Thursday, October 16, 2008

W.BUSH LANÇA NOVA LEI CONTRA O COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS NA REDE


Uma nova lei, apelidada de "PRO-IP ACT", foi sansionada pelo presidente George W. Bush na segunda-feira última. Aplaudida pela indústria do copyright, a lei cria um super funcionário que terá acesso direto ao presidente para definir ações de proteção do copyright, seja dento ou fora dos Estados Unidos. Além disso, os usuários de redes que compartilham arquivos digitais poderão ter seus IPs identificados. Uma vez comprovado que um determinado IP recebeu ou enviou alguma música ou vídeo protegido por copyright será acionado pelas autoridades norte-americanas.

Uma das medidas mais absurdas da lei é a que permite os vigilantes do copyright confiscarem computadores, i-pods, celulares e aparelhos eletrônicos que contenham arquivos digitais sem a devida licença de uso.

Os defensores da lei, Recording Industry Association of America and Motion Picture Association of America dizem que ela é indispensável para proteger a inovação. Obviamente, sabemos que isso não passa de um discurso vazio. Querem evitar o uso justo, ou seja, pessoal, sem finalidade comercial, de obras culturais. Querem evitar a remixagem e que as pessoas que pagaram pelo CD ou pela música a portem para seus computadores ou para pen drivers. No final, tentam manter os fluxos bilionários que a indústria da intermediação obtinha no mundo industrial e que estão sendo afetados pela comunicação interativa e digitalizada.

O Washinghton Post publicou uma matéria sobre a nova lei:
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2008/10/13/AR2008101301551.html

9 comments:

Unknown said...

Vixi!!! Tenho q baixar logo o maior número de filmes enquanto é tempo xD

Inclusive: mto engraçada essa foto do Bush xD hauahauhauahuh

Anonymous said...

Ai ai, sempre esse paranoia governante americana.

Isaac Filho

Anonymous said...

A última burrada de George W. Bush.

Acho que ja deve ter neguinho querendo comprar o tal Freedom Stick mostrado anteriormente :P


Aproveitando a ocasião acabei de receber esta notícia:

PL 84/1999(Projeto Azeredo) - Dispõe sobre os crimes cometidos na área de informática, suas penalidades e dá outras providências.
- 15/10/2008 Aprovado requerimento do Sr. Paulo Henrique Lustosa que requer a realização de Audiência Pública para debater a tipificação de crimes e delitos cometidos na área de informática e suas penalidades.

http://www.camara.gov.br/sileg/prop_detalhe.asp?id=15028

Anonymous said...

Bush, quer deixar o maior estrago possível ao apagar a luz e fechar a porta. O mais 'engraçado' que é assim até com os síndicos dos condomínios. Quando muda a administração, toda a sujeira que estava debaixo do tapete aparece.

Cuidado Lula, seu amigo, Bush, vai ficar de olho no Senhor. Ou quem sabe, não trocam uns files após as vossas aposentadorias. rs,rs,rs...

Deixa o homem baixar

Unknown said...

Sérgio,

Estás sabendo sobre o documentário RIP: Remix Manifesto, sobre a importância dos mashups e da cultura do remix?

Parece interessante.

Acabei de ver no Tiago Dória: http://www.tiagodoria.ig.com.br/2008/10/16/documentario-mostra-importancia-dos-mashups-e-da-cultura-do-remix/

Abraço!

Anonymous said...

os filhotes do bush aqui no brasil já estão roendo a comunidade Discografias por dentro...

vc viu?



Paulo Camargo

Capi Etheriel said...

melhor artigo que li até agora vem do torrentfreak. a comparação com a campanha anti-drogas é fundamental pra entender o que está rolando, assim como os argumentos ligados à crise econômica e ao potencial econômico (e de geração de renda) defendido pela própria RIAA/MPAA.

Anonymous said...

E os americanos? ñ fazem nada contra essa atrocidade? nenhum abaixo-assinado? manifestação ou algo do tipo?

Incrível!!!

e ainda dizem q o país deles é 1 país livre...

Anonymous said...

bush sempre se superando...