, e quer dizer que se quiser mostrar para as pessoas, pela Internet, vai ser preso, é? ¬¬
Tradutores de Mangá, porquê?
Acredito que eles tenham até autorização para fazer isso, ou vocês querem que nós leiamos mangás em japonês, mesmo? Ou vão proibir de vender mangás, também? ¬¬
Sinceramente, ó...

Anonymous said...

"Diga não ao PLC 89/2003, PLS 137/2000 e PLS 76/2000 liguem 0800 612 211"

Anonymous said...

É por causa de leis como essa que o Brasil não vai pra frente.
Com tantas outras coisas para se preocuparem, esses políticos nos vem com essa de querer prender pessoas que estão apenas contribuindo para que a cultura chegue a mais pessoas e de diferentes classes.
Prendam os políticos e nos deixem sermos livres!!
Que eu saiba o Brasil é a favor da liberdade de expressão, então vamos ser livres e dizer o que pensamos, legendar animes que ainda não chegaram ao Brasil (legendados ou dublados, apesar das dublagens nem sempre serem boas), traduzir mangás que demorarão séculos para chegarem aqui em português se depender dos dristibuidores, escrever fanfics para nos distrairmos e distrair os outros.
Sejamos livres, pois a liberdade é algo que muitos brasileiros lutaram para conseguir, não podemos nem devemos desperdiçar todo o trabalho deles agora.

Anonymous said...

Sérgio! Tô preocupada...e o ministro hacker, não vai dizer nada? O que mais podemos fazer?

Unknown said...

Eu faço todo dia fics de Naruto, Bleach, entre outros, tenho 12 anos, isso quer dizer que vou pagar multa?

Vai a puta que o pariu

Anonymous said...

Particularmente acho isso um pouco insano. eu gosto de assistir animes com temas adultos e pouco convencionais (yaois e yuris) e alguns que jamais passaram na tv brasileira nem vai passar. cito inclusive alguns títulos: junjou romantica, okane ga nai, the legend of the blue wolves, kaikan phrase, gravitation, haru wo daite ita. quero ver o que será feito para as exceções as quais ninguem está levando em consideração, se vão dilacerar os animes como fizeram com vários tipo rurouni kenshin(samurai x) que passou no cartoon e na rede globo e por sinal com uma dublagem horrível, quero ver também como ficam os pesquisadores que usan trechos de artigos em suas teses, etc. o senador estará atando em prol da burrice em massa já que ninguem vai poder reproduzir parte de textos dos outros. será que os textos que os professores passarem com a materia para os alunos também será vetado? isso é completamente ridículo e inviável. enfim, deixo aqui meu protesto pois não gosto da opção da "burrice sendo difundida em massa".

Anonymous said...

Isso me dá risadas. Porque tá na cara que esse senador tem algum acordo envolvendo propina... Ele deve ter feito algum tipo de acordo com alguma distribuidora. Mas é inútil... Porque uma lei jamais pode se fazer valer sem uma fiscalização adequada.
Por isso mesmo que a pirataria é mais forte que a própria lei. Faz parte da cultura brasileira e não há lei que acabe com isso!

Unknown said...

Polêmica novamente. Creio ser necessário ver ponto a ponto neste caso: fanfics e obras originais são arte, e arte e cultura devem ser estimuladas, não o contrário.
Já a distribuição de legendas de seriados em "vida comercial", bem, neste caso realmente creio algo criminoso.

Isabella said...

Primeiro eles vão ter que reformar as prisões.

É, porque entre fansubbers, ficwriters, fanartists, tradutores de mangás, fanzineiros e afins, acho que posso até dizer que somos milhões.

E onde é que eles vão pôr tanta gente, hein?

Deviam cuidar dos problemas de verdade ao invés de brincar de política. Se eles já fizeram tudo de importante e estão tão à toa que precisam incomodar quem não cometeu crime nenhum, PARA QUE ESTÃO RECEBENDO 50 MIL POR MÊS?

Isabella said...

Os autores é que deviam pagar os ficwriters, ora u.u O que fazemos é propaganda gratuita, na maior boa vontade. São poucos os escritores que não permitem que seus trabalhos sejam usados em fanfics - e seus desejos são respeitados nos sites de grande expressão.

Pedroom Lanne said...

Caro Professor,

Além de copiar os banners e escrever a respeito no meu blog, o que mais eu, ou qualquer um, podemos fazer para tentar evitar a aprovação de tal absurdo projeto?

Eu, tenho tempo livre, e posso colaborar.

Anônimo de Oliveira Costa said...

Putz, comentei na conta errada:

Escrevi no meu blog a respeito baseado com numa entrevista que fiz com Lucia Freitas:

http://pedroom.blogspot.com

E, como disse, estou a disposição para ajudar da forma que for, além de copiar os banners e escrever a respeito.

CONTRA A DITADURA NA INTERNET

valtir said...

Boa noite. Primeiramente acho isso uma forma de tirar a liberdade dos internautas que usam deste meio para acompanhar suas series favoritas sem ter que esperar uma eternidade para vê-los com uma dublagem mediocre(o que ocorre com muita frequencia por aqui), o que nós usuarios destes meios poderiamos fazer para boicotar este m....
Que não faz nada a não ser chupar nosso sangue de treça a quinta e ainda ser muito bem remunerado para isso????

Nyuu_chan said...

eduardo.azeredo@senador.gov.br
Email do nosso "querido" senador xD
Se acaso for aprovada, nos vemos na cadeia pessoal huiahseohae
eu vou pegar pelo menos 30 anos de cadeia huaisHEihae, chega a ser piada isso. Vai dar com certeza uma rebelião no brasil inteiro. É bom o senador fazer seguro, pq alguém ainda mata ele xhausiehiauhse

MaxxJPN said...

com tanta gente passando fome, desemprego, hospital público sem remédios e sem leitos, crianças sem escola, ladrões soltos nas ruas e no planalto, esse "senador" está preocupado com essas coisas...sem comentários...

Anonymous said...

Estou começando a odiar o Brasil.

Tem coisas que precisam ser feitas com URGÊNCIA! e ficam criando leis e mais leis INÚTEIS e que vai contra a liberdade de expressão.

Victor A. said...

Isso é ridículo.
Olha, fansub, tradução de mangá e compartilhamento desses arquivos, até que eu entendo...
Mas..
FANFIC ? O___O
Se isso aí entrar em vigor... Sei não.

Victor A. said...
This comment has been removed by the author.
Victor A. said...

Enfim, se essa lei for aprovada, Kira vai ter mais um nome pra botar no Death Note. ¬¬
Só espero que essa lei não seja aprovada de modo algum, caso contrário...

Anonymous said...

São senadores como este que mancham a história de uma instituição digna como o Senado Brasileiro.
Tenho fé que tal anteprojeto não será aprovadp.

Unknown said...

Conversa na penitenciária:

Jovem de 18 anos dividindo cela para 10 presos com mais 40.
Traficante: Qual foi o seu crime, rapá?
Jovem: Escrevi uma fanfic sobre Naruto.
Traficante: Você realmente é perigoso! Tô com medo.

¬¬

Unknown said...

Aliás, faltou dizer...
Num país que as pessoas morrem por causa da Dengue, tudo é possível, né?

Anonymous said...

que cara ridículo, manda tomar no cú, é falta de sexo isso

Unknown said...

pode ser porque também tem sites que legendam jogos de pc e vocês sabem se existe algum abaixo assinado para impedir isso?

Anonymous said...

falta de zona, com certeza, pq mulher um puto desse não tem neh, afinal, nenhuma mulher com amor na buc&t@ iria dar pra um FDP desses

Anonymous said...

Concordo totalmente com vc Chaos

O q é isso? O Brasil tá enlouquecendo!!!
É o preço das coisas lá nas alturas, e os pais jogando os filhos pela janela, politicos q não tem o q fazer, ficam o dia inteiro coçando o saco, robando nosso dinheiro e ainda por cima, para dizer q stão fazendo algo, ficam inventando leis ridiculas :angry:

Cada dia inventam algo de novo, agora aprovar a lei q aumenta a duração das penas para os criminosos de verdade, isso eles não fazem.

É por isso, q temos q pensar bem antes de votar, para não corrermos o risco de botar esses "merdas" no poder, não é msm senhor lula ¬¬

Ah, e pra esse "merdinha de senador" eu só tenho a dizer uma coisa:- eu vi os primeiros epi de naruto em DvD original, e posso garantir "os fansubbs traduzem muito melhor" "eles traduzem a risca, da mais realidade ao anime"

Defendo com unhas e dentes os fansubbs e o Hinata!!

Bjs....;*

Phinderblast said...

legal, quer dizer que eu vou ser preso por escrever? que incentivo a escrita... Vou avisar meus leitores que vou ter que parar de escrever pq é lei agora, ou seja, parem de ler leitores, vão para a rua vadiar n_n

Anonymous said...

Constituição Federal
Art. 6o São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição
Art. 7o
IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

Isso prova 2 pontos:
* Lazer é necessidade vital basica.
* Salário minimo deveria prover tudo aquilo, se a constituição não é respeitada então uma lei nacional (empurrada por órgãos estrangeiros) não é o maior dos pecados...


=======================

pois é senador, garanta-nos então nosso direito ao lazer, fora os outros que também não são cumpridos

na boa, vai fazer algo útil pra sociedade e larga esse jogo de marketing pra ganhar votos de eleitores mais puristas

Anonymous said...

Art. 285-C. Nos crimes definidos neste Capítulo somente se procede mediante representação...

fiquem calmos, se dar-se-a soh por representaçao, precisa q algum estudio venha ateh aki reclamar, oq hj ja eh tecnicamente possivel... ^_^

logo... isso n altera bem dizer nada qnto aos fansubbers em si, soh um pequeno enorme detalhe, n haveria qualquer desculpa para o fansubber em caso de realmente aparecer algum representante dos estudios... legaaauz neh??? ^_^

eu provavelmente serei um dos primeiros a parar se isso se transformar em lei d verdade! T_T

Unknown said...

O Brasil com tantos problemas e esse senhor vem se preocupar logo com isso, esse Brasil só me decepciona.

Sem contar q tal ato não é crime e é feito sem nenhum tipo de cobrança (pelo menos nos casos dos fansubbers)

Isso é simplesmente além do ridiculo

Alguém sabe oq pode ser feito da nossa parte para impedir tal ato ?

Anonymous said...

Seu texto foi completamente irresponsável. Passagens como

"O Senador considera que traduzir um Mangá é um crime tão grave como invadir um banco de dados e subtrair dinheiro de um aposentado."

ou

"Além dos fansubbers, o Senador Azeredo quer colocar na prisão também os criadores de Fanfics ou Fanfictions."

Aparentemente você não leu nada do texto que você próprio recomenda. Se leu, não entendeu bulhufas.

Suas passagens são tendenciosas e não querem dizer realmente o que está dito no projeto do Senador.

Ainda é muito cedo pra tirar qualquer conclusão sobre o assunto, visto que o texto será revisado ainda várias vezes e está apenas nas comissões de avaliações.

Faz o seguinte: manda um e-mail pro Senador e pergunta pra ele o que de fato este projeto significa. Melhor do que fazer isso que você fez.

Anonymous said...

Alguém por acaso mandou um e-mail para esse palhaço? Porque com tanta coisa importante para se fazer, um verdadeiro desocupado desses se presta a fazer uma coisa dessa. Já os "comparsas" desse senador que escreveram aqui neste blog serem a favor da lei dele estão simplesmente ajudando o país a se afundar mais. Mas as pessoas de bem farão a diferença, isso sim! Falou!

Déh said...

Sem comentário.
Seria o mesmo q proibir nossos jovens de desenvolverem seus doens pra a criação de livros, já que muitos dos jovens escritores nasceram de blogs, e outros meios de divulgação de seus textos

Anonymous said...

O senador Azedo e seus comparsas poderiam simplificar toda essa questão e proibir de uma vez o uso dessa máquina tão perigosa, chamada computador.
Ou então cercar o país com grades.

carlos

samadeu said...

Caro Marco Pires, se você ler com calma o projeto do Senador verá que não distorci nada e que já é tarde para aceitarmos suas idéias obscuras. No projeto está claramente dito:

"Art 285-B Obter ou transferir dado OU INFORMAÇÃO disponível em rede de computadores, DISPOSITIVO DE COMUNICAÇÃO ou sistema informatizado, SEM AUTORIZAÇÃO OU EM DESCONFORMIDADE À AUTORIZAÇÃO, do legítimo titular, quando exigida:
PENA - RECLUSÃO, de 1(um) a 3(três) anos, e multa."

O projeto do Azeredo CRIMINALIZA qualquer OBTENÇÃO ou TRANSFERÊNCIA de INFORMAÇÃO.

O QUE É INFORMAÇÃO? Tudo que pode ser digitalizado e colocado na rede. Se for isto, um texto, uma foto, uma imagem, um vídeo, para ser trabalhado por alguém necessitará de autorização do seu "legítimo titular".

Perguntar para o Senador não adianta NADA. O que estará sendo VOTADO não é o que o Senador ACHA ou DIZ, mas O QUE ELE ESCREVEU.

PARA garantir a liberdade na rede é preciso derrotar o SUBSTITUTIVO DO SENADOR AZEREDO.

Obs: Estamos discutindo este projeto há mais de dois anos. O senador só não consegui aprová-lo pelo excelente trabalho do Comitê Gestor da Internet no Brasil, da Safernet e da FGV do Rio.

Vitz said...

É engraçado como tem muita gente burra que ainda apóia essa lei. E faz questão de mostrar sua burrice aqui nesta página. MESMO DEPOIS DE EU COLOCAR UM TEXTO ENORME MOSTRANDO A LEI SOBRE A PIRATARIA.
quer dizer que temos que ver dublagens mal-feitas, desenhos MUTILADOS e outras coisas ridículas que nossas televisões com péssima visão de mercado estão colocando para nós assistirmos e dizendo que é bonito.

A forma como essas fontes legais mostram essa arte é que é uma falta de respeito. Primeiro porque mostram desenhos como coisa infantil (que pensamento ultrapassado, desde quando AKIRA é infantil? ¬¬"), e por isso fazem edições péssimas de vídeo transformando o trabalho em verdadeiro lixo e acaba por se tornar uma falta de respeito com o autor e os fãs que admiram seu trabalho e isso também vale para as séries e filmes. Por que eles não mutilam as novelas? Porque seria uma falta de respeito com os autores que estão perto deles para processá-los pelo mal uso de seu trabalho.

Com relação a TV por assinatura, nem todos os Brasileiros têm acesso à mesma. Ou seja, ao que realmente presta nem todos têm acesso.

Essa lei é uma falta de respeito ao povo brasileiro que já não é respeitado e ainda por cima vai ter seu lazer EXTREMAMENTE limitado.

Quem concorda com essa lei é filhinho de papai que tem TV por assinatura e sabe inglês, porque se não o tivesse jamais o faria. E, para os IGNORANTES, boa parte da população Brasileira não fala nem lêm em inglês.

Só existe uma palavra para definir esse povo que fala asneiras e a lei desse senador: PATÉTICO. Aliás, MEDÍOCRE e IGNORANTE seria melhor. =D

Klaus, um afortunado said...

Alquemista e demais,

não sou a favor da Lei, mas sou a favor de diálogo e respeito.

Menosprezar a opinião alheia não engrandece e impossibilita avanços.

Também acho um cúmulo proibir a livre expressão, mas considero errado dar salvaguarda à práticas que enfraquecem a economia e, principalmente, a sociedade de direito. Portanto, acho um erro misturar fanfics aos demais tópicos, por exemplo - P2P à parte, pois é um meio e não um objeto em si e deve ser tratado desta maneira.

Se não estão satisfeitos com a produção se mobilizem para terem acesso à qualidade e não dêem um jeitinho para isto. Se tem vontade de consumir, arque com isto.

Nós brasileiros preferimos sempre o jeitinho... e acabamos perdendo nossa criatividade em meio ao joio, taí os Fanfics que não me deixam mentir: podem pagar um preço que deveria ir por conta dos Fansubbers.

Por fim, lembro que se defendem a livre expressão, também deveriam defender o respeito mútuo, base natural para o florescimento do diálogo e da livre expressão.

Livre, para convergir o que há de melhor nos diversos pontos-de-vista, me despeço,

Klaus

Anonymous said...

Pô eh brincadeira esse país ta virando piada, primeiro o CS falando q o jogo gera violencia, sendo q nao conheco ninguem q tenha ficado violento jogando isso e nunca ouvi falar... Ta muito errado primeiro os animes q estao sendo legendados e mangas traduzidos muitos nao passam no brasil nem em parabolica, e qdo passa param as traducoes, ou nem comecam, isso nao afeta ninguem pq nao estamos atrapalhando ninguem, nem msm as empresas q fazem o anime/manga, agora encrencar com fanfics rachei de rir, os cara fazem fanfic baseado em algo q gostam filme/anime/manga etc... Os fanfics eh tipo uma continuacao nunca vi uma fanfic rescrever uma historia completa e sim algo q acontece depois do fim querendo mostrar sua imaginacao sobre o q poderia ter acontecido ao acabar a serie... Agora esse senador de merda quer proibir soh pq nao gosta??? tirem logo o cargo desse bosta ¬¬""

Anonymous said...

só podia ser ele, nem abri a página para ler e já imaginava que seria esse senador o autor desse absurdo. esse é o mesmo senador que queria praticamente proibir a internet no brasil, impedir que alunos de escolas usem a internet para aprender e fechar as lan houses, pois de acordo com outro projeto maluco dele, acessar a internet seria mais dificil que abrir conta em banco e só maiores de idade com CPF poderiam fazer. nao sei se o senado leva a sério esta pessoa, qualquer pessoa inteligente e sã iria rir dos projetos dele, mas vai saber, do senado se espera tudo.

Anonymous said...

Porque esse verdadeiro imbecil não se preocupa em projetos que defendam um cidadao de bem e nao o criminalize?
E da mesma laia do idiota que proibiu o cs e sabe como chama essa laia?

POLITICO DESOCUPADO!!!

Eles podem proibir,podem bloquear vigiar,mas sempre tera gente pra fazer isso pois a internet eh uma terra de ninguem!Eles deviam gastar seu tempo e dinheiro perseguindo criminosos de verdade!

Anonymous said...

Tipo, pra que o cara quer proibir algo que eh ateh apoiado pelos autores de mangas e animes??? o_O

O Comic Market (comike), maior evento do genero que acontece 2 vezes por ano no JP, eh basicamente venda de doujinshis (mangas e ilustracoes, tanto originais como, e principalmente, fanfics/fanarts)
Muitos mangakas famosos inclusive participam dele o.o

E pelo que sei, as produtoras de animes ate certo ponto ateh apoiam os fansubbers, pois esses ajudam a divulgar seu produto ao mundo e nao apenas ao JP (justamente o mesmo motivo de patrocinarem o Comike)

Queria ver o que esse pessoal acharia se soubessem que querem transformar em crime a divulgacao e popularizacao dos seus produtos XDDDD

Ninja-Samwray said...

Isto faz parte da empreitada mundial da indústria fonográfica para criminalizar as pessoas que querem ver as coisas mas não são capazes de comprar tudo ou querem simplesmente selecionar o que compram.
Convenhamos que pagar 100 conto em um DVD de anime original com 3 ou 4 episódios é um assalto. Embora eu tenha comprado alguns que fizeram por merecer. Isso sem mencionar os 18 contos q tão cobrando no cinema, perfeitamente compatível com a realidade brasileira... The irony...
Outro detalhe bastante curioso da história é q um anime legendado por fãs baixado da internet não é muito diferente de gravar um episódio da televisão, com a diferença que alguém teve a bondade e altruísmo de traduzir e legendar algo que, de outra forma, nunca chegaria ao brasil com legendas em português. E olha que usar um aparelho para gravar o que passa na TV em DVD deixa a imagem até melhor do q os formatos q vemos disponíveis (especialmente o xvid e os x264 de menor qualidade) enquanto os x264 de 1080p ficam idênticos ao que passa na TV. Pergunto aos que lêem e ao nosso querido senador: quando eu gravar algo de minha televisão e levar na casa de um amigo para ver ou passar pela internet para ele, serei punido com pena de 3 anos de reclusão e multa?

Mais uma vez temos um bom exemplo de como o governo brasileiro é ridículo. E não se enganem, a empreitada mundial da indústria fonográfica vai continuar e vai colocar pessoas como eu e vc atrás das grades.

Unknown said...

sinceramente, esse politicos não tem mais o que fazer!
por isso que o Brasil nunca vai pra frente!
sinceramente senador acho que o senhor deveria se preocupar com a saúde pública que é um caos, ou então, com a educação dos jovens de hoje em dia!
agora, criar uma lei pra mandar pra cadeia pessoas que tem um potencial de criatividade enorme, isso já é demais.
pra que existe copyright então?!
acho que isso é uma lei boba que concerteza não pode ser aprovada, porque não é crime!
e se o caso for a internet, entre na CPI da pedofilia, porque é o que mais encontramos nos jornais e em todos os cantos do Brasil.
abraços.

Anonymous said...

Ahahahaha, mas é cada uma que vemos nesse Brasil, será que vossa excelência não tem algo mais importante pra se preocupar, tipo como gerar mais empregos, tirar nossa população da miséria, obras socias, pessoas que moram na rua. Acredito que seja algum trauma de infância que gerou esse discontentamento. Aconselho procurar um psicólogo pra resolver essa questão.

mgx456 said...

Eles nao tem mais nada que iventar mesmo é o cumulo proibir uma coisa que nem mesmo é licenciada no brasil, porque a maioria das series de animes e mangas nem mesmo terão a chance de serem publicada neste país que nao da a miima pra quem gosta de animeção japonesa, ja proibir fanfic e o cumulo da ignorancia, e seriados como lost, smalvile eu ja sou a favor porque esse tipo de serado americano e serteza que sempre vai ser publicado no brasil.

O que deveriamos fazer e um abaixo assinado e enderçar a este cara que nao tem nada o que fazer. Porque essa e uma lei estupidas so pra dizer que eles estão fazendo algumacoisa pelo Brasil, mais eles nao percebem que o que eles realmente estão fazendo e indignar cada vez mais a cidaões desse pais.

Anonymous said...

Eu acho esse projeto muita idiotice.
Porque se tantas pessoas vão para a cadeia...e as cadeis não podem colocar mais nenhum brasileiro dentro delas, pois ja estão lotadas, os politicos iriam gastar bastante dinheiro para construir mais cadeias e iria lotar na hora do mesmo jeito, pois não são poucas pessoas que "cometem crimes" como esse senadorzinho diz.
E tem mais, se aprovarem essa lei, vão deixar todas as (milhares) pessoas que gostam de animes ver só aqueles (poucos) animes de pessima qualidade, cortado pela metade e com uma tradução pior ainda que um garoto de 12 anos tem uma voz de uma garota de 4 que passa pela TV?
Se isso acontecer, tenha certeza que milhares de sites de pirataria de animes vão ser criados.

Anonymous said...

ahh!
ja estou com odio desse senador!!!

fala serio...
anime, mangas e etc sao atividades culturais

os fansubbers e tradutores ateh ajudam, pq eles levam essas atividades p/ nossa lingua fazendo com q varias outras pessoas possam ver o anime ou manga

Gezequias mendes said...

isso e uma "putaria"
oque ele que ganha com isso ?
apareçer?

so pode

gezequias

900088008 said...
This comment has been removed by the author.
Erko Bridee said...

se algo me deixou realmente irritado foi ficar sabendo dessa PL...

só digo uma coisa, ele ao fazer isso vai comprar briga com muitos, mas muitos brasileiros, que como eu gostam de assistir animes...

e para não ser diferente, acho que ele não gosta da mãe dele não...

ah e para não esquecer, vamos deixar o nome desse adorável político em destaque, em todos os lugares possíveis, para que as pessoas lembrem de nunca mais colocar ele em algum cargo político...

900088008 said...
This comment has been removed by the author.
900088008 said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

belissimo blog

Anonymous said...

esse é o tipo de governantes aqui no brasil amigos ¬¬ leis inuteis de governantes inuteis!

a unica coisa que me faz ficar pouco preocupado com tal tentativa de lei é, aqui é o brasil, uma lei pra ser aprovada, entrar em vigor e ser colocada em pratica demora decadas!

e tbm os senadores sao doidos maisn em tanto! eles querem mais gente nas prisoes? enquanto estrupadores, ladroes, assasinos ficam em liberdade provisoria pro naum etr espaço em prisoes!

chega de palhaçada no brasil! temos que fazer alguma coisa pra mudar esse quadro social! eu proponho a todos, fazermos uma passeata pacifica pela cidade, logico cada um na sua, mais no mesmo dia e hora!para dar uma parada geral sabe! ahco que isso irá chamar a atençao e esses 'governantes' iram pensar melhor na suas ideas sem sentido e logica !

eu sou de criciuma \o santa catarina!

Anonymous said...

ABRE OS OLHOS RETARDADO.

VAI PRENDER BANDIDOS, OU TE MEDO DE MORRER?

Anonymous said...

E os cosplays, vão invadir os eventos de anime pra prender os cosplayers? que tosco u__u

Yuji Tashiro said...

Rapaz :S
não é exatamente ilegal não
ele devia ir a fundo sobre o que é cada coisa...
tem tantos problemas mais urgentes ai que devem ser resolvidos...

Anonymous said...

HAUAHUAHAUAHUAHAUAHAUAHUAH


desculpa, mas eu acho isso hilário.
tipo, MESMO.

HUAHAUHAUAHFDIUSKFJISGLKDSJLOÇ
pq ele n faz algo mais útil com o poder dele?
sei la... prender bandidos? investir na nação?
/oi?

acho q vou pra cadeia então... :'D *aquela q não vai parar de escrever fic por lei nenhuma*

gt, pelo amor de deus né, ng acredita MESMO q vão aprovar e MANTER uma lei dessas, certo? huahauahua
estou imaginando as queixas: "minha vizinha escreve fanfic de viado D: prendam ela!" "filha, esse negócio de anime dá cadeia, hein", além das legiões de otakus e escritores produzindo na cadeia....... huahauhauahauhauahua
happy hour, mano...
ai ai. *ainda rindo mt...*
certamente animou minha tarde :D

Anonymous said...

Sinceramente...
Eu entendo o argumento do Klaus Sortudo, dizendo que não é justo baixar da net algo que está disponível no mercado brasileiro para venda/locação. Sou totalmente a favor.

Mas e no caso de material antigo? Como um filme francês preto-e-branco dos anos 60 que não está disponível nas locadoras? Ou uma série japonesa dos anos 80 que nunca sequer passou pelo Brasil, seja pela TV, seja em VHS, seja em DVD? Como fica esse material que, se não fosse pela internet, estaria totalmente inacessível à bilhões de pessoas?

Eu entendo a crítica aos fansubs, mas muitos deles se comprometem a deixar de distribuir esse material quando este chega ao mercado brasileiro.

É também fato que, graças à internet, as pessoas estão ouvindo mais música, assistindo mais filmes, querendo mais cultura. E isso se reflete em vários aspectos da economia: vendas de música na internet crescem absurdamente, mais e mais filmes saem nos cinemas... A internet nos deu mais sede de cultura.

Eu acho que o texto original, que impede a transferência ilícita de informação com o intuito de lucro, seja ele direto ou indireto, é mais que suficiente para sanar os nossos problemas. Esse texto, aliado a uma boa dose de bom-senso de parte dos fansubs, é a receita ideal, na minha opinião.

E sim, sou fansubber, mas as coisas das quais gosto NUNCA pisarão no Brasil... Infelizmente.

kurosaki25 said...

fazem um serviçinho idiota destes e depois voltam a roubar descaradamente...
Pau nesses fdp que querem tirar nosso lazer

Unknown said...

Esse senador é um baita dum idiota. MEsmo que ele proíba, ainda vão continuar fazendo fan-fics e traduzindo coisas, só vai ser um saco de achar. Eu sou um fic writer(escritor de fan fics) e me orgulho disso. Não vou parar apenas porque um idiota metido a senador vai proibi-las, ONDE ESTÁ A LIBERDADE DE EXPRESSÃO DESSE PAÍS????

Anonymous said...

Isso é uma baita sacanagem! Quer dizer que agora, quem quiser, escrever uma fanfic de Harry Potter, vai ter que pedir permisão a J.K Rowling? Pelo amor de deus, eles não tem o que fazerem no congresso, e ficam inventando moda. Se isso for aprovado, manda fechar aquela merda de congresso, e vira ditadura, logo nesse país. Pelo amor de deus --'

Anonymous said...

http://www.senado.gov.br/web/senador/eduardoazeredo/detalha_noticias.asp?data=18/06/2008&codigo=43121


Já aprovaram a proposta!!!!!Desgraça!!!

Anonymous said...

aaah sim claro, totalmente idiota, agora tirar nossa liberdade de expressão, se quando eu leio uma fic inspirada em algum filme ou livro, eu compro o livro, ou assisto o filme e as pessoas que gostam de animes? elas vão ficar sem assistir os episódios de séries que NUNCA vão passar no Brasil por causa dessa lei? só vai arrumar briga, porque NINGUÉM vai parar de fazer isso, acho que ele já ouviu falar em msn e que msn tem compartilhamento de arquivos, vai ser bem mais dificil, mas vai dar no mesmo e ninguém vai parar de escrever fanfiction por causa dessa lei totalmente estupida.
Com tanto assaltante, estuprador, homicidas por aí, ele quer prender pessoas que não incomodam ninguém com isso, se alguém se incomodasse já teria falado.
Aff, só faltava essa ¬¬

Anonymous said...

bando de filho da puta eh isso q esse senador eh um filho da puta sem o que fazer que em vez de ir dar o cu fika inventando lei retardada.foi mal pelos palavrões mais fiquei morrendo de ódio quando vi isso.

Anonymous said...

porque nao montamos uma comunidade no orkut contra esse cara? o que ele tá fazendo é reprimir a criatividade dos brasileiros. Pra que lotar as cadeias com pessoas intelectuais em vez de prender os que roubam dinheiro, matam e etc.?

Klaus, um afortunado said...

Anonymous,

disse bem: a internet acaba por fomentar o consumo de cultura.

O que precisa se regulamentar é um período no qual a indústria possa lucrar com a venda - justo - e o restante seja liberado para consumo da massa - mais justo ainda no caso de raridades.

Por isso que mencionei ser o diálogo tão importante, pois ambos os lados tem suas razões.

Não é pq a indústria agiu sem razão desde o princípio que vamos extremar para o outro lado. Não seria nem inteligente.

namastê

Klaus

Anonymous said...

se isso acontecer metade dos adolecentes brasileiros vai preso

sem contar que isso é ridiculo, até quem escreve fanfic??

vou ser presa por ter ideias criativas e divulga-las na internet?

sem contar que eles dificilmente vao conseguir vigiar isso

eles podem até bloquear os sites brasileiros mas nao os americanos

vai ser ridiculo se aprovarem uma lei dessas

Anonymous said...

hmmm... gastou um tempo inútil pra fazer uma lei inútil...

Nana said...

" se os fansubbers, tradutores, ficwiters ganhassem alguma coisa em cima disso, a gente até relevaria. mas o pessoal trabalha de graça, fã para fã. '-' "

Concordo com quem disse isso. Eu escrevo fanfics e não vejo nada de mais em escrevê-las. Acho que isso até incentiva os leitores a verem a obra original.
E duvido que com essa palhaçada-não consigo considerar isso como uma lei, pois as leis são feitas para o bem dos cidadãos- as fanfics possam ser extinguidas, existem várias comunidades no Orkut sobre isso, onde são postadas inúmeras, também existem sites destinados a esse fim, portanto, isso será uma tarefa árdua. Fora os ficwriters que postam suas fanfics em blogs ou ás vezes nem chegam a postar na web, mas escrevem para os amigos lerem. Acho isso um mal desnecessário, e de difícil solução.

E isso nunca foi um problema, pra que mudar agora?

Fora que vocês, senadores, poderiam estar se ocupando com coisas muito mais importantes no país, como a fome, a segurança pública, a saúde, os empregos, a moradia, a educação e não com coisas banais como essa.

mgx456 said...

Pessoal Olha o link da petiçao contr essa lei, vamo todo mundo assinar.

http://www.safernet.org.br/petitioner/projeto_lei_azeredo/

Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

como uma pessoa impede a criatividade no pais? Um pais sundesenvolvido precisa de novas idéias,e é isso que estão tirando de nós.
Muitas pessoas que não gostavamde ler, passaram a gostar depois de começar a ler fanfics de coisas que lhe interessavam, ou seja, seria o mesmo que recusar a incentivação a leitura no Brasil.
E é o mesmo que não incentivar a nossa lingua, porque muitas pessoas só ostam de escrever por causa das fanfics.
E apesar das pessoas só fazrem isso por hobby, pode melhorar muito a educação no Brasil, pois vai os adolescentes vão querer aprender a escrever descentemente para poder postar suas fics, e assim menos presidentes analfabetos no pais. Não iria melhorar?

Anonymous said...

A historia de criminalizar fics é mesmo o fim do mundo!!
Mas não seria melhor chegar num meio termo? Algo que fosse bom pros dois lados?
Os fansubbers trazem mais sobre os animes que gostamos que muita TV aberta mas não paga pra ninguem, e nem recebe. Logo o faz por prazer.
Já as empresas que detem as patentes e direitos sobre tudo relacionado aos animes que os fansubbers mais usam em seus trabalhos tem por outro lado uma propaganda gratuita de seus produtos.
Ninguem conhece esses animes em TV aberta, e nem todos tem condiçoes pra pagar uma TV a cabo.
As empresas que vendem produtos desses animes lucram com a propaganda feita pelos fansubbers e seus trabalhos.
E lucro é uma coisa que muitos desses fansubbers não tem.
Ao invés de criminalizar, poderiam sentar e conversar, expor tudo dos dois lados.
Infelizmente esse senador é um dos politicos que não buscam representar o povo ao ser eleito, ja que esta bem claro que essa não é a vontade da maioria, porque continuar com uma idéia que não trará bebeficios a ninguem além das empresas interessadas?
Vamos lembra-lo que ele esta lá para nos representar, e aos nossos interesses, e nunca o contrario.

Anonymous said...

Maso problema é que é tudo um jogo de interesse. Eles não devem estar pensando no povo. Eles devem estar pensando no que vão lucrar com isso.

Raphael A. N. Gama said...

Eu acho muita injustiça e muita, mais muita burriçe criar essa lei.

So pra se ter ideia foi feita uma pesquisa no japão que disse q mais de 60% dos jovens baixam videos e jogos pela internet.

Se no Japão, a terra dos animes, tem esse indece de 60% imagina so o numero de jovens que fazem isso no Brasil?

Essa lei so ira servir para incher as cadeias com jovens que estavão apenas acompanhado suas series favoritas, que ou pararam de passar na tv ou ainda não foram traduzidas, ou baixando um jogo de pc pois não tem grana para para pagar o preço absurdo de 100 reais por um cd.

Se essa lei for aprovada eu seria presso por baixar jogos, musicas, animes, filmes e distribuir os mesmos no meu site, fora os jogos q copio para os meus amigos, as imagens q editei para fazer o layout do site e os textos que utilizei para fazer resenhas na universidade.

O q estou querendo dizer e q se for assim todos seremos pressos pois "nada se cria, tudo se copia"

Anonymous said...

CUBA. Um país de todos.

Anonymous said...

Sem querer ofender ninguém nem nada, mas o que vocês diriam se, depois de terem feito QUALQUER TIPO de trabalho, a pessoa que contratou vocês dissesse: "olha, eu não vou pagar você, vou simplesmente pegar isto que você fez e distribuir. Você que ache um otário que pague".
A situação não é tão simples como todo mundo acha que é. Um médico não faz cirurgia de graça, um professor não dá aula de graça, um ator não faz um filme de graça, e um desenhista não desenha de graça - a menos que todos tenham OUTRA fonte de renda. Querer um retorno material por qualquer tipo de trabalho não é imoral nem nada. Está na hora de pararmos de querer tudo de graça.

Tamara said...

Acho difícil a lei ser aprovada, a menos que ela tenha um conteúdo mais substancial do que apenas prender fansubbers e ficwritters - como caçar mesmo pedofilia e coisas do tipo.
Eu pensaria que não seria aprovada a partir das figuras relacionadas com o ilustre senador - Renan Calheiros, Mercadante, Valério. - Mas estamos falando de política né? Ali é tudo sujeirinha e um protege o outro =P
De qualquer modo, sendo aprovada ela ainda tem que passar pelo STF, não tem?
E o STF tá cheio de coisa pra fazer, ou seja - vai ficar mofado lá até eu completar uns setenta anos, e eles vão pensar ainda em aprovar.

Anonymous said...

Vamos já encomendando as pizzas???

:)

Anonymous said...

'Jovem de 18 anos dividindo cela para 10 presos com mais 40.
Traficante: Qual foi o seu crime, rapá?
Jovem: Escrevi uma fanfic sobre Naruto.
Traficante: Você realmente é perigoso! Tô com medo.'

DUYGSAYUGDAGYDYGAGY³
Tinha pensado em por isso aqui.

Bem, sobre as fanfics, acho MUUITO ridículo ¬¬ Porque já temos lotação de presídios, agora mesmo que vai colocar gente até atrás da vassoura para poder caber!
O tanto de Ficwriter que existe nesse Brasil (Sou uma delas, e sou presa mas não paro de escrever)...
Ou seja, se eles criminalizarem algo como isso...

Eles ficam pensando em leis absurdas, mexendo com gente que eles nem 'sabiam' existir, enquanto eles roubam, e brincam com o NOSSO dinheiro. Prender agente que não ta roubando nada de ninguém, que nem ganhamos sobre os personagens dos outros, é mais fácil néah? Do que eles ficarem soltos continuando a se empanturrar do nosso dinheiro. RIDÍCULO!

Sobre o resto relacionado a mangás e séries, eu acho bobeira também. Normalmente eles traduzem para que nós, sem TV paga ou qualquer outra coisa onde passa essas séries ou até mesmo sem o dinheiro para comprar (Eu \o/), possamos ver. Puxando da internet e tudo mais. Até porque eles também não ganham nada com isso.

Bem, resumindo, IDIOTA.
Simplesmente IDIOTA isso tudo.
Acho que poderiam criminalizar os cartões corporativos e suas lixeiras caríssimas ¬¬

Anonymous said...

Que ridículo oõ
O pessoal faz isso com a mais boa intenção u.u'
não vou parar de escrever fanfics por causa dum chato ;P

Anonymous said...

Legal. O pior é que distribuir anime traduzido de graça É violação de direito autoral.

O que me deixa impressionado são esses camaradas que, em prol da própria ascensão dentro de suas carreirazinhas medíocres, ficam inventando meios de reprimir a divulgação da cultura.

Claro, claro. Daqui a alguns dias, estamos sendo torturados em saletas escuras, enquanto interrogados com perguntas do tipo: "Então, quem traduziu? Quem fez o upload? Fala agora, ou eu vou enfiar outra barata no seu c*".


E viva a democracia. \o/

Anonymous said...

"Sem querer ofender ninguém nem nada, mas o que vocês diriam se, depois de terem feito QUALQUER TIPO de trabalho, a pessoa que contratou vocês dissesse: "olha, eu não vou pagar você, vou simplesmente pegar isto que você fez e distribuir. Você que ache um otário que pague".
A situação não é tão simples como todo mundo acha que é. Um médico não faz cirurgia de graça, um professor não dá aula de graça, um ator não faz um filme de graça, e um desenhista não desenha de graça - a menos que todos tenham OUTRA fonte de renda. Querer um retorno material por qualquer tipo de trabalho não é imoral nem nada. Está na hora de pararmos de querer tudo de graça."



Sim cara, mas e as fanfics?Ou tu achas que esse tipo de obra influencia a venda da original?
Como já foi dito aqui, praticamente nenhum autor pede para não serem publicadas fanfics sobre suas obras, a maioria até incentiva.
Na democracia tudo não eh maioria sobre minoria?Pois é, a maioria dos autores apóia as fanfics sobre suas obras.

Anonymous said...

é e todos os politicos, dançando e rolando com nosso dinheiro, e vem encher o saco com animes.. ve se toma vergonha na cara, e vai resouver como evitar que o dinheiro do nosso povo fique no seu bolso sujo.. e do seus camaradas..

Karine Souza said...

Bom, eu sinceramente, acho que o nosso congresso nacional deveria mais uma vez, se preocupar mais com a fome, com o desemprego, com o trafico, do que com essa diversao inofensiva... entao todos seriamos presos, o youtube seria proibido no BRasil, e cresceria a violencia e o trafico, com nossas crianças e jovens...


SIMPLESMENTE UM ABSURDO

Unknown said...

este projeto é um reflexo da politica desse pais, do sistema que vivemos.

que absurdo querer transfomar em infratores quem traduz uma obra e repassa de graça, te concordaria se não estivemos que tantos problemas neste pais, como saude, educação, social e principalmente politico, esse senador deveria ver alguns assuntos mais importantes e não visar oprimir trabalhos de fansubbers que fazem tudo de graça, esta mais que provado que este politico visa lucrar com os imposto que os direitos autoriais repassam quando compram um obra de manga, anime e cia, mas gostaria de perguntar qual é o bom disse para o brasil e seu povo ?, isso so interessa aos cofres e aos porcos do mensalão, talvez se os fansubbers tivessem uma mafia ou de certa forma pagando proprina, essa lei não seria criada.

vou divulgar para alguns aqui e se for o caso um protesto para não ser aprovada essa lei.

Anonymous said...

Sérgio, sou estudante de Ciências Sociais, e penei, você não tem idéia do quanto, para fazer um trabalho final em época de greve nas bibliotecas do Rio. Por conta de lobistas, como esse senador, são aprovadas leis absurdas que restringem não apenas a liberdade de expressão, como o livre acesso a obras fundamentais para a formação do pensamento crítico. Eu, em minha pesquisa de Filosofia, achei algumas bibliotecas particulares abertas, então fui à do CCBB.

Fiquei pasmo ao solicitar a cópia de algumas páginas de livros para minha pesquisa. A biblioteca nem ao menos dispunha de máquina de Xerox. A alegação era de que eles "respeitavam a lei dos Direitos Autorais", e não permitiam qualquer cópia do acervo.

Ora, que disparidade é essa?! Não bastam as empresas lançarem tiragens ridículas de quantidades ínfimas, encarecendo o preço dos livros e dificultando o acesso de obras importantes à população, restringe-se a cópia de trechos de livros para fins acadêmicos! Na França as excelentes bibliotecas têm máquinas disponíveis a qualquer um, usadas em modelo de "self service". Liberado. Nem nos EUA, aquela glória do Capitalismo, há esse tipo de restrição.

Não sei a quem essa nova lei poderá beneficiar, mas ela é no mínimo ridícula em sua abordagem. Ora, grandes empresas como a Universal já declararam que APROVAM a distribuição de episódios on-line como meio de divulgação das séries (que só estréiam no Brasil com frente de meses após a exibição nos EUA, por exemplo). Punir com cadeia?! Ora, como se pode punir com detenção algo tão lúdico e prosaico? Será que pega? E se pegar, algum juiz aplicaria essa punição em cadeias superlotadas?

O que mais me preocupa nessa história, e é o que eu venho pensando há dias, é a dimensão que a cultura Pop tem no mundo contemporâneo. A ciência do Marketing substituiu elementos da vida cotidiana, do suco de frutas usurpado pela Coca-cola (e sua campanha do início do século, "só bebe gente de bem", evidentemente um sucesso) ao entretenimento de hoje.

Aliás, há um precedente quanto a isso, se não me engano na Suécia. A Mattel processou a banda Aqua pela música "Barbie Girl", e perdeu de forma vexatória. A Justiça não apenas considerou a alegação como improcedente (e mandou a Mattel pagar determinada quantia por isso), como foi clara: A dimensão da marca "Barbie" ultrapassa qualquer fronteira de direito autoral, sendo um fenômeno de massa.

A saída da Mattel, na minha opinião, foi muito mais inteligente: subverteu a letra da música (que refletia a sociedade fútil e consumista), e trouxe o slogan para suas bonecas ("Seja quem você quiser: Barbie Girl").

Por favor, continue de olho nesse projeto absurdo. É o tipo de coisa que favorece aquilo que incrimina, a ilegalidade. È como Lei Seca. Entristecedor e absurdo.

Anonymous said...

O senador está com uma visão completamente errada e desinformada do trabalho dos Fansubbers e etc. O trabalho deles é basicamente divulgativo uma vez que nos não temos acesso às series, animes ou mangas devidamente legendados ou dublados no Brasil.
Estou iniciando minha graduação em direito e já começo citando que o senador está aplicando uma lei que fere nossa constituição federal pois esta nos garante liberdade a cultura, sendo esta brasileira ou estrangeira nos temos direito a ela.

Anonymous said...

E o Brasil vai cada vez mais pro fundo do poço...ao invés de criar leis contra os crimes verdadeiros, vão criar contra a cultura ¬¬
Como alguns já disseram, fansubs NÃO são para fim lucrativo, e uma vez que os animes não foram licenciados no país.
Escrever fanfics crime?Um absurdo.Além de que quem escreve dá créditos ao escritor original.
É por isso que esse país não vai pra frente...

Mad Hatter said...

Kra, isso eh ridiculo, revoltante e no minimo ultrajante... como ele pretende transformar a vontad dele em uma lei q vai conttra a vontad de uma grande fatia da populção jovem do país? Eh ridiculo...haveria uma super lotação da cadeia por um motivo infundado, baseado nas opiniões de um politico radicalista q qr apenas coibir a expansão e liberdad da cultura no país... eh revoltante... vamos tomar partido contra isso galera! ñ deixemos q este ignóbio cultural acabe com nossa liberdad!

Anonymous said...

qual é o problema desse idiota?
por isso que o Brasil é uma merda.

Anonymous said...

séra que ele não tem nada mais importante pra se preocupar?!
por isso que o Brasil é uma bosta mesmo...olha com oque o cara se preocupa...aff

Anonymous said...

kra isso é pra quem mora em bsb ou pra quem pode vir pra k
marca algum dia e fazer 1 passiata protestando contra essa lei idiota
e se eles persistirem vai t pelo - uns mil otakus invadindo o congresso nacional kkkkkkkk

AdrIeL MeNdeS said...

MEEEERRRDAAAAA....

COMO EH Q EU VOU FAZER AGORA PRA ASSISTIR ANIMES???

T.T

jah sei.... *¬* vou aprender japones e traduzir eu mesmo soh pra mim....

/o/~~

Anonymous said...

Eu vou é saiir do Brasil -.-

Anonymous said...

Agora na hora de votar, guardem bem esse nome e não esqueçam de não votar nesse safado.

Lembrem-se, são os eleitores que coocam esses safados no poder, então na hora de votar saiba que intensões o seu candidato tem, de onde ele veio, que projetos ele aprovou, implantou, apoiou, pesquise sua ficha pública e sua carreira política para não colocar no poder um bandido.

Somos jovens, não lesos, doidos, alienados... vamos votar também com consciência.

Anonymous said...

Eu estou simplesmente e unicamente chocada, então eles estão querendo tornar um ato de criatividade em crime?
Cara, eu tenho 13 anos, e escrevo fanfics a 3, agora a pergunta: EU ESTOU MATANDO ALGUÉM FAZENDO ISSO?
Porque eles nao criam vergonha na cara e ao invés de tentar proibir algo inocente e vão compater os putos que estão acabando com o nosso país? Aqueles bandidos e talz...
a quero ver alguém me fazer parar de escrever, quero ver!
Que venha alguém capaz de me enfrentar e vai tomar no rabo, eu pretendo ser jornalista e escritora e caso eu nunca tivesse ouvido falar em uma fanfic eu nao seria isso!
Que venham quem puder! Porque eu bato o pé e nao mudo!

Tchal!

Izze. said...

Autores gostam de fanfics que fãs fazem de seus livros. As próprias redes de televisão disponibilizam seus programas gratuitamente para que os internautas baixem para divertimento próprio. Pessoas que legendam esses programas só estão contribuindo para a popularização do mesmo, que é o que as redes querem. Esse tal senadorzinho nem deve ligar a televisão e ver seriados e desenhos com dublagens e cortes medíocres. Caso visse, não faria isso.

Proibir um fã de divulgar material gratuitamente de seu programa favorito, ou usá-lo como base para uma história é, ao meu ver, uma forma de censura. Eles deveriam se preocupar com os problemas mais urgentes do país ao invés de criar leis idiotas e que, pelo número de pessoas em toda a rede que fazem essas coisas, nem teria como ser fiscalizado. Ou construiriam um grande complexo carcerário para crimes virtuais? É, pq não sei de nenhuma cadeia que teria espaço pra tanta gente assim.

Anonymous said...

tpw... como q eles qrem parar os fansubers se aki no brasil naum chega (qse) animes e ainda por cima os que chegam, são de "anos" atras, atrasados em relacao ao japao e ainda sao dublados (coisa horrivel) nos canais a cabo!!

isso eh um absurdo!

e o fanfic eh propriedade de qm escreve, nao do autor da obra referida nele. mesmo q tenham personagens ou algo parecido com determinada historia... naum deve ser considerado plagio ou algo do tipo pq as pessoas nao fazem isso pra comercializar, e sim pra se divertir!!

eh isso q eu achu...

prender alguem pq tah ajudando os outros??

ele devia se preocupar com quem mata a filha e joga ela do 6º andar... naum d quem tah traduzindo animes pq qr ajudar ou outros...

mais uma sacanagem do governo pra incobrir a merda q elis fazem nesse país!

ass: Vitória

Anonymous said...

Ahahaha! Que lindo! ♥
Isso é só no brasil né? se fazer fanfics é crime, eu já to atrás das grades (:
Ri.di.cu.lo~ Tomara que isso vá pro fundo, porque realmente, isso é ridiculo. E é só aqui no brasil. Porque nos outros paises, tão pouco de ferrando. Os caras não tem mais o que fazer não? Tipo, politico é tudo safado, tá, isso eu tenho que falar que é a PURA verdade, é um bando de fdp,tão fazendo isso pra que? dar um tempo pra parar de roubar? =/
Por que não ficam de olho nos ladrões, corruptos e os amiguinhos da camara?

Isso é pra vocês...
http://gulp.com.br/404.html

Anonymous said...

Aiaiaii...
Isso é só um hobbie!!
Que se dane se eu for uma criminosa por ESCREVER FANFICS!
Esse cara parece que não tem mais o que fazer! Concordo plenamente com um post que eu li: "deveria se preocupar com quem mata a filha e a joga do 6º andar"!
Ah, isso é apenas diversão e, por incrível que pareça, MILHOES DE PESSOAS gostam "dessa" diversão. Não é plágio, estamos apenas utilizando a imagem e os nomes (-.-') dos personagens, porém declarando que NÃO SÃO DE NOSSA AUTORIA!
Sabe o que mais? quero que esse cara VÁ SE DANAR.
Obrigada pela atenção.

Anonymous said...

Ridículo, DEMAIS!

Unknown said...

Isso é um absurdo! O que este senador está pretendendo fazer é que é um crime e vai contra a liberdade de todos nós brasileiros!
Esse cara, na verdade está querendo é que os jovens do nosso país sejam controlados por pessoas, não podendo expressar nossa opinião, nem nossos conhecimentos para o mundo. Isso é a volta plena da DITADURA!! Não podemos deixar isso acontecer, afinal, não estamos fazendo nada de errado ao escrever fanfics ou legendarmos animes, se não estamos ganhando nenhum sentavo com isso, e todos nós respeitamos os autores dos animes.
É uma afronta saber que alguém quer nos prender por sermos livres para sonhar.
E como fica a liberdade de expressão?? Será que estamos voltando à ditadura de alguns anos atrás?

Anonymous said...

Esse Lixo de Pais tah ficando cada vez pior. Eu vo é dar um jeito de Creer rapido e dar o Fora daki ...

Anonymous said...

VERGONHA, VERGONHA!

Deputados e Senadores que só estão ae pelo dinheiro, não pelo espírito de melhorar o país. Isto é um ato de censura!

Não tratam a sério este país, não se preocupam com coisas importantes, são uma vergonha, não merecem estar onde estão.

Dj_bereta said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

tomara que morra queimado.

Anonymous said...

é esse tipo de gente que não leva o brasil pra frente u_ú

Anonymous said...

olá
gostaria de parabeniza-lo pelo blog.

Na minha opiinião esse senador não vai conseguir aprovar a lei, existem um ou outro político que pensa, acho q o suficiente para dizer não a essa censura.
Acredito que sem fins lucrativos uma tradução pode ser feita normalmente, o mesmo para um fanfic.
Só é crime por exemplo a venda de CD's piratas onde o cara está lucrando em cima do que outra pessoa trabalhou e tirando a chance de uma pessoa que tem os direitos para vender poder faze-lo.

Anonymous said...

Bem concordo em termos no que o senador esta pensando, mas como a grande mas grande maioria dos animes que os subbers fazem nem se quer passará um dia na Tv aqui no Brasil. isso se enquadra em não licenciamento do mesmo, sendo assim vc não pode punir as pessoas por estar legendado um anime por exemplo, agora com os filmes ja é outra historia, porque a grande maioria é licenciado aqui no Brasil.. mas podem ficar tranquilos que não vai dar em nada, exemplo vivo são os mp3 que é baixados aos rodos na net e até agora nada....

Unknown said...

Ridículo!
Esse é um ato popressor!

Anonymous said...

Olá a todos...
Mais uma lei estupida... gostaria d saber o q se passa na cabeça do tal senador e qual o grau d conhecimento q ele tem sobre a grande rede... tal lei apenas poderia ser pensada por um idiota q quer se passar por sabio, se este for o caso do dignissimo senador, bastava ele ficar calado... se for para prender todo mundo q subba, traduz e faz fanfic o Brasil terá q se transformar em um imenso presidio, isso sem falar em quem faz uso das redes P2P onde 90% do conteudo é pirata/ilicito... não serão vitimas dessa lei parentes do proprio senador, pois acredito q o mesmo tenha filhos, sobrinhos, netos e afins q se utilizam da internet???

O congresso nacional devia parar d perder tempo com essas leis q nada acrescentam e pensar em como tornar sua imagem melhor. Também o q esperar de um lugar onde as pessoas trabalham de segunda a quinta com folga nas quartas e tem direito a duas ferias no ano???

Só uma perguntinha... esse ai não é aquele senador q andou enrolado com o mensalão mineiro e como um certo conhecido dos brasileiros, não viu, não sabia???

Anonymous said...

Era só oque faltava mesmo eita falta do que fazer ! ¬¬'

Anonymous said...

Esse cidadao nao tinha nada melhor pra fazer nao, um infeliz desse que diz que traduzir um anime ou um mangá é o mesmo que roubar dinheiro dos aposentados, deveria ser internado numa casa para deficientes mentais, é uma vergonha que o nivel de criminalidade aumente mais, pq um imbecil define o que e certo e o que e errado sobre o uso da internet,ou seja todos esses gasto que o país vai ter pra buscar e prender, pessoas honestas, vai ser desperdiçado na busca de traficantes de drogas, sequestradores entre outras da nossa nata criminal.

Anonymous said...

Segundo umas das muitas leis desse país só é crime se o tradutor, vende produtos que tem registro no brasil.

Anonymous said...

Se fecharem os fansubs onde eu vo ter que assistir naruto reprisado um bilhao de vezes ate o episodio 52 no cartoon network, por tudo que é mais sagrado nao aprovem esse projeto.

Anonymous said...

"Obter ou transferir dado ou informação disponível em rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado, sem autorização ou em desconformidade à autorização, do legítimo titular, quando exigida:
Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.
Parágrafo único. Se o dado ou informação obtida desautorizadamente é fornecida a terceiros, a pena é aumentada de um terço."
Quem ler isso vai ver que o que esse fdp quer é tentar acabar com a essencia da internet, de forma drastica tentando dessa forma acabar com os criminosos virtuais atingindo todos os usuarios da internet, senador pnc quem foi que elegeu esse fdp mesmo?

Anonymous said...

Eu acho que pessoas que se envolvem em escandalos deveriam ficar na sua, de boa alguem que se envolveu no escandalo do mensalao vem pra cima de mim falar sobre roubo, politicos do meu brasil o que vcs fazem para acabar com as desigualdades socias que sao bem visiveis nas grandes capitais, o que fazes para melhorar a educaçao, em vez de se preocuparem com crimes na internet se preocupem com os crimes da vida real cade a policia nas ruas,eu vejo pela minha cidade, sao dois policiais a cada dois ou tres kilometros quadrado, cade saneamento basico nas periferiais, isso que e mais importante vcs nao fazem.
O que e uma combi com 5 senadores caindo de um precipicio?
R:Um desperdicio na combi cabe 15.

Anonymous said...

Ridículo até porque nas fanfictions, colocamos que não somos os donos daquilo, usamos nossa imaginação para criar histórias paralelas, agora é crime querer mostrar o lado divertido dos Cavaleiros de Athena ?Agora é crime criar uma história sobre Os Pais de Harry Potter e os Marotos ?É Crime assistir na internet o episódio de Heroes que você perdeu porque estava estudando?É Crime TRADUZIR Um mangá que ainda não foi lançado em português ?
Deviam prestar mais atenção em quem mata e rouba, em vez de proibir a expressão de pessoas que só estão demonstrando seu amor por alguma série,Mangá,Anime ou Filme ?
Aproveitem e arranquem nossos cérebros, para que não possamos pensar mais nem nada.

Marcela Lacerda-Tchella_pookie@hotmail.com

Unknown said...

Fala serio é cada coisa que eu vejo nesse pais nw da nem pra acreditar

Gil Santos said...

Uma coisa e certa,Em um site como o www.bussolaescolar.com.br (google)traduz paginas de internet enteira sendo assim ele esta quebrando direitos autorais,essa lei não vai colar mesmo pois irar gerar muito prejuisos finenceiro aos confres de empresas com a Google.

Anonymous said...

isso é mais uma prova de que os políticos desse país não têm competência alguma.
porque não vão procurar fazer uma lei mais rígida com quem pratica pedofilia pela internet?
ou uma rigorosa "caça" às comunidades de redes sociais como o orkut que incitam os jovens à violência?
fansubs também é cultura, apesar de ser uma cultura livre e acessível a todos!

David Baltezan said...

O.o... será que vão me prender
apenas pq escrevo fics e vejo animes
legendados =?

Nossa... Cada Ridicularidade que
vejo esses politicos fazendo... ¬¬

Anonymous said...

Realmente... esses políticos brasileiros não têm nenhuma competência.
Pra que criminalizar fansubbers e afins, un? Será que eles somente querem acabar com os fãs de séries de TV, com os otakus, com a mínima cultura que resta nesse país...?
Ou será que eles somente querem diminuir a comunidade otaku/fã de séries para aumentar a produção de funk, samba, pagode e essas merdas? D:
Bom, não importa... o que eu quis comentar é que... ao invés dos políticos se preocuparem com coisas mais importantes, como o tráfico de drogas e armas, estão querendo banir a cultura do país. u_u

Unknown said...

Cara.... o que podemos fazer????

não estou sendo cético, nem cínico...

estou realmente querendo saber o que pode ser feito contra isso...

o/

Anonymous said...

Verdadeiro exagero...porque não fazem alguma coisa mais útil do que ficar se preocupando com o que ta queto e não ta incomodando ninguém...se for aprovado só vai causar um grande problema para os internautas.

Unknown said...

se isto for aprovado
uma boa parcela da populaçao sera presa, estou errado?
mas as cadeias do nosso Brasil nao estao superlotadas???
onde iram colocar tanta gente.
existem tantos problemas no Brasil a serem resolvidos antes, e ficam inventando coisas.
tem q acabar com os verdadeiros problemas brasileiros (como foi dito pelo Anonymous bem la pra cima).
se querem acabar com a pirataria, investiguem e descubram quem esta lucrando com isso e nao os fansubbers que apenas disponibilizam para os fãs a traduçao.

Unknown said...

Sabe, nesses momentos é que nós que elegemos as pessoas começamos a pensar: "Putz que bu$%ce"
Po ja que ele tem tanta imaginação pra inventar algo desse tipo porque não usa esse grandenorme talento pra poder arranjar um jeito de combater a criminalidade nas ruas? Tipo enquanto você lê isso aqui pelo menos umas 4 pessoas morrem, e muitas vezes a bala nem era pra ela. Acho que essa medida vai totalmente contra conceitos de liberdade adquiridas após a ditadura.

Unknown said...

Pf...Coitado. Eles podem tentar. Fazer isto é a mesma coisa de prender milhares de pessos inocentes do que bandidos confessos.

Em vez desse otario fazer leis para bandidos quer te prender por ser criativo xD

Só no Brasil mesmo.

Como dizem:
"É um país só de filha da puta!"

Anonymous said...

Nossa... Por que esse deputado não vai se preocupar com coisas mais importantes? Como o que tem de VERDADE na rua? Ficar cuidando de algo VIRTUAL... Proibir Fanarts? Nossa, sinceramente... Deve matar muitos não? Olha lá quantas pessoas estão morrendo por lerem ou escreverem histórias fictícias? Vamos colocar numa balança, ver quantas mortes reais uma história causa e quantas mortes o tráfico trás? Nem precisa imaginar, não é?
Se o deputado pensa em fazer isso para evitar a pirataria, não vai ajudar em nada... Ainda mais por ser muito difícil prender crimes virtuais, por muitas vezes os usuários serem falsos...
Ah, e quanto a tradução de animes e filmes, creio que ele esteja tentando privar os brasileiros de conhecer a cultura dos demais paises... Que feio...

Soy YO! said...

tem tanta gente necessitada por ai q precisa de um apoio de algum senador babaca q aprove uma lei favoravel à eles e vem mexer com a gente q tah quieto?

Anonymous said...

SENTIMENTAL
Ponho-me a escrever teu nome
com letras de macarrão.
No prato, a sopa esfria, cheia de escamas
e debruçados na mesa todos contemplam
esse romântico trabalho.

Desgraçadamente falta uma letra,
uma letra somente
para acabar teu nome!

- Estás sonhando? Olhe que a sopa esfria!
Eu estava sonhando...
E há em todas as consciências, um cartaz amarelo:
"Nesse país é proibido sonhar."

autor: Carlos Drummond de Andrade.


Sim, nesse país é proibido sonhar.

Anonymous said...

É para ter pena de uma pessoa desocupada como esta que o não trabalhar para o progresso do país. Ele nunca deve baixado nada da Internet. Não mesmo. Pra quem ganha aquele salário e não tem despesa nenhuma, é bem capaz de importar as coisas. Se ele quer acabar com a nossa diversão, por que não nos dá o seu salário? Com isso eu posso comprar os animes, sem problema.

E para terminar, uma música da Legiaão Urbana (será que serei preso por colocar essa música aqui?)

Legião Urbana - Perfeição



Vamos celebrar a estupidez humana
A estupidez de todas as nações
O meu país e sua corja de assassinos
Covardes, estupradores e ladrões
Vamos celebrar a estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E nosso Estado, que não é nação
Celebrar a juventude sem escola
As crianças mortas
Celebrar nossa desunião
Vamos celebrar Eros e Thanatos
Persephone e Hades
Vamos celebrar nossa tristeza
Vamos celebrar nossa vaidade.


Vamos comemorar como idiotas
A cada fevereiro e feriado
Todos os mortos nas estradas
Os mortos por falta de hospitais
Vamos celebrar nossa justiça
A ganância e a difamação
Vamos celebrar os preconceitos
O voto dos analfabetos
Comemorar a água podre
E todos os impostos
Queimadas, mentiras e seqüestros
Nosso castelo de cartas marcadas
O trabalho escravo
Nosso pequeno universo
Toda hipocrisia e toda afetação
Todo roubo e toda a indiferença
Vamos celebrar epidemias:
É a festa da torcida campeã.


Vamos celebrar a fome
Não ter a quem ouvir
Não se ter a quem amar
Vamos alimentar o que é maldade
Vamos machucar um coração
Vamos celebrar nossa bandeira
Nosso passado de absurdos gloriosos
Tudo o que é gratuito e feio
Tudo que é normal
Vamos cantar juntos o Hino Nacional
(A lágrima é verdadeira)
Vamos celebrar nossa saudade
E comemorar a nossa solidão.


Vamos festejar a inveja
A intolerância e a incompreensão
Vamos festejar a violência
E esquecer a nossa gente
Que trabalhou honestamente a vida inteira
E agora não tem mais direito a nada
Vamos celebrar a aberração
De toda a nossa falta de bom senso
Nosso descaso por educação
Vamos celebrar o horror
De tudo isso - com festa, velório e caixão
Está tudo morto e enterrado agora
Já que também podemos celebrar
A estupidez de quem cantou esta canção.


Venha, meu coração está com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão.

Venha, o amor tem sempre a porta aberta
E vem chegando a primavera -
Nosso futuro recomeça:
Venha, que o que vem é perfeição

Anonymous said...

Ele é um ditador em pele de carneiro. Perigoso e olha o que um amigo meu, que é advogado (e vê animes) escreveu: "Mas, isso é bem fácil de ser aprovado, pois não é matéria de repercussão política, quer dizer: o número de pessoas que fazem isso é nada perto do número de pessoas que pagam impostos, que usam o bolsa-família é o tipo de lei que o pessoal vai votar sem ler" (anota isso pra eles pensarem e comentarem)

Anonymous said...

Eu também fico muito triste que estejam criando essa lei "específica" para esse fim. Digo isso porque eu, assim como vocês, também me beneficio dessas fontes de mídia. Porém, devo informá-los que isso não é novidade. Pois isso já é crime! A lei de direito autoral que já protege esse tipo de "produto". Eu volto a repetir: eu também me beneficio do trabalho de fansubbers. Só que isso não faz com que ele deixe de ser pirataria.
A reprodução não autorizada é crime. Só é permitido a reprodução de uma cópia(do original que você comprou) com a finalidade de "backup".
Não é permitido editar, legendar, ou qualquer outra coisa. Não pode
colocar na internet pra "distribuir gratuitamente", como costumam dizer. Outra coisa como: "pegar um mp3 pra ouvir, sem intenção comercial". É Mentira!
Outra frase que é muito vista é: "Não é crime a distribuição gratuita de animes ou mangás sem direitos reservados no país". Outra mentira!
Eu volto a repetir: Não sou contra os fansubbers e similares. Só vou deixar de ser a favor da pirataria quando arrumarem um jeito de tornar essa mídia que consumimos mais acessível para os "não-ricos". =P
Mas calma ai, gente. Afinal, além do fato de essa lei ter pontos específicos o que vai mudar é muito pouco. Até porque ainda hoje vende-se DVD´s piratas no meio da rua sem quase nenhuma preocupação.

E VIVA OS FANSUBBERS!!!

Anonymous said...

Senador Eduardo Azeredo = FILHO DA PUTA!!!

Anonymous said...

esse senador só fez esse projeto para chamar a atenção, pq educação séria e saúde não dão ibope nesse país....tanta coisa mais importante para se fazer....nossos políticos são uma piada

Suki said...

Oh, agora sou criminosa (e desde os 13 anos)
Esse senador deve ter falta de criatividade pra fazer algo assim!
E por isso quer banir toda a criatividade existente... só pode ser!
Concordo que séries licençiadas no Brasil não devem ser distribuidas...
mas quantas séries não foram licençiadas?
E como nós poderíamos ler/ver sem isso?

Falou aki uma Tradutora/Editora do mangá Rozen Maiden
e Ficwritter nas horas vagas

Anonymous said...

Muitas escolas pedem para os alunos recriarem textos ou imaginarem diversas situações de um personagem de algum livro ou série. Isso é trabalho escolar é o mesmo que escrever fanfics. Agora só falta eles impedirem as crianças de criarem histórias com seus personagens favoritos. Esse senador é um idiota.

Anonymous said...

Muito bom o trabalho do seu blog cara, parabéns!

Sabe oq é pior? Eu sou de MG... Poisé, o ACM de MG é o "meu" senador. E esse filho duma rapariga leprosa, junto com o Nevada, compram milhões de votos no estado todo. Ninguém diz q vota neles, mas eles sempre conseguem mais de 80% dos votos!

Poisé, a gente de MG só pode pedir desculpa pro resto do Brasil por naum ter assassinado as mães dessa quadrilha antes de terem nascido. Mas oq a gente pode fazer? Chacinar todos os prostíbulos do estado? :/

Anonymous said...

Oq impressiona é como PT, PSDB e PMDB são tão amiguinhos e trabalham em harmonia qd lhes é conveniente...

Unknown said...

É simples, é só não votar nesse puto. Fim de conversa.

Tinha que ser de MG mesmo...

Anonymous said...

PALHAÇADA!

Tantos criminosos que matam, estupram, violam leis prejudicando os inocentes, tantos que realmente cometem crimes d verdade, esses sim, é que tem q estar na cadeia!

Não os escritores de fanfics, que fazem um trabalho de traduzir apenas(não tá fazendo nenhum plágio)sem ganhar um centavo, ou seja faz um favor aqueles que gostam d ler traduções sem ganhar 1 tostão!

Unknown said...

Eu sinceramente acho isso uma completa bobagem, Fanfic são apenas histórias feitas por pessoas que são fãs desses livros, histórias, animes e etc...
Qual o mal que eles fazem, deixam as histórias inéditas ?
Me poupoe senador se eu fosse o senhor pensária quinze vezes antes de cometer tal bobagem.

Anonymous said...

Minha opinião sobre tudo isso é muito simples: Fornecimento gratuito de arquivos - mp3, livro, vídeo, o que for - NÃO É PROBLEMA DO ESTADO! O Brasil tem problemas muito mais sérios para tratar do que os interesses financeiros da empresa milionária A ou B.
Se essas empresas se acham prejudicadas, se estão tendo prejuízos, se vão falir, ou entrar em combustão espontânea por causa da internet, que tratem de contratar um advogado e ir lá, elas mesmas, processar quem quiserem, mas pleitando REPARAÇÃO CIVIL e não penal e depois ficar esperando 20, 30 anos por uma sentença, como qualquer pessoa, física ou jurídica, normal que sofre algum prejuízo aqui neste país. ¬¬

Anonymous said...

Isso é a maior besteira que eu já vi na minha vida. Proibir fansub seria a mesma coisa que a atual proibição de software crackeado. Digam-me seu windows é original? Seu MS Office é original? Estamos falando em tentar controlar uma rede mundial, não é uma lei nacional que vai impedir que o povo baixe um arquivo do japão por exemplo, traduza e hospede no rapidshare ou qualquer outro internacional. Será pra ticamente impossível fiscalizar isso.

Anonymous said...

Primeiramente, parabéns pelo blog!

Na minha opinião, é isso que dá colocar esse tipo de gente no poder! O ilustríssimo senador está tentando colocar um problema, onde não há. Ele está desviando as atenções para um ponto, enquanto problemas, realmente relevantes, estão sendo "esquecidos", coisa essa muito conveniente no meio político...

Fansubs, o trabalho e a dedicação de vc's é incomparável e insuperável! Se isso for considerado crime, sentirei vergonha de morar neste país...

fred nunes said...

Pensem nisso: se o senador quer criminalizar fansubbers, fancis tradutores de mangá e tudo mais ele não parou pra pensar na reação em cadeia q isso irá causar. Os produtores de animes e mangás nunca, repito NUNCA reclamaram de nada sobre o assunto tanto porque a mesma situação divulga o trabalho deles e gera lucros com produtos relativos a animes, nõ cobram pelos animes por que usam os mesmos para publicidade, o serviço q os fansubs e companhia nos fazem e nos colocar atualizados e entender o que e historia nos quer mostrar.
Sobre as estorias criadas sobre outras o que o senhor senador me diz de Deu a louca na chapeuzinho?a Farsa dos pinguins?Os espartalhoes?Todo mundo em panico?Todos são criados em cima de outros filmes mas fazem sucesso no brasil e no mundo o senhor tambem vai querer impedir a entrada de filmes como esse no brasil? se o que o senhor acha e q os animes estão estragando a juventude engano seu!...sou formado em tecnico em mecanica industrial formado qualificação em mecanica de autos e muitos outros cursos tenho o carinho de eus pais uma rede de amigos enorme graças a fansubbers , e não sou uma pessoa autista se é esse o medo do senhor sobre os animes no brasil, o senhor devia estar se preoucupando e com criminalidade nas favelas, qualidade de vida, ajudar a evitar que mais crianças sejam jogadas pela janela pelos pais, se o senhor lutasse por isso teria o voto de muitos mas iremos divulgar a emenda ou seja la o q o senhor queira fazer com nossos amigos fansubbers e demais amigos.
Amigos sejam unidos e lutem por seus interesses o seu titulo de eleitor e suas vozes são algo q nem um revolver ou emenda constitucional pode calar

Anonymous said...

Mew... essa porra de senador foi escolhido pela gente... ele deveria apresentar os mesmos pensamentos que nós e não simplesmente tirar uma idéia ridicula dessa do nada... pensando desta forma teríamos que para escrever um trabalho academico virassemos um pesquisador ativo...ridiculo...

CRIME É TER UM BOSTA DESSE NOS REPRESENTANDO NA POLÍTICA!!!

SOH UMA COISINHA... ISSO EH INTERNET... NADA PODE PARAR ISSO... VAMOS ENTÃO TACAR UM FODx-xx NESSE BOSTA E CONTINUAR NOSSAS VIDAS...

Vlw a todos Fansubers e tradutores por sempre fazerem um ótimo trabalho!!! Vcs são os caras e nunca perderão nosso apoio!!!

netro said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

Acho até válido, proibir a distribuição de algo que é comercializado aqui no pais, mas proibir algo que é realmente impossível de se conseguir, por exemplo alguns mangas e animes, é o cúmulo. E como que fica então o site de distribuição feito por brasileiros mas hospedado fora do pais? Vai ser proibido tambem? Ou do meu amigo japones que distribui animes legendados em portugues, vai pra cadeia ?

Anonymous said...

Algo que este senador desconhece é como funciona o mercado relacionado a animes. O anime (desenho animado) nada mais é que um meio de divulgação em sua maioria de um outro produto ou produtos relacionados (jogos comuns e hentai, manga, brinquedos). Por isso é comum no Japão os trabalhos de fans com convenções, etc. Trabalhos de tradução para os outros paises é uma maneira gratuita de propaganda para estes produtos. um exemplo claro é o caso do anime Ranma1/2 que para ser passado aqui neste pais de merda, a Bandeirantes queria ser paga. ou ainda o caso do anime cavaleiros do Zodiaco que foi criado após o comercio inicial dos bonecos. Mas como será feito esse controle?

Anonymous said...

Então se vc escrever sobre certo anime, criando uma história modificada, ou traduzir o texto para o portugues, vc vai par cadeia...
Então partindo deste princípio se alguem dar o nome para o filho, em homenagem para um certo ator por ser um fan, vai pra cadeia tb, se não tiver autorização? ou o traveco que imita mulher, vai tb? ha ha ha

Anonymous said...

com certeza essa lei vai acabar com servidores piratas de jogos em redes também.

Anonymous said...

ótimo! Agora criatividade virou crime? uahauhauhuahauhaha
Bem vindo ao Brasil pessoal ^^
Governantes hipocritas, povo acomodado..
Só falta ele dizer que viu tropa de elite no cinema? auhauahahuahaha

Pois é.. seria isso ignorancia da parte dele, ou uma justificativa de trabalho? Claro pq com tanta coisa de útil e de necessaria urgência nesse país eles perdem o precioso tempo deles (e coloquem precioso hein, cada salario gordo) com coisas que vão ajudar muito a população!

Aiai .. Brasil né =)

Anonymous said...

Se for assim, não pode nem fazer Fanart mais...

lastymagi said...

o dia q isso for aceito vai chover pedra hahahahaahahaha!!! vao achar isso ridiculo, nunca q aprovam isso!

Anonymous said...

Ainda acho que isso tudo não passa de um mal entendido... pelo que eu li no artigo publicado no próprio site do senador (artigo que causou toda essa euforia) deu pra entender que o cara não faz a menor idéia do que é um fansub!
O objetivo da lei proposta é a "proteção de dados e informações", é mais como uma lei contra hakers, crackers e a difusão de virus..

da uma olhada:
http://www.senado.gov.br/web/senador/eduardoazeredo/detalha_noticias.asp?data=18/06/2008&codigo=43120

Natália said...

Caraaaaamba, que raivaaaa! Eu escrevo Fanfics, so que caara! O que tem a ver? A gente posta uma tabela no inicio onde tem um item chamado 'Disclaimer' onde a gente renuncia a fic inteira, tipo, "Isso nao aconteceu, os personagens, marcas e lugares aqui citados não existem, é tudo pura ficção e eu não viso fins financeiros com isso.", entendem? Isso é um absurdo! Chegamos ao ponto de querer mandar pra prisão quem ESCREVE PRA SE DIVERTIR!!!
Onde é que vamos parar??

Anonymous said...

O problema é que não importa o que ele pensa ou quer fazer, o que importa é o que está escrito no projeto de lei, e o que está escrito é "Obter ou transferir dado ou informação disponível em rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado, sem autorização ou em desconformidade à autorização, do legítimo titular, quando exigida" (olha aí, se a lei fosse aprovada eu teria acabado de cometer um crime)

No computador tudo são dados, é tudo 0 e 1, isso significa que citar uma parte de um livro que você gostou pelo msn também será crime (você está enviando coisas de outra pessoa para seu amiguinho virtual, e de quebra você ainda incrimina ele, porque ele "obteve" essa informação).

Eu recomendaria ao Senador que antes de tentar fazer qualquer lei para regular a internet, estudasse um pouco antes, ou pedisse ajuda à quem realmente entende disso, porque é a mesma coisa de um analfabeto querendo criticar um livro famoso ¬¬" (aliás, talvez eles estejam querendo nos transformar em analfabetos para dar um golpe de estado mais facilmente, vai saber).

Além de tudo isso, os provedores de internet serão OBRIGADOS a guardar todas as informações transferida pelos seus usuários na internet por no mínimo 2 meses (se não me engano). Imagina os gastos dos provedores daqui para armazenar todas essas informações. Sem contar que os dados transferidos por formulários (e isso inclui senhas também), serão armazenados nos computadores do provedor também.

Bem, o Brasil é um país eSSelente mesmo, ne?

Anonymous said...

No Brasil o que precisa ser feito é deixado de lado fazendo "vistas grossas" na corrupção, abuso de autoridade, a saúde e o bem estar social entre milhares de outros tópicos relevantes ou mesmo de urgencia. Mas quando o assunto é de menor importância ou mesmo irrelevante e que muitas vezes de nada acrescentam, querem mostrar que trabalham...

Como diz uma antiga frase: sabendo com quem tu andas, saberei quem tu és. Se eu ando com um político...

Anonymous said...

Na verdade a coisa é pior do que o que eu tinha escrito.

Nesse link tem tudo explicadinho sobre o projeto, que aliás, chega a permitir que os policiais confisquem seu mp3/notebook/whatever pra ver se você não tem nenhum dado criminoso (tipo o que acontece nas alfândegas americanas) ¬¬

http://www.safernet.org.br/twiki/bin/view/Colaborar/PLSAzeredoXConvencaoCibercrime

«Oldest ‹Older   1 – 200 of 310   Newer› Newest»